Pixel Facebook - Eventos Duplicados

Buenas, pessoal!

Instalei o aplicativo “Pixel do Facebook” dentro da plataforma da LI, e no meu gerenciador de eventos configurei os eventos que gostaria. Só que ele está marcando evento de compra duplicado.

Pergunta: depois de colocado o Pixel no aplicativo, os eventos já são rastreados automaticamente? Em caso positivo, quais eventos ele capta automaticamente?

sim, é só você instalar o app do LI ele já vai disparar os eventos.
vc pode ver quais eventos e dados são enviados instalando o plugin do pixel no chome e navegado por todas as paginas.

Show, Leo, obrigado!

Eu tenho o Pixel Helper instalado, mas como eu também configurei eventos manualmente, não sei o que tá sendo disparado pelo aplicativo e o que tá sendo disparado pela configuração manual. Vou ter que limpar o gerenciador de eventos pra conferir isso depois.

Falando nisso, você sabe se já tem alguma solução pra configuração da API de Conversões?

Eu consegui configurar a API usando este vídeo:

E este passo a passo:

Mas ainda não consegui configurar o AddToCart e o Purchase passando os parâmetros das vendas.

3 curtidas

Perfeito! Você então conseguiu com que ele marque os eventos, mas sem que eles identifiquem valor em compras e outras informações, é isso?

Isso. Ele reconhece os eventos e transmite alguns dados, mas os mais importantes, o AddToCart e o Purchase, eu ainda não consegui deixar 100%.

2 curtidas

Bora tentar essa parada então. Muito obrigado!

2 curtidas

Boa tarde pessoal, estou com o mesmo problema do amigo Leocamargo. No meu caso o ID do píxel está correto no app, já fiz vários eventos de teste no gerenciador, tudo ok, porém o gerenciador tá mostrando bem nada a ver os resultados. Por exemplo, saiu 1 venda ontem e hoje aqui marcou três… E isso pode atrapalhar e muito a otimização das campanhas, pois o gerenciador pega as informações que ele tem lá, resultados e coloca verba para os que demonstram estar “mais validados” e outros que poderiam ter bom resultado também fica sem verba. Se conseguiram resolver isso, ou a loja integrada puder me dar um feedback, agradeço. Uso o plano Pro, e há uma semana o suporte técnico não me deu retorno.

Eu fiz a instalação do pixel mas quero saber onde verifico se está certo. Quando eu fiz aparentemente estava ok, mas na hora de fazer um anúncio aparece esse alerta

Aqui eu consegui resolver deixando o número do Pixel somente no app da Loja Integrada. Tirei todos os eventos de conversão cadastrados pelo Gerenciador de Eventos do Facebook. Tá marcando tudo direitinho agora.

Você consegue testar se está funcionando pelo próprio FB através da ferramenta “Eventos de Teste”, do Gerenciador de Eventos. Basta colocar seu site lá e clicar em “abrir site”. Aí é só ir navegando no seu site, fazendo os eventos que te interessam (geralmente page view, view site, add to cart, initiate checkout, compra) e voltar lá no painel que ele vai mostrar se está marcando ou não.

Acho que o que pode estar acontecendo é que gerei 2 contas de anúncios ou 2 pixels, não sei ao certo. Pelo print abaixo parece que um está tudo configurado ok e marcando os registros, e o outro aparece com erro.
Alguém sabe me dizer como corrigir?

Eu acessei sua loja e realmente está marcando apenas evento de PageView. Desde que você tenha instalado o Pixel certo (e da forma correta), não tem problema você ter dois Pixels. A conta de anúncios também não vai influenciar em nada nesse ponto.

Você instalou o Pixel manualmente, incluindo o HTML personalizado pela plataforma? Ou fez pelo aplicativo da Loja Integrada?

Eu fiz Manualmente. Copiei o código do Facebook e colei na loja Integrada, na parte de HTML, no cabeçalho.

Então é esse o problema. Ou você implementa manualmente, e aí precisa configurar todos os eventos pela ferramenta do gerenciador de eventos do Facebook (o que eu já fiz e não recomendo), ou você instala o aplicativo “Pixel do Facebook” dentro do painel da Loja Integrada, na opção “Soluções” e “Aplicativos”. Basta instalar e colocar o código do seu Pixel lá, que o próprio sistema vai configurar tudo sozinho. Não esqueça de remover o HTML que você havia colocado manualmente.

Leo, na minha loja nunca consegui fazer este teste pelo Eventos de Testes do Facebook. Porém, tenho vendas rastreadas, carrinhos etc pelas minhas campanhas.
Sempre tive desconfiança de estar perdendo o rastreamento de muitas vendas que tenho, e evidentemente por isso meu pixel não está trabalhando corretamente, porque das vendas que tenho, bem poucas são rastreadas.
Você já teve problema semelhante ou tem alguma ideia do que pode ser e onde posso olhar? Já tentei colocar o pixel pelo código ao invés de só o número pelo app da LI, mas não parece ter resolvido.

Oi Ale, tudo certo?

Olha, se a loja que você está comentando é a Quando Viramos Pais, eu acessei, e, aparentemente, os eventos estão funcionando certinho. Aliás, muito lindo o site e os produtos, parabéns! =)

O que pode estar acontecido é que, após a atualização do iOS 14, muitos eventos não estão sendo marcados, ou são marcados com atraso. Já tive dois dias de atraso no recebimento das métricas.

Se for isso, não tem muito o que fazer, já que a LI ainda não disponibilizou um app para instalação da API de Conversões, que, em tese, resolve esse problema. É bem chato de fazer manualmente, mas se você tiver um programador, ele pode conseguir implementar isso.

Olá Leo,

Isso mesmo, esta é a minha loja. Obrigado! Faço desde os produtos até o marketing, passando pela configuração e manutenção da loja.
Eu já tinha aparentemente muita perda de eventos antes do iOS 14. E o que me deixou mais encucado é eu não conseguir fazer os testes de eventos pelo FB, Nunca consegui.
A impressão que dá é que hora funciona (traqueia direitinho) e hora não funciona. Explico o motivo desta minha desconfiança: se eu diminuo a verba de tráfego pago, as vendas caem vestiginosamente. Se eu aumento, o aumento não é proporcional, mas aumenta bem. Mas fico meio no escuro em aumentar a verba porque não tenho números visíveis de checkout para me basear. Meu ROI do tráfego (rastreado) fica perto de 2 e isso não paga minha operação. Mas se olhar como um todo, é bem mais do que isso.
Embora não tenha muita experiência em web, tenho certo conhecimento técnico para ajustar algumas coisas. De qualquer forma, vou olhar com mais calma e paciência para implementar a API de Conversão aqui. Você tem na sua loja?

Isso é muito estranho, porque é só colocar o seu site lá no gerenciador de eventos e clicar no botão, que ele automaticamente vai começar a marcar os eventos que você fizer no seu site. O único motivo que eu vejo pra isso não funcionar é o Pixel que está configurado no Gerenciador não ser o mesmo que está no site. Já conferiu se isso está correto?

Isso é normal. Se a maior parte das suas vendas/tráfego vêm de tráfego pago, é o que vai acontecer. E geralmente, quando você aumenta a verba, as vendas não serão proporcionais, já que todas as suas métricas também tendem a aumentar, afinal de contas, a plataforma vai dar lances maiores pra fazer você aparecer mais. O ideal é não testar com campanhas que estão dando certo. Quer fazer um teste? Duplica a campanha (ou cria uma nova), coloca uma verba específica pra isso e vai analisando.

Se lá no gerenciador de eventos não está marcando o número de disparos pra cada evento, realmente me parece ser um problema de configuração do pixel. O pixel que está instalado no site pode não ser o que está configurado no gerenciador. Ao menos essa é a minha hipótese sem saber maiores detalhes ou ter visto seu gerenciador.

Cara, eu sou meio metido também, mas não tive paciência pra estudar a documentação mais a fundo e fazer instalação da API não. Infelizmente ficamos reféns da LI nessa questão. :pensive:

Isso é muito estranho, porque é só colocar o seu site lá no gerenciador de eventos e clicar no botão, que ele automaticamente vai começar a marcar os eventos que você fizer no seu site. O único motivo que eu vejo pra isso não funcionar é o Pixel que está configurado no Gerenciador não ser o mesmo que está no site. Já conferiu se isso está correto?

Conferi sim. Bati o código do pixel tanto pelo que está cadastro na LI quanto pelo Facebook Pixel Helper. Também vi pelo código-fonte da página e também é o mesmo código.

Isso é normal. Se a maior parte das suas vendas/tráfego vêm de tráfego pago, é o que vai acontecer.

Eu não tenho 100% de certeza se a maioria das minhas vendas vêm do tráfego pago, porque existem esses gaps no meu pixel. Então podem até estar vindo, mas não consigo afirmar.

E geralmente, quando você aumenta a verba, as vendas não serão proporcionais, já que todas as suas métricas também tendem a aumentar, afinal de contas, a plataforma vai dar lances maiores pra fazer você aparecer mais.

Sim sim, não espero um aumento proporcional das vendas com aumento da verba. Seria lindo se acontecesse, mas infelizmente não é (que pena!). Estou ciente disso.

O ideal é não testar com campanhas que estão dando certo. Quer fazer um teste? Duplica a campanha (ou cria uma nova), coloca uma verba específica pra isso e vai analisando.

Gostei da dica. Só queria tentar arrumar esse pixel antes.

Se lá no gerenciador de eventos não está marcando o número de disparos pra cada evento, realmente me parece ser um problema de configuração do pixel. O pixel que está instalado no site pode não ser o que está configurado no gerenciador. Ao menos essa é a minha hipótese sem saber maiores detalhes ou ter visto seu gerenciador.

Acabei de confirmar, da uma diferença de 3 compras a menos pelo gerenciador. Irrisória, coisa de delay do pixel mesmo porque consultei o período até hoje.

realmente me parece ser um problema de configuração do pixel

Qual configuração você se refere?

A integração entre site/gerenciador de anúncios mesmo. Mas se os eventos estão sendo marcados, é porque está tudo certinho, não vejo motivos para os testes de eventos não funcionarem, mas enfim. Coisas de Facebook…