Prezados, estou analisando o dia de hoje e constatei que 99% dos pedidos que foram pagos através de cartão de crédito foram cancelados hoje. É problema na Loja Integrada? Mais alguém notou algo diferente relacionado as aprovações recentemente? Lamentável perder vendas desse jeito.
Olá Sidmar, bom dia.
Pedimos desculpas pela demora em responder esse tópico, mas vou atualizá-lo para que outros lojistas encontre a resposta para a solução.
Os intermediadores de pagamento possuem um sistema de anti fraude, que verifica aprovando ou não um pedido de compra. O sistema de anti fraude visa evitar que pessoas más intencionadas usem cartões clonados ou realizem compras com cartões de outras pessoas.
A compra pode ser negada pelo próprio intermediador de pagamento (Mercado Pago, Pagseguro, Paypal…) ou pela Instituição Bancária, e os motivos podem ser: dados inválidos de cartão, falta de limite ou ao antifraude.
Abaixo, alguns motivos que levam um pedido a ser negado por suspeita de fraude:
Endereço de cobrança - O endereço de cobrança deve corresponder ao endereço da fatura do cartão. Quando o mesmo é diferente, o nível de suspeita de fraude aumenta pois o sistema de fraude pode entender que é outra pessoa que está realizando a compra.
Dados diferentes do titular do cartão - Nome, CPF, Endereço de destino é diferente do titular do cartão, isso pode acarretar na prevenção de fraude.
Tipo de produto vendido - Alguns produtos estão mais sujeitos à tentativa de fraude, enquanto outros não. Desta forma, produtos como eletrônicos, auto peças, créditos de celular, estão mais sujeitos a um antifraude rigoroso do que uma loja de livros universitários.
Compra inconsistente com o perfil do comprador - Empresas de cartões estão sempre analisando o perfil de compra de seus clientes. E este é um dos fatores de risco de uma transação. Isto é, quando um cliente tenta comprar algo que não condiz com seu perfil de compra.
Valor da compra- Valor não condiz com o perfil de despesas do comprador de forma geral ou naquela categoria.
Importante saber : Há alguns motivos incomuns que levam o lojista a ter pedidos cancelados sem retorno:
*Expiração da validade do token, por falta de movimentação da loja,
- Remoção da autorização da integração, diretamente pelo painel do intermediador de pagamento,
- Alteração de senha da conta.
Nesses casos, é necessário desinstalar e instalar novamente o módulo de envio para sincronizar com a sua conta novamente.