Oi, pessoal! Tudo certo com a compra e configuração do domínio de vocês?
Preparei um checklist com tudo o que vocês devem conferir nesse momento de compra e configuração do domínio próprio da sua loja, para garantir que seus clientes conseguirão chegar ao seu site sem dificuldades. Vamos lá?
Escolher o domínio
Você já pensou no domínio da sua loja? Lembre-se de que o domínio deve ser fácil de lembrar e ser o mesmo ou diretamente ligado ao nome da sua loja.
Dica
Verificar a disponibilidade
Ao escolher um termo para ser o endereço da sua loja (lojaintegrada é o termo do nosso domínio, por exemplo), você deve conferir se ele está disponível para a compra. Para tanto, é importante que você defina se seu domínio será com final .com ou com final .com.br.
Dica
- Para domínios .com.br - conferir no www.registro.br
- Para domínios .com - conferir no www.godaddy.com ou www.hostgator.com
Comprar o domínio
Encontrando a disponibilidade do domínio, faça a compra! Geralmente, a forma de pagamento do domínio é via boleto ou cartão, e a licença de uso é de 1 ano. Você terá que renovar esse domínio anualmente, para continuar tendo o direito de uso.
Configurar o domínio
Embora o processo de configuração do domínio seja o mesmo para qualquer empresa, os painéis dos provedores de domínios costumam ser diferentes. Por isso, é importante consultar e seguir o passo a passo específico do serviço onde você comprou seu domínio:
Dica
- Configurando domínio próprio no Registro.br
- Configurando um domínio próprio
- Configurando domínio próprio da GoDaddy
- Configurando domínio próprio na .STORE
- Configurando domínio próprio do UOL Host
- Configurar domínio próprio na Locaweb
- Configurando domínio próprio da HostGator
Erro - Meu domínio não entra. O que pode ser?
Somente após corretamente configurado é que seu domínio vai funcionar. Então, acesse o painel do serviço onde você comprou seu domínio e confira se os apontamentos estão corretamente configurados.
Erro - Já configurei meu domínio e ainda assim não entra. O que pode ser?
Isso pode acontecer por diversos motivos:
- Acabei de configurar - é normal isso acontecer. O domínio pode levar até 48h para propagar totalmente e funcionar em todos os dispositivos;
- Já configurei faz tempo - pode acontecer de o serviço onde você comprou seu domínio passar por alguma instabilidade e os apontamentos serem apagados. Isso não depende da Loja Integrada, por isso é importante conferir no site onde você comprou seu domínio;
- Já configurei ha 1 ano - como disse antes, quando você compra seu domínio tem o direito de uso de 1 ano. Após esse prazo, você precisa renovar a assinatura do domínio. Então, acesse o painel do seu domínio e confira a necessidade de renovação.
Erro - Já configurei meu domínio e mostra que minha conexão não é particular. O que pode ser?
Isso significa que o certificado SSL ainda não está propagado. O certificado SSL é ativado automaticamente em até 72h após você configurar seu domínio.
Dica - Se já passou esse prazo e ainda não deu certo, exclua seu domínio do painel da Loja Integrada, salve as alterações e tente adicionar novamente.
Hoje eu fico por aqui! Explorem as outras categorias da Comunidade, pois temos outros checklists que vão ajudá-los a deixar suas lojas 100%!
Um abraço, pessoal!