Hoje recebi a queixa de um clliente que não está conseguindo finalizar a compra, pois o site da minha loja informa que “não há nenhuma forma de envio disponível”. Pensei que pudesse haver algum erro nas faixas de CEP cadastradas (sob muito esforço, MANUALMENTE, diga-se de passagem!). Achei estranho. Tentei usar com um CEP comum daqui da minha cidade, o meu próprio, que sempre uso pra testar, e vi que mesmo nele estava dando problema.
Então investiguei no painel e vi que simplesmente a forma de envios personalizada que cadastrei em novembro (“Impresso Módico”) simplesmente aparece agora indisponível para mim, como se eu tivesse que subir de plano para cadastrar a forma de envio personalizada! Agora ela consta como indisponível para o meu plano (gratuito), e eu nem sequer fui avisado disso. Estou há sabe-se lá quantos dias sem nenhuma venda e a plataforma não deu nenhuma satisfação.
Só trabalho com livros, e mais especificamente livretos, que são baratos (R$8,00 ou R$9,00), como vocês querem que eu faça vendas se tiver de enviar por PAC ou Sedex? Ninguém vai pagar 9 reais num livreto se tiver de pagar 20, ou 30, ou 50 no frete. É absurdo isso. Absolutamente todos os livreiros pequenos do Brasil utilizam a modalidade de Impresso com registro módico dos Correios, porque é a única viável. Como farei agora? Vocês vão mesmo me privar da possibilidade de envio personalizado?
A minha loja aconteceu a mesma coisa. Tenho só 8 produtos cadastrados na loja e usava o melhor envio. Alguns clientes me retornaram reportando o erro e simplesmente vi que tenho que subir de plano agora. Sacanagem hein!
É muito injusto, sobretudo por não terem avisado. Ou seja: quantos clientes será que tentaram fazer a compra e simplesmente não conseguiram e, frustrados, não tiveram a iniciativa de entrar em contato a respeito? Impossível saber. Ademais, isso deveria ter sido avisado com antecedência, para nós, lojistas, tomarmos a devida providência (quer de migrar de plano, quer de abandonar a Loja Integrada e procurar outra plataforma de e-commerce) com antecedência. Agora vou levar um tempão até resolver a situação, e estou sem dinheiro nenhum entrando para mim. Muito errado isso. Uma vergonha para a Loja Integrada.
Peço desculpas em demorar a responder aqui, pois entrei em contato com a equipe responsável pelas comunicações para me inteirar sobre este assunto. No dia 20 de abril foi publicado no painel de todas as lojas grátis o seguinte comunicado (imagem abaixo), onde informamos que a partir do dia 08/05/2023, as únicas formas de envio disponíveis no plano grátis serão: Enviali, Retirada em Mãos e Motoboy.
Checamos e ambas as lojas, tiveram a comunicação recebida via painel.
@clara Bom dia. Primeiramente, retiro o que disse sobre não terem avisado, já que o fizeram; eu de fato não conferi mensagens no painel. Por se tratar de uma mudança tão significativa e restritiva, imaginava que se algo assim fosse acontecer eu seria avisado por e-mail.
Quanto à sua mensagem, respondi neste fim de semana (fiquei mais de 1 mês com a loja fechada e sem logar na plataforma). Aguardo retorno e agradeço-lhe pela disposição em resolver o problema.