Preparei um checklist com algumas ações que vocês podem fazer para começar ou melhorar a divulgação do negócio de vocês, trazendo mais visitas para a loja e aumentando as chances de converter! Espero que gostem!
Escolha as redes sociais para seu negócio
Hoje em dia não tem como ignorar as redes sociais, né? Além de terem um grande impacto, elas são muitas. Por isso, escolha 1 ou 2 que você vai dar atenção. Te recomendo o Instagram e o Facebook, pois é onde você conseguirá mais oportunidades e ferramentas para vender, mas você deve avaliar o que faz sentido para seu negócio. Para quem vende moda, por exemplo, o Pinterest é bem bacana!
Crie os perfis nas redes sociais
Depois que você escolher as redes, crie os perfis. E pense bem no nome que você vai usar. Se não o mesmo, tem que ser um nome super relacionado ao nome da sua loja.
Adicione os perfis na loja
Depois de criar os perfis, coloque-os no layout da sua loja! O processo é bem simples, é só seguir pelo caminho Configurações > Integrações > Redes Sociais e preencher os campos disponíveis.
Configure a Loja do Facebook e o Instagram Shopping
O Facebook e o Instagram apresentam a oportunidade de você apresentar seus produtos. Então, é importante fazer esse processo. Primeiro, vincule ao Facebook, e depois ao Instagram.
Dica
- Configurando Shopping no Instagram - esse artigo já te ensina a fazer os dois
Crie um calendário de posts
Com tudo criado, você precisa alimentar essas redes. Por isso que falei para não escolher muitas redes sociais, no máximo 2 para se dedicar.
Pense em um cronograma que seja confortável para você, mas que também não tenha um intervalo muito longo entre uma publicação e outras. 1 vez por dia, por exemplo, está bom para começar!
Planeje o que vai postar
Neste cronograma, além das datas, é importante você definir o que será publicado. Por exemplo, às segundas você publica uma foto de um produto, terças um cliente usando o produto, quartas falando sobre a loja… e assim por diante!
Dicas
- 5 dicas para sua estratégia de conteúdo nas redes sociais
- Vendas pelo Instagram: como tirar melhor proveito do seu perfil
- 5 ideias para ter um feed do Instagram empresarial incrível!
- Instagram para e-commerce: Dicas para engajar sua loja no Instagram
Ofereça um ótimo atendimento
Tem um ótimo atendimento é uma estratégia importante em qualquer fase do processo de compras. Por isso, certifique-se de atender seus clientes, por qualquer canal, com a mesma excelência e adotando o tom pertinente àquele canal. Por exemplo, no Instagram você pode ser mais “curto” (nunca grosso!) e por e-mail dar mais detalhes e escrever mais.
Dicas
- Atendimento humanizado: como implementá-lo em meu e-commerce
- 5 erros de atendimento ao cliente que você não pode cometer
- 6 práticas de atendimento ao cliente para encantar!
- Marketing de relacionamento: o que é e como fazer?
Use o WhatsApp a seu favor
Com certeza você tem diversos contatos em seu WhatsApp, deve participar de vários grupos!
Crie um “flyer virtual”, com a ajuda de alguma ferramenta online, como o Canva, e crie uma oferta especial para um grupo, amigos e parentes.
Dica
- Utilizando o aplicativo Trakto - Se você tiver um dos planos PRO, poderá usar o Trakto para criar suas imagens!
Use suas redes sociais de forma proativa, não só reativa
Além de publicar nas redes sociais, não se esqueça de interagir proativamente com o público. No Instagram, siga algumas hashtags relacionadas ao tema da sua loja, curta e comente as fotos. Mas evite usar robôs, beleza?
Peça depoimentos e incentive o compartilhamento de opiniões sobre o produto
Lembre-se de pedir que seu cliente avalie o produto. Pode ser um depoimento na loja, na sua fanpage, uma foto no Instagram…
Dica
- Imprima alguns cartõezinhos, agradecendo seu cliente por comprar o produto e pedindo que ele compartilhe a opinião dele na Internet, marcando o perfil da sua loja!
Faça um sorteio
Escolha uma peça da sua loja e faça um sorteio. Nas regras, coloque como pré-requisito seguir o seu perfil e marcar 2 amigos, por exemplo. Assim, você conseguirá mais seguidores e, consequentemente, mais exposição da sua marca!
Crie uma campanha de e-mail marketing
O e-mail marketing continua sendo uma forma super eficaz de se gerar tráfego para a loja virtual. Então, certifique-se de que o popup para coletar contatos está ativo na loja.
Mesmo que não tenha ainda um super catálogo de contatos, você pode criar uma campanha para ir aprendendo o que funciona e o que não funciona para seu público.
Dica
Faça anúncios
Trabalhar o SEO da loja é super importante, mas investir em anúncios pagos também é necessário em algum momento.
Comece pelo Facebook, que é mais simples e você pode investir pouquinho. Conforme for aprendendo e vendo mais retorno, reforce o investimento!
Faça o curso “Como vender meus primeiros R$ 20 mil” na Escola #BoraVender
Vários dos módulos do curso falam sobre essa etapa de divulgação da loja. O curso é gratuito e poderá trazer vários insights para começar a traçar a estratégia do seu negócio quanto a divulgação!
Dica
Hoje eu fico por aqui! Explorem as outras categorias da Comunidade, pois temos outros checklists que vão ajudá-los a deixar suas lojas 100%!
Um abraço, pessoal!