Planejando o calendário 2022 do seu e-commerce

Texto produzido pela empresa parceira @Globe_Commerce

Chegamos ao ano de 2022, e a verdade é que com tantas mudanças causadas pela pandemia da Covid-19, os negócios e principalmente o comércio, precisaram se reinventar para continuar seus negócios. De fato, desde 2020 que vemos passando por anos decisivos para o mundo das lojas virtuais.

E qual a melhor maneira de iniciar um novo ano com planejamentos para melhores resultados no seu e-commerce, nessa nova era? Desenvolver um plano de ação e esquematizar todas as datas importantes que estão por vir é a resposta certa!

Acompanhar o perfil de consumo no Brasil ajuda a entender o que os clientes esperam e, dessa forma, direcionar melhor suas estratégias com práticas revolucionárias para ganhar força na internet.

Certamente a quantidade de compras no mundo virtual deve aumentar significativamente nos próximos anos. Por esse motivo, você precisa garantir o preparo da sua loja virtual. O planejamento é a base para qualquer e-commerce de sucesso, para que tudo funcione conforme o esperado e caso não aconteça, tenha planos para contornar a situação.

Na verdade, não importa em qual nível está o seu negócio, você sempre terá de se planejar e antecipar as estratégias que serão aplicadas na empresa.

É possível “desenhar” os possíveis problemas que podem surgir no seu negócio e já achar soluções, caso aconteça algo inesperado. Isso não quer dizer que algum problema irá acontecer, mas é fundamental que você esteja preparado para qualquer obstáculo no caminho. É certo que situações imprevisíveis vão acontecer, e tá tudo bem, viu? Nessas horas é importante manter o foco e “seguir o baile” conforme o planejamento.

Vamos falar sobre acontecimentos inusitados que ninguém poderia prever? Pandemia Covid-19, por exemplo. Quem iria imaginar que o mundo seria surpreendido por um vírus e milhares de pessoas teriam de ficar em casa, impossibilitando o comércio presencial? Pois é!

É importante levar algumas coisas em consideração para alavancar seu e-commerce:

1- Conheça o calendário do ano

Um dos primeiros passos para planejar seu negócio é conhecer muito bem o calendário e as datas mais importantes para o seu nicho de mercado.

Você pode pegar um calendário, literalmente, e junto com sua equipe estimar quais datas comemorativas possuem significativa importância para trazer um crescimento natural de consumo dos produtos que a sua empresa comercializa. Dessa forma, vocês poderão traçar como será o planejamento das campanhas, promoções, lançamentos e afins.

2- Estipule metas e objetivos para o seu ano

Outro passo crucial durante o planejamento no e-commerce é pensar nas metas e objetivos para o ano. Para isso acontecer, leve em consideração todos os dados e análises de vendas do ano anterior. Assim, você poderá projetar uma meta acessível que você deseja que seu e-commerce alcance.

Você pode estipular metas e objetivos trimestrais, semestrais e anuais. Assim, sua equipe se sentirá confortável para trabalhar a partir de objetivos definidos, mais claros e próximos.

3- Tenha foco na experiência do cliente

A experiência do cliente deve ser uma das maiores preocupações dentro do seu e-commerce. Contudo, deve-se sempre refletir o que você pode melhorar para que a satisfação do seu cliente seja ainda melhor. Você pode realizar pesquisas de satisfação como nota para cada setor (site, vendas, formas de pagamentos, agilidade de entrega), pode fazer enquetes nas redes sociais, e pode ainda adicionar uma caixa de sugestões para saber exatamente o que o seu cliente espera de você.

4- Reavalie seus parceiros

Ao fechamento do ano anterior para iniciar o próximo ano, é o momento de avaliar todos os acontecimentos relacionados aos seus parceiros. Fazendo isso, você poderá mensurar se os serviços estão de qualidade ou se precisarão ser trocados.

5- Fique de olho nas tendências para evoluir o seu negócio

Estar adaptado ao futuro do e-commerce por meio das tendências pode fazer total diferença na hora de se destacar da concorrência.

Entre as principais tendências para o ano de 2022 estão o Omnichannel, o Voice Commerce, os Preços Dinâmicos, a Inteligência Artificial e o Recommerce. Fique atento!

Se ainda não iniciou o seu projeto de E-Commerce, e faz parte de seus objetivos este ano, convidamos vocês a conhecer os Templates Profissionais da Globe Commerce, onde possibilita que você inicie o seu projeto de loja virtual com o melhor custo x benefício do mercado, e com um visual inspirado nos grandes varejistas. Caso queira saber mais, é só clicar aqui e conferir como tudo funciona :wink:

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Muito bom o texto !! :rocket:

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Parabéns pelo conteúdo. É muito importante tudo isso que foi apontado para realmente ter um ano diferenciado e com crescimento. :clap:

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