API de conversões Facebook

A vinda do IOS 14, onde o usuário pode optar pelo não trackeamento de suas informações, o que provavelmente em um futuro próximo se estenderá para outros sistemas, irá impactar na vida de quem anuncia nas redes sociais, tornando a captação em alguns casos mais imprecisa e ou mais cara.

O Facebook disponibilizou um recurso, “API de conversões” para ajudar a amenizar o impacto. Eu não sou especialista da area, mas pelo que entendi ao invés de ele receber as informações pelos cookies dos navegadores de quem se recusou a disponibilizar, ele recebe as informações do perfil de compra dos usuários diretamente do servidor.

Manualmente a configuração não é a coisa mais simples do mundo de fazer, mas existem algumas plataformas que já disponibilizam um meio menos complicado de integrar, assim como fazemos com o pixel hoje em dia.

Existe algum trabalho da loja integrada nesse sentido, de oferecer esse suporte para a configuração também?

Alguém aqui da comunidade já implementou em sua loja que poderia compartilhar a experiência com a gente?

Desde já, obrigado! :slight_smile:

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Estou com a mesma dúvida e querendo muito saber. Torço muito para que tenham uma previsão rápida :frowning:

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Estou também com a mesma dúvida.
Eu sei que algumas plataformas como Wordpress e Shopfy já disponibilizaram alguns plugins / aplicativos para facilitar a instalação do API de Conversão para a captação dos dados diretamente do servidor.

A Loja Integrada está trabalhando nisso?

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Tenho a mesma dúvida. No gerenciador de eventos do Facebook, há um código a ser incluído no plugin do servidor chamado ‘test_event_code’ para testarmos se o Facebook está recebendo os dados pela API de conversão do servidor. No aplicativo da Loja Integrada ainda não há campo para configurar esse código. Então me parece que ou a Loja Integrada não desenvolveu seu plugin ainda ou se desenvolveu não atualizou seu aplicativo para incluir esse código de teste da API de conversão.

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Como eu suspeitava, a Loja Integrada ainda não criou sua API de Conversões. Olhei no meu gerenciador de eventos do facebook e todas as conversões estão vindo do navegador. O problema é que o IOS 14 já está bloqueando esses eventos e estamos perdendo informações valiosas para remarketing, criação de públicos personalizados e públicos semelhantes com base nos eventos do site. Isso pode prejudicar as campanhas e fazer com que as vendas caiam.

Pessoal da Loja Integrada, por favor, se posicionem. Já existem plataformas concorrentes com esse plugin funcionando. Isso é fundamental pra vendas!

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Pra exemplificar aqui a gravidade do problema para todos os lojistas.

A gente tem a impressão que usuários da Apple são a minoria, que a grande maioria das pessoas usa Android e que esse impacto poderia ser pequeno.

Exemplo real da minha loja: Mais da metade do meu público de remarketing (pessoas que adicionaram ao carrinho mas não finalizaram a compra) usam dispositivos Apple. Vejam no print abaixo extraído do meu gerenciador de anúncios do facebook que das 3.459 pessoas alcançadas, 2.062 usam IPhone!

E minha loja é de roupas femininas, com preço máximo de R$149! Ou seja, apesar de o Android ser dominante na população em geral, na população que compra online (nossos clientes em potencial) a Apple é extremamente significativa.

A Loja Integrada precisa criar essa API de conversões com o Facebook para reduzir o impacto do IOS 14 urgente, sob pena de perder os lojistas para concorrentes que fornecerem essa API primeiro (já existem alguns fornecendo).

Captura de Tela 2021-05-19 às 08.14.07

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E a solução vai além do iphone, nos ajuda identificar compradores via safari e usuários de adblock e me parece que ano que vem será necessário para google e outros navegadores. Ou seja, ou configuramos ou estamos fora de jogo…

@clara Alguma luz sobre o tema para nós?

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Neste momento, como usuários, talvez possamos nos movimentar fazendo a sugestão, quem sabe não nos coloca em evidência.

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Não adianta muito. Precisaria da loja integrada da mesma forma e infelizmente, a loja integrada é extremamente lerda para fazer qualquer alteração.

Tanto que o post fazem 5 dias que foi aberto e não houve nenhum posicionamento deles, e quando aparecerem, fará aquelas mensagens padrões de que enviaram ao suporte deles a sugestão e que seremos os primeiros atualizados.

Até a atualização da lei LGPD, que estava aplicando multas nos lojistas, demoraram mais de 2 anos para fazerem algo (e ainda fizeram de forma incompleta)

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Uma plataforma de E-commerce que não dá suporte a trackeamento de dados de navegação não é uma plataforma viável. O jeito é migrar pra uma que dê esse suporte. Por enquanto eu só vi essa API de conversões no Shopify, Woocommerce e WordPress. Alguém já viu disponível em alguma plataforma de E-Commerce brasileira? Se for pra migrar prefiro migrar uma plataforma nacional, pois conhecem mais as nossas particularidades.

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Desisto. Tenho profundo arrependimento de saído da antiga plataforma e migrado para a Loja Integrada.

Estou mandando diversas mensagens para o suporte e hoje, me falaram que a equipe técnica deles informou que não existe NADA que eles possam atualizar da parte deles e estão enviando mensagens ensinando ainda a inserir o píxel na plataforma.

Esta é uma plataforma completamente perdida em meio as concorrentes e a única solução é migrar para outra.

Ontem eu tive uma luz sobre o assunto.

Para alguns assuntos a qualidade da resposta depende do conhecimento de quem te atende no suporte. Este é um que deveria ser melhor compartilhado entre eles internamente.

De qualquer forma, ontem fui encaminhado para o Marinho, não obtive uma previsão, mas ele sabia do que eu estava falando e entendia a importância do assunto. Apesar de não conseguir passar uma previsão, garantiu que tem uma equipe trabalhando no caso e manteve o chamado aberto para atualização.

Sou novo na LI, trouxe minha loja para cá vai fazer 4 meses, eu estava com a Shopify pronta para o retorno, mas resolvi dar mais um prazo de crédito, tem coisa boa aqui tbm, apesar dos pesares…

Vamos ver se bem coisa boa ai, só não dá para segurar muito, o meu CPA foi lá pra cima esse mês, dentre possíveis variáveis, essa pode ser uma.

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Ele me deu essa mesma posição quando estávamos discutindo esse tópico. O problema é o prazo! A cada dia vejo mais conversões, que estão na cara que veio de anúncio, sem vínculo o campanha. Quando converte excelente, o problema é quando quase converte, mas não alimenta o público do remarketing. Como já fazem mais de 2 semanas, vou dar uma questionada lá de novo. Meu CPA também foi lá pra cima.
Eu já estava pensando na Shopify também, mas se eles criarem a API, vou fica na LI mesmo.