Fiz uma venda, o correios não encontrou o endereço e o objeto retornou. Caso o cliente peça o dinheiro de volta, não sei como prosseguir. Pois, o produto foi pago junto ao frete, caso a pessoa peça o dinheiro através da administradora do cartão, eu arcarei com o custo do frete também? Todo o valor da compra será estornado ao cliente produto + frete?
Sim, no caso de solicitação do estorno, o cliente deve receber o valor pago no total da compra (produto + frete), e nesse caso você perderia o custo do frete.
É importante ter em seu site uma página de política de troca e devolução:
Sim, mas não adianta então ter na minha política que o cliente arca com custos de frete, sendo que no estorno eu não consigo fazer essa separação, certo? Isso, nesse caso de que o correio não encontrou o destinatário.
Em alguns casos, o que você pode fazer é devolver o dinheiro pro cliente através de transferência, depósito ou TED descontando o valor do frete.
Alguns intermediadores de cartão como o PayPal permitem também que você devolva valor integral OU parcial, aí você pode estornar o valor dos produtos mas reter o equivalente ao frete. Mas não sei se outros intermediadores permitem isso.
Isso porque como você disse tem casos em que o frete deu errado por “culpa” do cliente: não recebeu carteiro, preencheu errado, etc. Nestes casos se sua política de frete e etc prever, o custo pode sim ser descontado.
Porém, na prática, a gente pelo menos envia novamente como cortesia ou devolve o valor integral, pois é bem raro acontecer e o cliente fica bem feliz.
Sim, como é bem raro de dar problema aqui, a gente acaba fazendo esta cortesia. MAs cada caso é um caso, se tivesse um monte de gente preenchendo errado ou não atendendo tem que achar outra solução.