O be-a-bá do Google Analytics: saiba como utilizar esta poderosa ferramenta

Google Analytics: por onde começar? Saiba aqui como criar sua conta na ferramenta

Bem vindos ao primeiro tópico da nossa trilha sobre Google Analytics!

Nosso objetivo é fazer com que você entenda TUDO sobre uma das ferramentas mais completas para o seu e-commerce, que mostra dados de comportamento dos visitantes em sua loja, quantidade de visitas, de onde vêm, quais são os produtos mais vendidos e outras informações relevantes para a estratégia de sua loja.

Pra te ajudar com isso, vamos à criação da sua conta.

  1. Acesse o google em www.google.com.br, e digite Google Analytics.

  2. Clique na primeira opção conforme mostra a imagem abaixo.

  1. Caso você já esteja logado na sua conta do Gmail e tenha uma conta no Google Analytics, será solicitado que você insira sua senha para confirmar o acesso, caso contrário, você será direcionado para a aba de criação da sua conta. Clique em Inscrever-se

  1. Agora é hora de começar a criação da sua conta. A primeira informação que a ferramenta vai solicitar, é o que você deseja gerenciar, o seu site ou um app. Selecione a opção “Website” e siga para o preenchimento restante.

image

  1. Mais abaixo, insira o nome da sua conta e o nome do seu Website. Vamos supor que o nome da minha loja seja “Loja Integrada”. Eu posso colocar “Loja Integrada” tanto no nome da conta quanto no nome do Website, sem qualquer problema.

  1. Desça a tela e insira a URL do seu website, que nada mais é do que a URL da sua loja. Você perceberá que já existe um “https://” pré definido no campo. É importante que você acesse seu site e veja se ele é https ou http, afinal, isso influencia diretamente em outros relatórios disponíveis no Google Analytics. Se você é cliente Loja Integrada, seus domínios já estão como https://.

  1. Mais abaixo, será solicitado a categoria do setor. Este campo não é obrigatório, contudo, existe um relatório chamado comparativo de mercado que permite você fazer um comparativo do seu site com outros sites da mesma categoria de negócios que o seu, por isso, se você desmarcar esta opção, não conseguirá o acesso a este relatório.(Sugerimos que selecione uma opção)

  1. No campo de Fuso horário dos relatórios, selecione o horário com base na sua localidade, por exemplo: Brasil (GMT-03:00) Horário São Paulo.

  1. Mais abaixo, você terá acesso às configurações do compartilhamento de dados.
  • Produtos e serviços do Google: pode deixar habilitada. Com essa opção, será possível sincronizar o Google Analytics com o Google Search Console e com o Google Ads, além de recolher informações demográficas do Google Analytics.
  • Comparativo de mercado: essa opção somente será habilitada se você inseriu o seu setor no campo que falamos lá atrás.
  • Suporte técnico e especialista de contas: essas opções, deixamos a seu critério habilitar ou não. Isso porque, habilitando essa opção, você autoriza que os especialistas de conta, ou suporte técnico do Google, acesse sua conta quando necessário, sem precisar te notificar previamente.
  1. Descendo a tela, você verá um botão chamado Ver ID de acompanhamento. Ao clicar neste botão, o Google Analytics trará os termos e condições. Aceite os termos exibidos e pronto! Sua conta está criada e você será direcionado para a página inicial do Google Analytics.

Logo de início, você visualizará o “UA”, seguido de um número. Mas você deve estar se perguntando: o que é um UA?

UA, é como se fosse um “RG” dentro do Google Analytics. Cada site que você monitora no Google Analytics, ainda que pertença a uma mesma conta, possui uma UA. Então UA é o que identifica pra você, que pertencem àquele site.

Espero que tenha sido facinho criar sua conta! Agora confira o tópico Conta criada, e agora? Faça a integração na Loja Integrada e comece a visualizar os dados para saber como instalar seu código de acompanhamento no painel da sua Loja Integrada. :wink:

1 curtida

Sugestão: postar o link para os próximos, assim fica mais fácil de acompanhar o tutorial.