Conteúdo escrito por: @e-tatica
A taxa de conversão é uma das principais métricas em um e-commerce.
Essa métrica serve para entender se as estratégias criadas estão fazendo com que um usuário exerça uma determinada ação.
Importante entender que podem existir diversos contextos de conversão, como:
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Compra
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Assistir a um vídeo
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Baixar um arquivo
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etc.
Quando falamos em e-commerce, normalmente, a taxa de conversão está atrelada a quantidade de vendas em comparação com a quantidade de visitas em um determinado espaço de tempo.
Exemplo:
Se sua loja virtual recebeu 1000 visitas e teve 10 pedidos, logo a taxa de conversão da sua loja é de 1%.
Taxa de conversão média por segmento
Entender a taxa média de conversão do seu segmento servirá para ter um parâmetro de análise e comparação.
Importante entender que cada negócio é um negócio e cada um está em um momento diferente.
Se você ainda está no começo, deve-se investir em tráfego para a loja, logo, sua taxa de conversão tende a estar menor. Se você só trabalha o orgânico, sua taxa de conversão tende a ser maior.
Cada canal terá um taxa de conversão diferente de acordo com a etapa do funil que trabalha.
Bora ver as taxas:
A taxa de conversão média no Brasil é de 1,65% segundo a Experian Hitwise.
Veja a seguir a taxa de conversão média de alguns segmentos aqui no Brasil:
Alimentos e Bebidas
Desktop: 4,5%
Mobile: 0,8%
Acessórios Automotivos
Desktop: 1,3%
Mobile: 0,5%
Bebês e Crianças
Desktop: 1,5%
Mobile: 0,9%
Beleza
Desktop: 1%
Mobile: 0,5%
Calçados e Acessórios
Desktop: 1,6%
Mobile: 0,9%
Eletrônicos
Desktop: 2,2%
Mobile: 1,4%
Games
Desktop: 1,4%
Mobile: 0,8%
Como melhorar a taxa de conversão da sua loja virtual
Garanta uma boa experiência de compras
Forneça uma excelente experiência durante toda a jornada de compras, desde o momento que o cliente entra na loja até o pós venda.
Descrições, fotos e vídeos
Quanto mais detalhadas forem as informações sobre os produtos, maior a chance de conversão. Invista seu tempo nisso.
Layout voltado para conversão
Não basta ser bonito, tem que pensar na navegação. As cores e localização dos botões, as fontes, a disposição dos banners e vitrines influencia diretamente na conversão.
CTA claro
As chamadas para ação devem ser claras e objetivas: Compre agora, Cadastre-se, Finalizar compra, continuar, ver mais etc.
Pontos de abandono
Descubra em que momento os seus clientes estão abandonando sua loja: Cadastro, produto, carrinho, checkout…
Uma excelente ferramenta para isso é o Hotjar
Atendimento de qualidade
Sempre haverá cliente que vai querer um atendimento mais personalizado ou com nível de conhecimento menor. Esteja preparado para atendê-los e treinado para converter.
Autoridade da marca
Campanhas de topo de funil com vídeos, parcerias com influenciadores, posicionamento e conteúdos em redes sociais são excelentes maneiras de gerar autoridade para sua marca. Pessoas tema mais chance de comprar em marcas que confiam e admiram.
Versão Mobile Otimizada
Não esqueça da versão mobile da sua loja virtual. Normalmente a taxa de conversão nos dispositivos móveis são mais baixas, mas a navegação do cliente pode iniciar por lá.
Como anda sua taxa de conversão?
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