Estou montando um site e estou fazendo alguns testes relacionados a compra e eu reparei que no site não possui uma opção de cancelamento da compra por parte do cliente mas aparece a opção de compra cancelada no painel de pedidos. O que posso fazer para poder fazer com que a pessoa consiga cancelar o pedido?
Não tem essa opção, o cliente que quer cancelar tem que entrar em contato com a loja solicitando.
Olá tudo bom?
Está e uma prática comum no mundo do e-commerce, o cancelamento de pedidos aprovados pelo cliente/consumidor é uma solicitação para a loja e não uma ação de gestão. Somente o lojista quem deve gerenciar e controlar o cancelamento de pedidos de forma manual, pois isso afeta diretamente no financeiro da sua loja.
Imagine a seguinte situação: o cliente comprou e recebeu o produto e no mesmo dia do recebimento, clica no botão e cancela o pedido, e se for dado baixa automático sem sua supervisão, o cliente de má fé fica com a mercadoria e o com o dinheiro.
Nesta situação o cliente entra em contato com a loja informa o número do pedido e o motivo do cancelamento, você pode elaborar ainda suas regras para cancelamento seguindo como base o que diz no CDC ( Código de Defesa do Consumidor)
Acredito que devo ter ajudado em sua dúvida.
Atenciosamente
Codeltec
www.codeltec.com.br
Entendi, caso o cliente queira fazer a devolução de algum produto a única forma vai ser entrando em contato também?
Sim, muito ecommerce e marketplaces maiores apesar de ter o botão de cancelamento e devolução, no fim o processo acaba sendo manual também através de atendimento humano posteriormente.
Entendi, certo, obrigado