Migração CDN, que confusão

HOje ao abrir o painel vi que haverá uma migração em até 5 dias (!!!) para o CDN.
Assisti o vídeo para fazer a “verificação de compatibilidade” e achei lamentável, pois simplesmente mandam a gente comparar página por página para ver se algo está errado! Totalmente amador, do tipo “Vê aí se acha um defeito ou problema”.
E pior, se estiver errado a solução é se resolver sozinho ou pagando uma agência.
E tudo isso avisando com cinco dias de antecedência.
Realmente lamentável.
Não deu nem para entender se isso será necessário para todos ou só para quem não tem domínio próprio, e se afeta toda a estrutura ou apenas as customizadas.
Eu por exemplo tenho domínio próprio e ao colocar o “lojas.li” já deu erro de segurança. De resto praticamente não tenho tema nem personalizações na página, mas de novo não ficou claro se mesmo lojas sem tema estão sujeitas à quebras e problemas.

@clara que história é essa de migração dando 5 dias de prazo para testar???

Hoje ao abrir o painel apareceu o aviso para mim com link com instruções e link para este vídeo:

Mas é estranho porque o vídeo parece que é de 2023 e tem comentários de semanas atrás.
Será que foi um bug do painel?
@Clara consegue dar uma luz sobre este assunto?

@clara esse prazo dado para testes é LOUCURA!!! Eu não recebi notificação nenhuma!

Tô achando que foi algum bug no meu painel, ele direcionava para um artigo similar à este:

Mas não era este, era simplificado. Vamos esperar a @clara aparecer e dar uma posição.

Sugiro testar de ponta a ponta. No meu caso deu erro ao finalizar a compra. Estou tentando descobrir a causa:

image

Estou com o mesmo sentimento. Tenho pouco conhecimento na área e precisarei de auxilio. Mas contrate uma agencia não pode ser a resposta.

Testei tudo na minha loja, e graças a deus está tudo perfeito, e funcionando. Mas sugiro mesmo testarem tudo, e fazer uma compra para teste, pois alguns temas parecem que podem dar problema. Se alguem precisar de ajuda, recomendo o @Mauricio_Pereira, ele já fez vários trabalhos em minha loja, muito bom e resolveu tudo sempre que precisei na questão de layout.

2 curtidas

POis é, hoje apareceu de novo o banner:

CLicando, leva para este link:

E outra, o banner só aparece na página inicial, e eu quase não entro lá, somente na página de pedidos quase todos os dias, só fiquei sabendo porque vi o post aqui. Deveria aparcer em todas as páginas do painel.

Contatei o suporte. Realmente, no meu caso, não acharam nenhum log de que foi enviado algum e-mail informativo. Checamos spam, junk etc e não recebemos nada. Enfim… testes realizados e aparentemente tudo Ok, mas quem tiver o reCaptcha do google instalado e pretender finalizar uma compra de testes, não vai conseguir, a não ser que desabilite temporariamente o reCaptcha.

Aí você vê, se o recaptcha é um problema, a LI já deveria alertar! Nâo é possível tanto descaso no tratamento do cliente, simplesmente transformaram todos os lojistas em beta testers!

Hoje apareceu que todos os meus produtos foram reprovados pelo google merchant, será que tem algo relacionado a isso?

Não, mudança de CDN não vai provocar isso, veja o motivo apontado pelo google.

Já fiz essa auditoria em diversos sites e correção em alguns, mas como relatado no manual da LI, essa mudança afeta o carrinho suspenso e quando o usuário está ou não logado no site.

O recaptcha é um problema que aparece somente durante os testes pois o sub-domínio que utilizamos para validar é diferente do configurado. Mas eu acredito não ser problema algum quando virarem a chave para CDN.

Olá, peço desculpas pela demora, mas estava validando todos os pontos da comunicação com o time responsável antes de responder aqui vocês.

A comunicação sobre a migração da CDN está ocorrendo desde dezembro de 2023, enviamos aviso sobre este assunto via e-mail e painel, e nesta semana o time está enviando uma comunicação digamos “mais assertiva” com o prazo em relevância.

Por e-mail a comunicação foi disparada nas seguintes datas:
E-mail 1 - Enviado 18/12
E-mail 2 - Enviado 27/12
E-mail 3 - Enviado 04/01
E-mail 4 - Enviado 11/01

No painel a primeira comunicação aconteceu via Mensagem de 22/12 a 11/01. E ontem dia 11/01 iniciou a segunda comunicação via pop-up, e vai ficar disponível até o dia 16/01.

Importante falar que estamos identificando lojistas que cancelaram a inscrição das nossas comunicações via e-mail, desta maneira estavam na base de envio mas não receberam por esse cancelamento.

Sobre a migração é para todas as lojas, e a verificação deve ser feita principalmente nas lojas que possuem algum tipo de personalização ou tema. As lojas com temas mais antigos ou que possuem muitos códigos que podem ter mais chances de apresentar algum erro no layout, por isso é necessário realizar o teste como explicado no vídeo.

@RenatoRea para testar você deve adicionar o “lojas.li” no subdomínio da Loja Integrada, e não no domínio próprio, ok?
Pra quem tem dúvidas de qual é o subdomínio da loja, acesse: Configurações > Domínio Próprio

No seu caso que você utiliza o tema padrão, você não será afetado com nenhum erro, é importante revisar caso você tenha algum código de personalização na loja.

Estou à disposição para ajudar vocês com qualquer dúvida, comente abaixo desta minha mensagem, por favor.

1 curtida

Exatamente, a migração para a nova CDN não afeta o reCAPTCHA.

Bom dia Clara, obrigado pelas informações. Vocês enviam e-mails para todos os usuários cadastrados em cada loja? Eu não recebi nenhum dos e-mails citados e minha esposa que é proprietária da loja também não. Nunca cancelamos a inscrição de comunicações.

Olá @jmalzoni , o seu caso, chequei com os times e você não foi comunicado via e-mail porque a sua loja já foi migrada para a nova CDN, por possuir um tema atual não iria ocorrer nenhum problema. Então não precisa se preocupar, está tudo certo! :smiley:

Você acabou recebendo a comunicação via painel, por precaução o time optou por avisar toda a base.

Obrigado pela resposta Clara. É você no vídeo? Que legal!
Eu também não recebi os e-mails, como sugestão acho que no futuro este tipo de aviso poderia também aparecer na aba “novidades” no painel:
image

Obrigado, testei pelo subdomínio e parece que está ok. Vamos aguardar, acho que a comunicação poderia ter sido melhor. Entendo que a LI não tem como se responsabilizar por todos os códigos e personalizações, mas poderiam ter deixado mais claro que para lojas “limpas” ou sem tema dificilmente haverá problemas.