Velocidade do carregamento no mobile



Boa noite, minha loja no mobile é ridiculamente lenta com o tema da groomb. É possível reduzir esses arquivos? Pra se ter uma idéia quando abre no mobile www.shopgamer.com.br quando ele carrega uns 70% ele trava por uns 4 segundos para depois concluir o carregamento total (isso utilizando conexão wi-fi imagina nos dados móveis!). Eu já reduzi o número de produtos na home, retirei banner, retirei video e muitas outras funcionalidades do tema, de fato esse tema é muito bonito, mas infelizmente não utilizamos a maioria das funcionalidades, e poderia ser desativado ou otimizado os js e css, segundo a loja integrada os js e css são minificados, mas mesmo assim os arquivos continuam pesados. Não sei qual é a da loja integrada com as novas regras do google para prioridade nas versões mobile para posicionar no orgânico. Não sei se irão abrir o código para poder otimizar, ou se vão fazer algo relacionado para otimizar o carregamento das páginas, a empresa simplesmente não se posiciona a respeito, muitas plataformas já sairam na frente, otimizando o carregamento, uma delas é a tray, e até plataformas menores como a irroba, recentemente a loja integrada lançou o lazy loading, mas no meu tema não surtiu efeito algum. Estou seriamente em mudar de plataforma, já estou estudando, caso a loja integrada não se manifestar a respeito se estão trabalhando nesse quesito do carregamento, eu irei pular fora da plataforma!

1 curtida

Cara, essa é uma questão abordada todos os anos aqui na comunidade, porém, segue como uma âncora. Também já estudei a possibilidade de saltar de plataforma, contudo, todas tem o mesmo resultado frustrante quando se trata do pagespeed, afinal, ele bem avalia páginas estáticas, já e-commerces tendem a pontuar minimamente.

De primeiro momento recomendo fazer o mesmo que fiz, desinstalei o tema que usava, removi todo e qualquer código JS/CSS inclusos e fui testando aos poucos, adicionando elementos que eram necessários. Assim você consegue ter uma melhor noção e até mesmo tomar uma decisão fundamentada que não vá se arrepender.

A propósito, todo mundo reclama do desempenho dos temas da GROOMB e não é de hoje.

1 curtida

fiz algo parecido tb, em uma loja teste, fui cortando, melhorando e analisando cada resultado, mas no final acabei meio que desistindo e estou olhando outras plataformas que estão bem mais evoluídas que a LI, neste quesito em questão. Não vou pontuar quais estão melhores que a LI, até pq cada um pode fazer isso pegando links de lojas e colocando no pagespeed e tirarem suas próprias conclusões.

2 curtidas

Eu fiz a remoção de várias funções do tema, consegui reduzir de 25 segundos para 15 segundos no mobile, mas mesmo assim ainda é ridiculamente muito tempo! Acho que não consigo enxugar mais nada ali pra melhorar mais que isso. No desktop até que está ok, em média 4 segundos.

Então, eu desativei, várias opções do tema o máximo que consegui, consegui reduzir o tempo de carregamento no mobile de 25s para 15s ainda assim é muito, acho que não consigo enxugar mais nada no código, reduzi produtos na vitrine para 5, desativei carrossel, video, box do facebook. Agora aguardar uma posição da LI, mas se a plataforma não se manifestar irei para outra plataforma que me atenda nesse quesito velocidade, já ví várias que já se adaptaram ao web vitals, e consegue me atender com um excelente tempo de carregamento.

A LI começou a se mexer a algum tempo, mas mesmo assim coisas bem tímidas(confesso que nem isso tinha esperança de ver por aqui), mudanças estruturais assim maiores esquece, o foco da LI é no comerciante que está entrando no mundo do online, pra quem quer algo mais robusto e bem feito compensa trocar de plataforma, a LI já deixou claro por exemplo que não vai ter a integração da API de conversão do Facebook. Eu mesmo estou criando coragem para ir pra Shopify, o que me trava é a dor da mudança e que lá cobram por venda, mas no fim acredito que compense.

1 curtida

Exatamente, andei pesquisando algumas plataformas ate fiz teste na tray, mas nao gostei muito, esses dias estava pensando seriamente em ir pra shopify, o que fiquei com um pé atrás foi exatamente a questão da comissão, e tambem das opções de formas de pagamento, me parece que tem apenas mercado pago, mercado pago

Bem vindo a Loja Integrada!

Os temas da GROOMB são horríveis, quando falamos de performance, acho q tem sim a parte da plataforma LI, porem muito tem ao tema e o atendimento deles é horrível. Avaliando uma nova agência para trocar de tema logo logo…

2 curtidas

:warning: pra lojas iniciantes (acredito ser o foco principal da LI e certamente a maioria das lojas) não faz sentido preocupar com isso, provavelmente não vai causar impacto relevante :warning:

O tema padrão da LI até poderia ser melhor mas ainda fica aceitável, especialmente pra lojas menores, o problema com os temas é porque a LI não permite edição da renderização do lado do servidor, o que gera o HTML da página, consequência disso é que toda customização vem de JS e CSS adicional.

Temas com muitas alterações, especialmente features adicionais como cards de produtos no menu por exemplo, têm que ser feitos com umas gambiarrinhas :grimacing:
Nesse exemplo dos cards de produtos (ofertas) no menu:

  1. Uma requisição é feita à página de ofertas da loja, espera a resposta do servidor para a página inteira;
  2. Faz o parse do HTML para selecionar os produtos;
  3. Manipula o documento da página com JS para adicionar dinamicamente os cards.

Essa é a forma possível de fazer isso na LI, mas naturalmente não é nada performático…

Uma forma bem menos ruim de fazer seria consumir uma API (REST ou GraphQL) sem autenticação que listasse os produtos, idealmente só com os campos necessários, outras plataformas chamam de Storefront API ou coisa parecida, mas a LI ainda não tem essa API.
E provavelmente a melhor forma seria editar SSR e renderizar esses cards de produtos já no HTML do menu, que é retornado pelo servidor, mas isso também não é possível. Considerando o modelo de negócios da LI (o volume de lojas e precificação) acho que isso não vai ser viável tão cedo :sweat_smile:

Essa história de que CLS, TTI e afins (calculados pelo PageSpeed e Lighthouse) não são métricas importantes pra e-commerce não faz nenhum sentido, além de ser um modo de metrificar usabilidade e tentar melhorar a experiência do comprador, o Google já anunciou a muito tempo que considera isso pra ranqueamento. A própria VTEX considera isso importante o suficiente pra criar um framework novo pra frente de loja, focado em performance:
https://www.faststore.dev/tutorials/fundamentals/1#our-philosophy

Performance: Amazing UX with great points on Lighthouse and Web Vitals

Por óbvio é mais difícil boa performance em uma aplicação mais complexa (ao pé da letra não faz sentido dizer que não é “site estático” também) como e-commerce do que em um blog post, mas não é porque é mais difícil que deixou de ser importante.


Dito isso, já ouviram falar de headless commerce ? :thinking:
Sabemos (porque já fizemos com outras plataformas) resolver esse problema da LI e melhorar mais algumas coisas com APIs e uma frente de loja isolada, mas para trabalharmos nisso preciso saber se de fato há interesse de um número de lojas que justifique.

A quem interessar, peço que se manifeste por aqui Super Loja Integrada :rocket: , se conhecer algum lojista no mesmo cenário e puder repassar o link seria ótimo também.

Valeu!

2 curtidas