Enviali um lixo, Melhor Envio frustrante, alguma alternativa?

Olá pessoal, alguém tem alguma sugestão de saída para fugir dessas duas péssimas alternativas de envio?

A premissa do Enviali é boa, mas a execução horrorosa. Primeiro que para pagar é preciso “adicionar saldo” na conta, o que é um absurdo, trava todo o sistema, que deveria simplesmente ter uma forma de intermediação de pagamento como tem no Melhor Envio. Só saldo adicionado por PIX tem garantia de cair imediatamente, saldo por cartão pode demorar até 48 horas para aparecer na conta, embora geralmente apareça antes, ainda assim acho um risco desnecessário. Não há como jogar o saldo, até onde sei, direto do Pagali pro Enviali. Já deviam ter feito um sistema se comunicar com o outro, debitando o valor do frete de lá se o vendedor decidir pagar.
Fui gerar etiqueta agora e aparece o seguinte erro;


Ou seja, após todo o trabalho de adicionar saldo, pagar a etiqueta, ao gerá-la, dá erro e não há como resolver. Tem que esperar a boa vontade do sistema de resolver funcionar.
Sem falar que não encontro no Enviali opção de gerar etiqueta de frete do zero, sem estar atrelada a um pedido. Existe uma calculadora de frete que só serve a título de consulta, no fim ao gerar a estimativa do frete, se eu decidir comprar um deles, não consigo. Um dos problemas que me afastou de usar o Enviali foi mostrarem e cobrarem do cliente no site um preço de frete e cobrar de mim um preço mais caro. Tinha encomenda que na cotação o cliente pagava 23 de frete no pacote (cadastrado com as medidas corretas) e ao gerar a etiqueta com as mesmas medidas e peso, o frete saía 29. Fiz até um post sobre isso aqui na comunidade certa vez.
A personalização também da impressão das etiquetas é péssima, sem falar nos relatos constantes de colegas que ao postar os produtos, a etiqueta falha e não é aceita a postagem. E pra terminar ainda tem a questão das etiquetas serem geradas em PLP separadas, cada etiqueta, uma PLP.
Enfim, uma dor de cabeça atrás da outra.

Já o Melhor Envio, tem deixado a desejar bastante também. Ainda tem vantagens em relação ao Enviali, porque tem a opção de gerar etiqueta de frete customizada não atrelada a um pedido da plataforma. Nesse ponto até não posso reclamar. Mas o site é cheio de bugs inconvenientes e o suporte é péssimo. O serviço de envios é um serviço sensível em questão de horário, porque as agências dos Correios operam em horários fixos e se você não postar até certa hora, a encomenda atrasa. Eu moro no interior, numa cidade onde os Correios não enviam coleta todo dia. O caminhão só passa na agência aqui na cidade na segunda, quarta e sexta feiras.
Ou seja, se perco de postar na segunda, não atrasa só 1 dia, mas sim em 2 dias úteis o envio do pacote.
Aí quando surge um erro no site do Melhor Envio na segunda feira, não tem como eu resolver rápido antes do horário limite da agência, porque o site não oferece suporte em tempo real. Você precisa sofrer navegando por inúmeras páginas de ajuda inúteis, textos intermináveis e subcategorias infindáveis até achar um local pra mandar mensagem e pedir ajuda no chat. Ao enviar pedido de ajuda a resposta é de que vão entrar em contato contigo num prazo de 24 horas ou mais. Ou seja, se eu tenho um problema no envio na segunda, não consigo enviar, e o suporte não me responde na terça, só a partir da quarta-feira, corro o risco de não conseguir postar o pacote na quarta feira, atrasando em mais dois dias o envio, só podendo enviar na sexta. Aí sobra uma única saída, que é pagar o frete (mais caro) do meu bolso pra enviar direto na agência, perdendo dinheiro e passando um baita transtorno.
O site do Melhor Envio é todo desajustado, um layout que eu acredito pensaram ser inovador, mas na prática é só incômodo. No carrinho de compras ao adicionar produtos, eles somam automaticamente com valores pendente de postagens conferidas. Até aí tudo bem. Tem que cobrar mesmo. Mas a forma como é mostrado no carrinho é ilógica. Em geral, quando se está escrevendo, visto que vivemos no Brasil, escrevemos da esquerda para a direita e lemos os textos no mesmo sentido. Então seria lógico o carrinho mostrar o cálculo assim: PREÇO DOS FRETES + PENDÊNCIAS = TOTAL.
Mas algum designer engraçadão lá no Melhor Envio achou que seria genial mostrar no carrinho sempre TOTAL = PENDÊNCIAS + FRETES.
Como é costumeiro lermos da esquerda para direita, o hábito me faz pular os valores iniciais escritos e ir direto olhando no total, que o cérebro supõe ser o último número da lista, pressupondo esse padrão PREÇO DOS FRETES + PENDÊNCIAS = TOTAL.
Mas como tá de fato invertido no sistema do Melhor Envio, vivo me confundindo e tentando pagar o valor errado ou me surpreendendo após ter pago com um valor diferente do esperado.
Faz ZERO sentido inverter a ordem dos fatores ali, não agrega em nada visual pro site, não torna o site bonito ou mais prático, pelo contrário, só mais complicado. Não há razão lógica pra manter dessa forma, só mesmo uma vontade de parecer diferentão.
Outro problema grave que tenho com o Melhor Envio é a constante falha de sincronização de pedidos da Loja Integrada. Eu entro na lista dos pedidos e vira e mexe falho em encontrar o pedido buscado. Peço para ressincronizar e tento de novo, às vezes espero mais de uma hora e nada. Aí sou forçado a criar a etiqueta do pedido manualmente, tendo de abrir o pedido noutra guia do navegador, indo até a calculadora de fretes do Melhor Envio para criar a etiqueta manualmente. Ter essa calculadora quebra um galho e é positivo, mas não deveria ser desculpas para o mau funcionamento da sincronização de pedidos.
E por último, agora o sistema do Melhor Envio tem forçado o usuário a digitar o valor da mercadoria ao calcular novo frete, praticamente forçando a contratação de seguro de frete desnecessário. Pela minha experiência vendendo online nos últimos 14 anos, eu precisei tão pouco usar seguro dos Correios, que não vale a pena contratar para todas as encomendas. É simplesmente um gasto significativo demais para doar pros Correios, sendo que raramente uma encomenda é extraviada ou roubada. Menos ainda danificada, pois confio na qualidade das minhas embalagens.
Então me forçar a digitar o valor da mercadoria e não me permitir prosseguir com a geração da etiqueta manual sem pagar o seguro, que sobe o frete significativamente, me prejudica muito.
Em geral, só tenho tido dor de cabeça com ambas plataformas.

Queria achar uma alternativa, por isso venho aqui pedir sugestões.

Um contrato direto com os Correios não seria a melhor opção para você?
Temos contrato com os Correios desde 2017, época em que começamos com a loja e era um pouco mais difícil de fazer um contrato.
Hoje está bem mais fácil de fechar contrato com os Correios. Te garanto que compensa muito mais do que usar essas plataformas de frete, além de ser mais barato tivemos o mínimo de dor de cabeça até hoje usando nosso contrato.
Além é claro de ter uma opção de envios muito boa para pequenos pacotes, que é o mini envios para encomendas pequenas. Usamos muito essa modalidade em nosso site.

2 curtidas

Infelizmente é tudo assim, lixo, uso o melhor envio, péssimo atendimento, o melhor até agora foi a kangu, pois tem um atendimento melhor, mas as transportadoras todas estão péssimas, toda hora um problema. Correios nem se fala, caro, e toda hora chega coisa quebrada, as caixas completamente amassadas, lixo também.

Faz uns dias que a Enviali está com este bug chatíssimo de não conseguir gerar etiqueta, aí tem que ir no painel e ficar tentando, normalmente leva duas ou três tentativas, mas é muito ruim e cansativo.
Como o @Pedro falou, ter um contrato com os Correios é fundamental, hoje tem diversos contratos sem quantidade mínima e serve no mínimo para ter um plano B quando Enviali falha por exemplo. Se tiver baixo volume de pedidos dá para se virar bem com a própria aplicação dos Correios.

Pode utilizar a Frenet (que pratica basicamente os mesmos preços do Enviali) e a Kangu, além do Contrato com os Correios como já mencionado.

1 curtida

Frenet é a melhor. Pra mim que sou de Porto Alegre/RS, nada tem o preço da Frenet. E nunca deu problema com nenhum envio em mais de 2 anos utilizando eles.

1 curtida