🚀 Checklist - Ideias para começar a divulgar seu negócio

Preparei um checklist com algumas ações que vocês podem fazer para começar ou melhorar a divulgação do negócio de vocês, trazendo mais visitas para a loja e aumentando as chances de converter! Espero que gostem!

:black_square_button: Escolha as redes sociais para seu negócio

Hoje em dia não tem como ignorar as redes sociais, né? Além de terem um grande impacto, elas são muitas. Por isso, escolha 1 ou 2 que você vai dar atenção. Te recomendo o Instagram e o Facebook, pois é onde você conseguirá mais oportunidades e ferramentas para vender, mas você deve avaliar o que faz sentido para seu negócio. Para quem vende moda, por exemplo, o Pinterest é bem bacana!

:black_square_button: Crie os perfis nas redes sociais

Depois que você escolher as redes, crie os perfis. E pense bem no nome que você vai usar. Se não o mesmo, tem que ser um nome super relacionado ao nome da sua loja.

:black_square_button: Adicione os perfis na loja

Depois de criar os perfis, coloque-os no layout da sua loja! O processo é bem simples, é só seguir pelo caminho Configurações > Integrações > Redes Sociais e preencher os campos disponíveis.

:black_square_button: Configure a Loja do Facebook e o Instagram Shopping

O Facebook e o Instagram apresentam a oportunidade de você apresentar seus produtos. Então, é importante fazer esse processo. Primeiro, vincule ao Facebook, e depois ao Instagram.

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:black_square_button: Crie um calendário de posts

Com tudo criado, você precisa alimentar essas redes. Por isso que falei para não escolher muitas redes sociais, no máximo 2 para se dedicar.

Pense em um cronograma que seja confortável para você, mas que também não tenha um intervalo muito longo entre uma publicação e outras. 1 vez por dia, por exemplo, está bom para começar!

:black_square_button: Planeje o que vai postar

Neste cronograma, além das datas, é importante você definir o que será publicado. Por exemplo, às segundas você publica uma foto de um produto, terças um cliente usando o produto, quartas falando sobre a loja… e assim por diante!

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:black_square_button: Ofereça um ótimo atendimento

Tem um ótimo atendimento é uma estratégia importante em qualquer fase do processo de compras. Por isso, certifique-se de atender seus clientes, por qualquer canal, com a mesma excelência e adotando o tom pertinente àquele canal. Por exemplo, no Instagram você pode ser mais “curto” (nunca grosso!) e por e-mail dar mais detalhes e escrever mais.

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:black_square_button: Use o WhatsApp a seu favor

Com certeza você tem diversos contatos em seu WhatsApp, deve participar de vários grupos! :grinning_face_with_smiling_eyes:

Crie um “flyer virtual”, com a ajuda de alguma ferramenta online, como o Canva, e crie uma oferta especial para um grupo, amigos e parentes.

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:black_square_button: Use suas redes sociais de forma proativa, não só reativa

Além de publicar nas redes sociais, não se esqueça de interagir proativamente com o público. No Instagram, siga algumas hashtags relacionadas ao tema da sua loja, curta e comente as fotos. Mas evite usar robôs, beleza?

:black_square_button: Peça depoimentos e incentive o compartilhamento de opiniões sobre o produto

Lembre-se de pedir que seu cliente avalie o produto. Pode ser um depoimento na loja, na sua fanpage, uma foto no Instagram…

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  • Imprima alguns cartõezinhos, agradecendo seu cliente por comprar o produto e pedindo que ele compartilhe a opinião dele na Internet, marcando o perfil da sua loja!

:black_square_button: Faça um sorteio

Escolha uma peça da sua loja e faça um sorteio. Nas regras, coloque como pré-requisito seguir o seu perfil e marcar 2 amigos, por exemplo. Assim, você conseguirá mais seguidores e, consequentemente, mais exposição da sua marca!

:black_square_button: Crie uma campanha de e-mail marketing

O e-mail marketing continua sendo uma forma super eficaz de se gerar tráfego para a loja virtual. Então, certifique-se de que o popup para coletar contatos está ativo na loja.

Mesmo que não tenha ainda um super catálogo de contatos, você pode criar uma campanha para ir aprendendo o que funciona e o que não funciona para seu público.

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:black_square_button: Faça anúncios

Trabalhar o SEO da loja é super importante, mas investir em anúncios pagos também é necessário em algum momento.

Comece pelo Facebook, que é mais simples e você pode investir pouquinho. Conforme for aprendendo e vendo mais retorno, reforce o investimento!

:black_square_button: Faça o curso “Como vender meus primeiros R$ 20 mil” na Escola #BoraVender

Vários dos módulos do curso falam sobre essa etapa de divulgação da loja. O curso é gratuito e poderá trazer vários insights para começar a traçar a estratégia do seu negócio quanto a divulgação!

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Hoje eu fico por aqui! Explorem as outras categorias da Comunidade, pois temos outros checklists que vão ajudá-los a deixar suas lojas 100%!

Um abraço, pessoal!