Cliente quer cancelar o pedido. Como proceder?

Olá!

Gostaria da ajuda da comunidade para saber como proceder nesse caso. O cliente deseja cancelar a venda. Ele já está com o produto em mãos. Como ficaria o frete? Eu arco com essa despesa de devolução?

Obrigado!

Pela lei você é o responsável pela devolução arcando com o frete e toda logística. Lembrando que a lei também não obriga o produto estar na caixa e lacrado. Eu normalmente tento dar uma forçada alegando não trocar caso esteja usado ou sem embalagem original, mas se o cliente bater o pé não tem jeito a lei é falha, antiga e ampara totalmente ele.

4 curtidas

Obrigado! Ajudou bastante!

1 curtida

Oi Laurel,

Além das informações essenciais que o Cani compartilhou, é muito importante que você crie uma página de política de trocas e devoluções, ok?
Recomendo estudar sobre o assunto, para te ajudar, dê uma lida neste artigo: Criando a página de política de troca e devolução | Ajuda Loja Integrada

Oiê! Poderia me ajudar? Conversei com a cliente e ela fez a devolução dos produtos. Ela postou e me enviou uma foto do comprovante de postagem. Falei para ela que quando estivesse com os produtos em mãos e se estivesse tudo ok, realizaria o reembolso total, incluindo o valor que ela gastou para repostar os pedidos.
Minha dúvida é a seguinte: Também devo reembolsar o valor do frete quando ela realizou o pedido?

Sim, você deve reembolsar o valor total pago pelo cliente no pedido.

1 curtida

Sim, tem que devolver o valor total gasto no pedido, vc tentou entender o motivo do cancelamento? Ja consegui reverter muitos cancelamentos, sobre o frete de devolução acho que a loja não é obrigada a arcar, mas sempre pago o frente de retorno para o cliente.

Olá, pessoal. Tudo bem?
Sou líder do time jurídico da Loja Integrada e resolvi contribuir com este tópico de dúvida trazendo a fundamentação legal para essa obrigatoriedade de arcar também com os custos de frete da devolução do produto adquirido pelo consumidor.

De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, em caso de desistência da compra feita pela internet, o cliente tem o direito de devolver o produto em até 7 dias corridos, contados a partir da data de recebimento do produto, sem a necessidade de justificar a desistência e sem qualquer ônus.

Ainda, o Parágrafo Único do artigo 49 prevê que se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados. Ou seja, “a qualquer título” contempla os valores de frete.

Nesse caso, o frete de devolução é de responsabilidade do vendedor, ou seja, a empresa deve arcar com os custos de envio do produto de volta ao seu depósito ou loja.

Vale ressaltar que o produto devolvido deve estar em perfeitas condições, sem sinais de uso e com todos os acessórios e manuais que o acompanham. Além disso, a empresa deve reembolsar ao cliente o valor pago pelo produto, bem como o frete de envio, em até 7 dias úteis a partir da data de recebimento do produto devolvido.

4 curtidas

Muito obrigado! >
:slight_smile:

1 curtida