Declarações falsas Merchant Center | Merchant Center Declarações falsas

O Merchant Center é uma plataforma online de gestão de inventário pensada e desenvolvida exclusivamente para atender às necessidades do público varejista setor econômico em constante crescimento. É uma ferramenta de trabalho fundamental e indispensável que possibilita aos comerciantes listar e gerenciar informações de produtos além de auxiliá-los a promovê-los nos resultados de pesquisa do Google e da página do Shopping.

No entanto, é importante ressaltar que o uso inadequado dessa plataforma pode acarretar em sérias penalizações especialmente quando se trata de violações das políticas. Se o Google determinar que uma conta do Merchant Center violou suas políticas, a empresa suspende a conta do comerciante e seus produtos não são mais promovidos. Essa suspensão pode ser temporária ou permanente, dependendo da gravidade da violação.

Uma das razões pelas quais uma conta do Merchant Center pode ser suspensa é a violação da política declarações falsas conforme veremos a seguir.

Declarações falsas

Informações, conteúdos e promoções que não são verdadeiras, precisas, realistas e comprováveis. Em resumo essa suspensão se refere a apresentação de informações enganosas sobre o produto ou a empresa. O Google não quer que os usuários achem que foram enganados pelo conteúdo promovido nos anúncios do Shopping. Para evitar isso, os comerciantes precisam ser diretos, honestos e fornecer as informações necessárias para que os usuários tomem decisões fundamentadas.

Várias práticas são proibidas, incluindo omissão de informações relevantes, promoções enganosas ou irrealistas e declarações falsas ou que prometem resultados improváveis. Tal suspensão pode ocorrer não só em relação aos dados comerciais. Na verdade, essa suspensão vai muito além! É necessário um telefone que funcione e receba chamadas no horário de atendimento informado, um endereço de e-mail que funcione e receba mensagens, e por aí vai.

Contudo, há algo que surpreendentemente muitos esquecem: o produto. Já verificou se o cadastro dos seus produtos segue corretamente as especificações do feed estabelecidas e exigidas pelo Merchant Center? Esse centro tem critérios específicos para o feed de produtos e, portanto, as informações do seu cadastro devem estar em conformidade com esses critérios. Consulte neste link as especificações dos dados do produto disponíveis na Central de ajuda.

Exemplos concretos

Especificamente para produtos de marca, o Merchant Center exige de todo e qualquer anunciante o número global de item comercial – GTIN, identificador único, EXCLUSIVO e reconhecido internacionalmente de um produto. Não fornecer o GTIN, o código de barras do produto, também pode levar à suspensão da conta.

Promessas milagrosas em produtos de emagrecimento também são vetadas pelo Merchant Center. O algoritmo usado para avaliar a política de declarações falsas sabe que a perda de peso respeita limites estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e suspende as suas contas quando identifica essa e/ou outras declarações falsas sobre o produto em si.

Central de ajuda Merchant Center

A Central de Ajuda é uma fonte inestimável e indispensável para conhecer e entender a política de declarações falsas e fundamental para compreender completamente os requisitos obrigatórios. São diversas políticas que estão divididas em políticas gerais, adicionais para segmentos específicos, políticas por canal, políticas para produtos, entre outras. Há casos em que anunciantes de determinados segmentos são até obrigados a fornecerem certificados se quiserem promover seus produtos no Google.

Por fim, é importante destacar que, embora algumas lojas que burlam as políticas estabelecidas tenham sucesso em exibir seus produtos no Shopping, não se trata de um benefício concedido. Elas estão se beneficiando das falhas do algoritmo, o que a longo prazo não é sustentável. É fundamental para anunciantes que buscam autonomia estejam atualizados e compreendam detalhadamente todas as exigências. É importante agir com ética.

Trechos das políticas de Declarações falsas

Conforme Central de ajuda Merchant Center, não é permitido:

Omissão de informações relevantes

  • Falha em divulgar de forma clara e visível o modelo de pagamento e a despesa total que um usuário arcará antes e depois da compra.
  • Falha em divulgar de forma clara e visível todas as condições relacionadas antes e depois da compra
  • Temos e condições, informações de envio ou política de devolução e reembolso ausente, sem clareza ou não podem ser facilmente descobertas.

Promoções enganosas ou irrealistas

  • Fazer declarações falsas sobre sua identidade, qualificações ou o produto promovido. Exemplos: alegar ser um revendedor certificado de mercadorias quando na verdade não é certificado, usar o nome de uma marca para direcionar o tráfego para um produto diferente no site

Usar declarações falsas ou declarações que atraem o usuário com um resultado improvável (mesmo que esse resultado seja possível) como o resultado provável que um usuário pode esperar

  • Exemplos: ‘Curas milagrosas’ para doenças médicas; produtos para perda de peso extrema

Estudar a central de ajuda Merchant Center é a minha primeira e principal orientação. Como é possível eliminar violações de políticas em uma loja virtual sem saber a causa e as alternativas soluções?

Na central de ajuda você terá acesso aos requisitos obrigatórios para cada questão. Por exemplo, é possível conhecer os requisitos básicos e obrigatórios para o site / loja, para as páginas de destino e para o feed de produtos. São diversas políticas, as quais não podem ser cumpridas parcialmente.

Algumas causas comuns da suspensão Declarações falsas (não estão todas)

  • Dados de contato ausentes
  • Política de devolução e reembolso ausente ou ininteligível
  • Informações de frete ausente ou ininteligível
  • Termos e condições ausente ou ininteligível
  • Formas de pagamento na finalização de compra ausentes
  • Processo inseguro de finalização de compra
  • Processo incompleto de finalização de compra

Especialista Google Certificado

#merchantcenter #merchantcentersuspensa #google-e-redes-sociais

1 curtida