Como aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual

Conteúdo escrito por: @e-tatica

A taxa de conversão é uma das principais métricas em um e-commerce.

Essa métrica serve para entender se as estratégias criadas estão fazendo com que um usuário exerça uma determinada ação.

Importante entender que podem existir diversos contextos de conversão, como:

  • Compra

  • Assistir a um vídeo

  • Baixar um arquivo

  • etc.

Quando falamos em e-commerce, normalmente, a taxa de conversão está atrelada a quantidade de vendas em comparação com a quantidade de visitas em um determinado espaço de tempo.

Exemplo:

Se sua loja virtual recebeu 1000 visitas e teve 10 pedidos, logo a taxa de conversão da sua loja é de 1%.

Taxa de conversão média por segmento

Entender a taxa média de conversão do seu segmento servirá para ter um parâmetro de análise e comparação.

Importante entender que cada negócio é um negócio e cada um está em um momento diferente.

Se você ainda está no começo, deve-se investir em tráfego para a loja, logo, sua taxa de conversão tende a estar menor. Se você só trabalha o orgânico, sua taxa de conversão tende a ser maior.

Cada canal terá um taxa de conversão diferente de acordo com a etapa do funil que trabalha.

Bora ver as taxas:

A taxa de conversão média no Brasil é de 1,65% segundo a Experian Hitwise.

Veja a seguir a taxa de conversão média de alguns segmentos aqui no Brasil:

Alimentos e Bebidas

Desktop: 4,5%

Mobile: 0,8%

Acessórios Automotivos

Desktop: 1,3%

Mobile: 0,5%

Bebês e Crianças

Desktop: 1,5%

Mobile: 0,9%

Beleza

Desktop: 1%

Mobile: 0,5%

Calçados e Acessórios

Desktop: 1,6%

Mobile: 0,9%

Eletrônicos

Desktop: 2,2%

Mobile: 1,4%

Games

Desktop: 1,4%

Mobile: 0,8%

Como melhorar a taxa de conversão da sua loja virtual

Garanta uma boa experiência de compras

Forneça uma excelente experiência durante toda a jornada de compras, desde o momento que o cliente entra na loja até o pós venda.

Descrições, fotos e vídeos

Quanto mais detalhadas forem as informações sobre os produtos, maior a chance de conversão. Invista seu tempo nisso.

Layout voltado para conversão

Não basta ser bonito, tem que pensar na navegação. As cores e localização dos botões, as fontes, a disposição dos banners e vitrines influencia diretamente na conversão.

CTA claro

As chamadas para ação devem ser claras e objetivas: Compre agora, Cadastre-se, Finalizar compra, continuar, ver mais etc.

Pontos de abandono

Descubra em que momento os seus clientes estão abandonando sua loja: Cadastro, produto, carrinho, checkout…

Uma excelente ferramenta para isso é o Hotjar

Atendimento de qualidade

Sempre haverá cliente que vai querer um atendimento mais personalizado ou com nível de conhecimento menor. Esteja preparado para atendê-los e treinado para converter.

Autoridade da marca

Campanhas de topo de funil com vídeos, parcerias com influenciadores, posicionamento e conteúdos em redes sociais são excelentes maneiras de gerar autoridade para sua marca. Pessoas tema mais chance de comprar em marcas que confiam e admiram.

Versão Mobile Otimizada

Não esqueça da versão mobile da sua loja virtual. Normalmente a taxa de conversão nos dispositivos móveis são mais baixas, mas a navegação do cliente pode iniciar por lá.

Como anda sua taxa de conversão?

Quer uma ajuda para melhorar os resultados da sua loja virtual? Conheça os serviços e temas da nossa Agência diamante E-tática: https://integrando.se/parceiros/e-tatica/

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