Dicas de Lojista - Iluminim

Saiba como um dos Top Sellers está operando na pandemia

Hoje, trago dicas de um dos top sellers da Loja Integrada, a Iluminim, falando das principais mudanças que tiveram de realizar em sua loja, e em sua operação, para se adaptar à pandemia.

Lucas, da Iluminin, é cliente há 4 anos da Loja Integrada, atuando há 10 no mercado de iluminação LED. Possui 3 lojas físicas no Sul do país, e central de vendas e distribuição em São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).

Bora conferir as dicas?

:eyes: Fique atento ao mercado

A notícia sobre o COVID-19 estava circulando no mundo desde o final do ano passado, e desde Dezembro, Lucas vem acompanhando o movimento dela, prevendo que poderia chegar ao Brasil, quando todos por aqui, ainda nem pensaram nessa possibilidade, afinal, o vírus estava na China, do outro lado do mundo. Pois é, não demorou, e o mercado fechou. Mas, como ele já estava atento ao mercado, e imaginando este possível cenário, conseguiu se planejar para agir com antecedência à pandemia.

Por isso, fique atento ao mercado para ter tempo de reação e não ser pego de surpresa por fatores externos, os quais não podemos controlar.

:handshake: Ter bom relacionamento com os seus fornecedores

Quando se conquista um bom relacionamento, você consegue melhores negociações, como: ter prazos maiores de pagamento, garantia de fornecimento de estoque e preço! Foi o que o Lucas fez para reduzir os custos da empresa e aumentar o seu fluxo de caixa.

Construa um relacionamento com os seus fornecedores, o poder de negociação aumenta, além de serem seus parceiros de negócio, onde todos saem ganhando.

:bar_chart: Crie proximidade com o seu time

Reunião semanal com o time de funcionários para acompanhamento da operação.

70% da equipe da Iluminim está de home office, com isso, o número de reuniões aumentou para conseguir acompanhar mais de perto a operação.

Caso você possua uma equipe, e esteja operando em home office, faça acompanhamentos semanais. Desta forma, consegue aproximar mais as pessoas, entender como todos estão (pois sabemos que o momento é de fragilidade para todos) e, assim, também consegue medir a produtividade de todos eles, deixando que não caia o rendimento no dia a dia.

:chart: Novo calendário de ações

Aplique novas estratégias para o seu negócio.

A Iluminim baixou seus preços em todo o site. Foi a estratégia que eles adotaram para o primeiro momento para que não reduzisse tanto o seu faturamento. Mas você não precisa fazer isso, se sua margem não for boa, ou se seu caixa não permitir.

Faça promoções em compras conjuntas, aumente sua divulgação nas redes sociais, crie campanhas específicas para algum produto que queira desovar, faça parcerias que tenham a cara de seu produto, aplique cupons de desconto por uma semana, ou um dia! Se reinvente! Esse é o momento de testar as possibilidades, mas claro, com planejamento e precaução.

:+1: Comunicação transparente com os clientes

Crie uma página extra explicando a forma como estão trabalhando as entregas, se estão enfrentando alguma dificuldade com os prazos em sua cidade e, por esse motivo, estão um pouco maiores que o normal, mas deixe seus clientes seguros e confortáveis de que a compra dele será entregue. Todos entenderão, e não deixarão de comprar em sua loja por esse motivo. Coloque um banner na homepage de sua loja, avisando que estão funcionando normalmente e que estão entregando o produto. Seja transparente e ganhe a confiança dos atuais e novos clientes.

Gostou das dicas?

Elas são aplicáveis para todo tamanho e tipo de negócio, por isso, aproveite e coloque em prática na sua também!

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