Velocidade do carregamento no mobile

Boa noite, minha loja no mobile é ridiculamente lenta com o tema da groomb. É possível reduzir esses arquivos? Pra se ter uma idéia quando abre no mobile www.shopgamer.com.br quando ele carrega uns 70% ele trava por uns 4 segundos para depois concluir o carregamento total (isso utilizando conexão wi-fi imagina nos dados móveis!). Eu já reduzi o número de produtos na home, retirei banner, retirei video e muitas outras funcionalidades do tema, de fato esse tema é muito bonito, mas infelizmente não utilizamos a maioria das funcionalidades, e poderia ser desativado ou otimizado os js e css, segundo a loja integrada os js e css são minificados, mas mesmo assim os arquivos continuam pesados. Não sei qual é a da loja integrada com as novas regras do google para prioridade nas versões mobile para posicionar no orgânico. Não sei se irão abrir o código para poder otimizar, ou se vão fazer algo relacionado para otimizar o carregamento das páginas, a empresa simplesmente não se posiciona a respeito, muitas plataformas já sairam na frente, otimizando o carregamento, uma delas é a tray, e até plataformas menores como a irroba, recentemente a loja integrada lançou o lazy loading, mas no meu tema não surtiu efeito algum. Estou seriamente em mudar de plataforma, já estou estudando, caso a loja integrada não se manifestar a respeito se estão trabalhando nesse quesito do carregamento, eu irei pular fora da plataforma!

1 curtida

Cara, essa é uma questão abordada todos os anos aqui na comunidade, porém, segue como uma âncora. Também já estudei a possibilidade de saltar de plataforma, contudo, todas tem o mesmo resultado frustrante quando se trata do pagespeed, afinal, ele bem avalia páginas estáticas, já e-commerces tendem a pontuar minimamente.

De primeiro momento recomendo fazer o mesmo que fiz, desinstalei o tema que usava, removi todo e qualquer código JS/CSS inclusos e fui testando aos poucos, adicionando elementos que eram necessários. Assim você consegue ter uma melhor noção e até mesmo tomar uma decisão fundamentada que não vá se arrepender.

A propósito, todo mundo reclama do desempenho dos temas da GROOMB e não é de hoje.

1 curtida

fiz algo parecido tb, em uma loja teste, fui cortando, melhorando e analisando cada resultado, mas no final acabei meio que desistindo e estou olhando outras plataformas que estão bem mais evoluídas que a LI, neste quesito em questão. Não vou pontuar quais estão melhores que a LI, até pq cada um pode fazer isso pegando links de lojas e colocando no pagespeed e tirarem suas próprias conclusões.

2 curtidas

Eu fiz a remoção de várias funções do tema, consegui reduzir de 25 segundos para 15 segundos no mobile, mas mesmo assim ainda é ridiculamente muito tempo! Acho que não consigo enxugar mais nada ali pra melhorar mais que isso. No desktop até que está ok, em média 4 segundos.

Então, eu desativei, várias opções do tema o máximo que consegui, consegui reduzir o tempo de carregamento no mobile de 25s para 15s ainda assim é muito, acho que não consigo enxugar mais nada no código, reduzi produtos na vitrine para 5, desativei carrossel, video, box do facebook. Agora aguardar uma posição da LI, mas se a plataforma não se manifestar irei para outra plataforma que me atenda nesse quesito velocidade, já ví várias que já se adaptaram ao web vitals, e consegue me atender com um excelente tempo de carregamento.

A LI começou a se mexer a algum tempo, mas mesmo assim coisas bem tímidas(confesso que nem isso tinha esperança de ver por aqui), mudanças estruturais assim maiores esquece, o foco da LI é no comerciante que está entrando no mundo do online, pra quem quer algo mais robusto e bem feito compensa trocar de plataforma, a LI já deixou claro por exemplo que não vai ter a integração da API de conversão do Facebook. Eu mesmo estou criando coragem para ir pra Shopify, o que me trava é a dor da mudança e que lá cobram por venda, mas no fim acredito que compense.

1 curtida

Exatamente, andei pesquisando algumas plataformas ate fiz teste na tray, mas nao gostei muito, esses dias estava pensando seriamente em ir pra shopify, o que fiquei com um pé atrás foi exatamente a questão da comissão, e tambem das opções de formas de pagamento, me parece que tem apenas mercado pago, mercado pago

Bem vindo a Loja Integrada!

Os temas da GROOMB são horríveis, quando falamos de performance, acho q tem sim a parte da plataforma LI, porem muito tem ao tema e o atendimento deles é horrível. Avaliando uma nova agência para trocar de tema logo logo…

1 curtida