Tenho uma ótima dica pra você, ou melhor, 5!

Conheça as 5 ferramentas que você precisa ter na sua loja para decolar o seu negócio

Com a pandemia mundial, o comportamento de consumo mudou significativamente, e muitos consumidores migraram seus hábitos para o cenário online. Pensando em te ajudar a vender e a organizar sua operação - que tende a crescer com as campanhas certas para o público certo - trouxe as ferramentas de gestão que nossos Top10 lojistas utilizam na operação de e-commerce deles.

:computer: ERP - importante aliado na gestão do negócio

É um sistema de gestão essencial para ajudar na parte administrativa, logística e financeira.

Controle dos produtos em estoque, emissão de notas fiscais, gestão de pedidos, contas a pagar e receber, e administração de outras atividades em sua loja, pode ser desafiador, ainda mais para empreendimentos pequenos, ou que estão no começo, que não contam com uma equipe para isso. E a função do ERP é exatamente essa, cuidar de todas as atividades de uma empresa de forma automática e integrada, para otimizar seu tempo e dinheiro.

Na Loja Integrada temos parceiros como Tiny e Bling de opções para integrar em sua loja, mas existem outros no mercado e, caso queira utilizá-los, é necessário solicitar chave de acesso a API para criar a integração própria.

:bar_chart: Relatório de análise de dados

O Google Analytics, é uma das ferramentas indispensáveis na sua estratégia de vendas. Ela é gratuita e de fácil instalação em seu site e no painel da Loja Integrada.

Com ele, você analisa os dados de sua loja em tempo real, consegue entender quem é o público do seu site, como ele navega dentro dele (quais são as páginas mais acessadas), consegue medir os resultados de suas campanhas de marketing, a região geográfica de onde mais acessam, origem de vendas em seu site, enfim, uma infinidade de dados super importantes para a sua estratégia de negócios.

Com os relatórios que ele fornece, você consegue entender se o investimento em alguma campanha ou parceria trouxe resultado ou não, para assim, tomar decisões mais assertivas de onde investir seu dinheiro nas ações de marketing, como: em quais canais divulgar, anunciar e com quais produtos deseja trabalhar nessas divulgações (seja um produto top seller ou um que está estocado e precisa desovar).

:vibration_mode: Atendimento ao cliente online

O mundo muda o tempo todo, e com a chegada da pandemia mudou tudo novamente, inclusive a forma de consumirmos. Ela trouxe novos públicos, como os nossos pais e avós, por exemplo, comprando pela internet.

Por isso, agora mais do que nunca, sanar todas as dúvidas dos seus clientes é um ponto importante para mostrar que sua empresa se importa com eles. Aproveite para estreitar o relacionamento, fidelizá-los (afinal, você pode perder clientes se tiver um atendimento ruim) e ajudá-los a finalizar a compra do produto.

Na Loja Integrada, temos o JivoChat, que centraliza os canais que os clientes mais utilizam, como o direct no Instagram, Facebook, ou o chat da sua loja, tudo em um só lugar.

Dependendo da ferramenta que você integra à sua loja, ela pode ajudar na gestão dos chamados, segmentando os motivos mais graves e, dessa forma, melhorar sempre a experiência do consumidor.

:package: Rastreamento de pedidos para seus clientes

Nada melhor do que alinhar a expectativa de entrega do pedido com o seu cliente, pois não gera frustração, nem ansiedade, em casos de atrasos, e ainda cria uma relação de confiança e segurança com eles.

Para ajudar no rastreamento de pedidos para os seus clientes, existem ferramentas de envios que otimizam este processo. Como?

Todo novo pedido gera um código de rastreio, que você deve cadastrar no pedido e, posteriormente, pode enviar aos seus clientes, para que acompanhem o status de entrega.

É simples e todo mundo fica satisfeito! O seu cliente, que será informado até o momento da entrega, e você, que terá menos chances de reclamação.

:arrows_counterclockwise: Troca e devolução de pedidos

Em uma loja virtual, não se pode experimentar, testar o produto que está adquirindo, e este pode ser um motivo comum para solicitação de trocas. Além de riscos que podem ocorrer durante a logística, como defeitos ou um produto que foi enviado errado, no momento da coleta e separação do pedido, que resultam em troca e devolução dos produtos.

Você pode colocar na página de Política de Troca e Devolução, a mecânica do processo de troca de forma bem explicada e, se for possível, por que não oferecer algum benefício na primeira troca, como gratuidade no frete e na postagem? Ou também, confeccionar folders com essa mecânica no envio do produto.

Para que essa parte do e-commerce não atrase os demais processos da empresa, é importante ter um atendimento escalável, que facilite esse sistema de troca e devolução, tanto para o cliente quanto para você. E já existem ferramentas que podem te ajudar nesse ponto do seu e-commerce, como a Troque Fácil.

Espero que tenha aproveitados essas dicas, e que elas tragam insights para alavancar o seu negócio.

Até a próxima.