API de conversões Facebook

A vinda do IOS 14, onde o usuário pode optar pelo não trackeamento de suas informações, o que provavelmente em um futuro próximo se estenderá para outros sistemas, irá impactar na vida de quem anuncia nas redes sociais, tornando a captação em alguns casos mais imprecisa e ou mais cara.

O Facebook disponibilizou um recurso, “API de conversões” para ajudar a amenizar o impacto. Eu não sou especialista da area, mas pelo que entendi ao invés de ele receber as informações pelos cookies dos navegadores de quem se recusou a disponibilizar, ele recebe as informações do perfil de compra dos usuários diretamente do servidor.

Manualmente a configuração não é a coisa mais simples do mundo de fazer, mas existem algumas plataformas que já disponibilizam um meio menos complicado de integrar, assim como fazemos com o pixel hoje em dia.

Existe algum trabalho da loja integrada nesse sentido, de oferecer esse suporte para a configuração também?

Alguém aqui da comunidade já implementou em sua loja que poderia compartilhar a experiência com a gente?

Desde já, obrigado! :slight_smile:

4 curtidas

Estou com a mesma dúvida e querendo muito saber. Torço muito para que tenham uma previsão rápida :frowning:

1 curtida

Estou também com a mesma dúvida.
Eu sei que algumas plataformas como Wordpress e Shopfy já disponibilizaram alguns plugins / aplicativos para facilitar a instalação do API de Conversão para a captação dos dados diretamente do servidor.

A Loja Integrada está trabalhando nisso?

3 curtidas

Tenho a mesma dúvida. No gerenciador de eventos do Facebook, há um código a ser incluído no plugin do servidor chamado ‘test_event_code’ para testarmos se o Facebook está recebendo os dados pela API de conversão do servidor. No aplicativo da Loja Integrada ainda não há campo para configurar esse código. Então me parece que ou a Loja Integrada não desenvolveu seu plugin ainda ou se desenvolveu não atualizou seu aplicativo para incluir esse código de teste da API de conversão.

1 curtida


Como eu suspeitava, a Loja Integrada ainda não criou sua API de Conversões. Olhei no meu gerenciador de eventos do facebook e todas as conversões estão vindo do navegador. O problema é que o IOS 14 já está bloqueando esses eventos e estamos perdendo informações valiosas para remarketing, criação de públicos personalizados e públicos semelhantes com base nos eventos do site. Isso pode prejudicar as campanhas e fazer com que as vendas caiam.

Pessoal da Loja Integrada, por favor, se posicionem. Já existem plataformas concorrentes com esse plugin funcionando. Isso é fundamental pra vendas!

2 curtidas

Pra exemplificar aqui a gravidade do problema para todos os lojistas.

A gente tem a impressão que usuários da Apple são a minoria, que a grande maioria das pessoas usa Android e que esse impacto poderia ser pequeno.

Exemplo real da minha loja: Mais da metade do meu público de remarketing (pessoas que adicionaram ao carrinho mas não finalizaram a compra) usam dispositivos Apple. Vejam no print abaixo extraído do meu gerenciador de anúncios do facebook que das 3.459 pessoas alcançadas, 2.062 usam IPhone!

E minha loja é de roupas femininas, com preço máximo de R$149! Ou seja, apesar de o Android ser dominante na população em geral, na população que compra online (nossos clientes em potencial) a Apple é extremamente significativa.

A Loja Integrada precisa criar essa API de conversões com o Facebook para reduzir o impacto do IOS 14 urgente, sob pena de perder os lojistas para concorrentes que fornecerem essa API primeiro (já existem alguns fornecendo).

Captura de Tela 2021-05-19 às 08.14.07

1 curtida

E a solução vai além do iphone, nos ajuda identificar compradores via safari e usuários de adblock e me parece que ano que vem será necessário para google e outros navegadores. Ou seja, ou configuramos ou estamos fora de jogo…

@clara Alguma luz sobre o tema para nós?

1 curtida

Neste momento, como usuários, talvez possamos nos movimentar fazendo a sugestão, quem sabe não nos coloca em evidência.

1 curtida

Não adianta muito. Precisaria da loja integrada da mesma forma e infelizmente, a loja integrada é extremamente lerda para fazer qualquer alteração.

Tanto que o post fazem 5 dias que foi aberto e não houve nenhum posicionamento deles, e quando aparecerem, fará aquelas mensagens padrões de que enviaram ao suporte deles a sugestão e que seremos os primeiros atualizados.

Até a atualização da lei LGPD, que estava aplicando multas nos lojistas, demoraram mais de 2 anos para fazerem algo (e ainda fizeram de forma incompleta)

3 curtidas

Uma plataforma de E-commerce que não dá suporte a trackeamento de dados de navegação não é uma plataforma viável. O jeito é migrar pra uma que dê esse suporte. Por enquanto eu só vi essa API de conversões no Shopify, Woocommerce e WordPress. Alguém já viu disponível em alguma plataforma de E-Commerce brasileira? Se for pra migrar prefiro migrar uma plataforma nacional, pois conhecem mais as nossas particularidades.

4 curtidas

Desisto. Tenho profundo arrependimento de saído da antiga plataforma e migrado para a Loja Integrada.

Estou mandando diversas mensagens para o suporte e hoje, me falaram que a equipe técnica deles informou que não existe NADA que eles possam atualizar da parte deles e estão enviando mensagens ensinando ainda a inserir o píxel na plataforma.

Esta é uma plataforma completamente perdida em meio as concorrentes e a única solução é migrar para outra.

2 curtidas

Ontem eu tive uma luz sobre o assunto.

Para alguns assuntos a qualidade da resposta depende do conhecimento de quem te atende no suporte. Este é um que deveria ser melhor compartilhado entre eles internamente.

De qualquer forma, ontem fui encaminhado para o Marinho, não obtive uma previsão, mas ele sabia do que eu estava falando e entendia a importância do assunto. Apesar de não conseguir passar uma previsão, garantiu que tem uma equipe trabalhando no caso e manteve o chamado aberto para atualização.

Sou novo na LI, trouxe minha loja para cá vai fazer 4 meses, eu estava com a Shopify pronta para o retorno, mas resolvi dar mais um prazo de crédito, tem coisa boa aqui tbm, apesar dos pesares…

Vamos ver se bem coisa boa ai, só não dá para segurar muito, o meu CPA foi lá pra cima esse mês, dentre possíveis variáveis, essa pode ser uma.

3 curtidas

Ele me deu essa mesma posição quando estávamos discutindo esse tópico. O problema é o prazo! A cada dia vejo mais conversões, que estão na cara que veio de anúncio, sem vínculo o campanha. Quando converte excelente, o problema é quando quase converte, mas não alimenta o público do remarketing. Como já fazem mais de 2 semanas, vou dar uma questionada lá de novo. Meu CPA também foi lá pra cima.
Eu já estava pensando na Shopify também, mas se eles criarem a API, vou fica na LI mesmo.

Isso é um assunto extremamente sério, que a loja integrada está ignorando!

Hoje cerca de 50% das nossas conversões são através de dispositivos IOS, e não estão registrando nas campanhas do Facebook ADs. Estamos totalmente cegos na otimização. Cada mês que passa, sentimos um aumento gradual de CPA e redução de ROI em todas as campanhas devido a esse problema.

Estamos cogitando a mudança de plataforma novamente, apesar de ter curtido muito a Loja Integrada, esse é um problema muito grave para nós…

1 curtida

Se achar alguma que já tenha ativado nativamente, por favor indicar para nós…

Yampi tem, recebi a informação direto do suporte deles no dia do lançamento e já vi videos da configuração e alguns comentários da comunidade. Não acompanhei posteriormente para saber os feedbacks. Além destes abaixo que imagino que deva funcionar.

Desta relação aqui vi videos do Shopify sendo instalado tbm, bem simples, único porém é que o pessoal no Brasil costuma usar checkout de terceiros para ter um checkout transparente, ai não capturaria conversão. Mas funcionaria em uma combinação de Loja Shopify + Checkout Yampi.

Boatos que a nuvemshop lança mês que vem.

1 curtida

wBuy já tem. Migrei pra ele e estou gostando muito da plataforma.

4 curtidas

Boa Tarde, nada da Loja Integrada se manifestar quanto a essa implementação? Caso não haja a implementação até 2022, por causa da LGPD, será inviável para todos os usuários que recebem dados para remarketing, continuarem na plataforma. Acredito que a Loja Integrada não está levando esse assunto com a Seriedade devida!

Estou indo para lá também. Como foi a questão com os temas para você? Tinha opções legais? É possível customizar? Sentiu falta de algo lá? Alguma ferramenta por exemplo?

3 curtidas

Olá, agora tem disponível o Google Tag, mas diz no servidor, será que não é possível utilizar na L.I agora? Ou é somente se existe alguma configuração do servidor da L.I?

image