Crie um blog interno na sua loja gratuitamente [versão 1.0]

Salve rapaziada, beleza? Ultimamente implementei um blog WordPress no subdominio “blog.” a fim de obter um crescimento do SEO. Mas ao ler mais sobre, vi que o ideal é o blog estar no dominio raiz do site “www”.

Pensando nisso, eu pesquisei como implantar esse blog na loja integrada, cheguei a encontrar um scripts de um “parceiros da LI” por R$299, que eu até pagaria, mas o “parceiro” requer acesso total a loja, ou seja, o mesmo teria acesso até as minhas movimentações financeiras e ao banco de e-mails de meus clientes, coisa que eu nunca permitiria acontecer, no máximo se fosse configurado via assistência remota, assim eu estaria vendo de fato tudo o que é acessado pelo “parceiro”. Enfim…

Ao analisar melhor a LI, notei que qualquer um pode montar um blog interno na plataforma, sem precisar pagar nada por isso e eu vou explicar tudo aqui, pois aqui é um forum da comunidade e acredito que eu deva contribuir gratuitamente com isso.

Primeiramente criei a pagina “Blog” no menu “Personalizar sua loja > Páginas de conteúdo”, selecionei a opção “página em branco” e criei um html básico no qual terei que editar a cada nova postagem, confere exemplo da página principal do meu blog: https://www.oculoslocs.com.br/pagina/blog.html. Dessa forma:

image

Logo, para criar uma nova postagem para o blog, é necessário criar outra “página de conteúdo”, mas dessa forma todas as postagens ficariam no rodapé do site e não daria certo, aí que vem o pulo do gato, basta publicar a página de cada postagem do blog com a opção de “pagina desativada” dessa forma:

image

Assim a página continua acessível e funcional, só não aparecerá no rodapé do site, apenas na pagina “blog” na qual você vai adicionar manualmente via HTML.

Conto com a ajuda de vocês para melhorar o design HTML da página “BLOG” onde mostra as postagens, pois no momento dessa postagem, meu design está bem básico, porém funcional.

Espero ter ajudado e contem comigo! :sweat_smile:

4 curtidas

Sugiro que a cada nova postagem, vocês cadastrem o link novo no google search console a fim de que ele seja indexado manualmente, visto que a página não aparecerá no sitemap.xml

2 curtidas

Olá, Ricardo. Agradeço pelas dicas, há tempos veio buscando uma forma de inserir blog no site.
Não conheço nada de programação.
Minha dúvida é uma confirmação: pelo que entendi, você não usou nenhuma plataforma de blog externa, seu blog foi montado inteiro dentro da própria LI, certo? Criou uma página para ser o BLOG, página raiz, e na mesma inseriu os links das matérias, que cada uma é na verdade uma página oculta de conteúdo na própria LI. Correto?

Tem limitação de páginas de conteúdo a criar?
Notou que de fato aumentou o número de acessos pelo marketing de conteúdo?

Obrigada

1 curtida

O Blog é inteiramente criado usando as “Páginas de conteúdo”. E sim, correto.

Não há limitações e ainda não deu tempo de ter o aumento do trafego, afinal só tenho 6 posts criados a 3 dias… Mas sim, irá aumentar, seu site ganhará mais relevância e mais links no google o que resultará em mais resultado de pesquisa, impressões e cliques.

Hoje 01/02 estou com um bug pra resolver na pagina principal do blog devido ao pouco conhecimento com CSS mas daqui pra mais tarde dou uma ajeitada, mas é basicamente isso mesmo.

Sempre que cadastrar uma nova postagem para o blog de forma oculta nas “paginas de conteúdo”, você deverá colocar o google pra varrer manualmente aquele link a fim de indexa-lo no buscador, visto que paginas ocultas não aparecem no sitemap.xml e consequentemente não serão indexadas de forma automática.

image

1 curtida

Fala irmão estou aos pouquinhos fazendo um CSS padrão para o blog. Logo eu mando por aqui.

Edit… e o @O_Zara vai me ajudar kkkkkk

2 curtidas

Pô irmão, perfeito! Fico no aguardo e obrigado pela contribuição :sunglasses:

2 curtidas

Salve! kkkkk manda ai que nois arruma isso hehe

2 curtidas

Legal! Muito obrigada!

Bom dia guerreiros e guerreiras! Só uma dica muito importante: tenham muita cautela ao criar artigos usando “conteúdo” gerado por ChatGPT ou ferramentas similares. Em 2023 milhões de sites tiveram o ranking de busca derrubado em nível de domínio pelo Google por esse motivo, ou seja, os sites inteiros perderam visibilidade nos resultados das buscas. Usem as inteligências artificiais para acelerar e estruturar o processo de criação mas sempre, em 100% das vezes, revisem, editem e enriqueçam as publicações com foco no usuário que está lendo e, obviamente, trabalhando bem o funil de vendas. Bons negócios à todos!

1 curtida

Acredito que isso foi no passado! Mas de fato é sempre bom edições humanas, a IA serve pra criar alguns caminhos apenas…

O carequinha do SEO Neil Patel já havia postado a mudança nos termos sobre IA do Google, esse link aqui do google também fala sobre: Orientações da Pesquisa Google sobre conteúdo gerado por IA  |  Blog da Central da Pesquisa Google  |  Google for Developers

image

2 curtidas

poww fui dar uma olhada hoje e vi que já está bacana para caramba mano:

mas ta todo bugado, fiz no adobe muse o css é à parte do html, tentei juntar e da bug:

1 curtida

Tava organizando ele aqui, mais vi que o ideal seria criar uma estrutura do zero com renomeação das classes para fazer um Css bacana kk

Ajuda nois, eu não manjo nada de css

estava pensando a mesma coisa… acho que seria melhor, a estrutura do html está confusa e não ajuda na personalização.

manda o html completo aqui por favor que vou fazer as modificações de classes para melhorar a estilização.

showw vou organizar isso aqui… kkkk

2 curtidas

Eu passei a noite ontem criando o blog pelo canva, mas só no fim me deparei que não terei o acesso ao codigo para implantar na pagina blog.html :sweat_smile:

Ta até responsivo https://bloglocs.my.canva.site/, parecido com o do @Mauricio_Pereira mas não conseguirei usar :laughing:

Tentei puxar por iframe mas é bloqueado

1 curtida

Compartilhar comigo o link para edição no privado, vou ver o que consigo fazer… manda lá… vou ver se pego os elementos.

1 curtida