Como oferecer Cupom de Desconto e vender mais no seu E-Commerce

O cupom de desconto para compras online vem fazendo história no Brasil. Em outros países, como os Estados Unidos, essa procura é uma grande febre. Lá os cupons são tradição antes mesmo do comércio eletrônico existir. Aqui no Brasil, os cupons de desconto surgiram junto com o e-commerce, como uma estratégia para aguçar os consumidores a realizarem compras nas lojas virtuais que os promovem. Oferecer cupons pode ser de fato proveitoso como atuação de marketing. Por isso, é fundamental saber como oferecer cupom de desconto para vender mais em sua loja virtual.

Como funciona o cupom de desconto na loja virtual?

De forma resumida, ele é um código composto por letras ou números. A loja cria o cupom pelo painel administrativo e disponibiliza os cupons em seu site ou em demais estratégias, oferecendo em conjunto um preço diferenciado na compra para quem utilizá-los no processo final de compra.

Os cupons sempre estão acompanhados de algumas regras que são estabelecidas de acordo com a estratégia de marketing do e-commerce. Existem cupons para apenas algumas categorias ou tipos de produto, para frete grátis e principalmente para atrair novos consumidores. Outros são oferecidos apenas na primeira compra ou para produtos acima de um determinado valor. Os modelos são diversos.

Quais são os principais tipos de Cupons de Desconto em uma loja virtual?

Veja abaixo alguns tipos de cupom de desconto que normalmente são mais comuns em serem utilizados em estratégias de Lojas Virtuais:

1. Sazonal

Os cupons sazonais são oferecidos apenas em algumas determinadas épocas do ano. Eles costumam ser anunciados de surpresa e funcionam para atrair mais pessoas para a sua loja virtual, para assim impulsionar vendas.

2. Datas comemorativas

As datas comemorativas também são boas oportunidades para oferecer cupom de desconto. São inúmeras datas durante o ano. Portanto, tenha um calendário para identificá-las e descobrir quais podem ser mais estratégicas para o seu nicho de atuação. Você pode oferecê-los no Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Black Friday, entre outras datas.

3. Aniversários

Oferecer cupons para aniversariantes também vem a ser uma grande vantagem. Funciona como um “presente” para os seus clientes. O prazo para utilizá-lo pode ser no mesmo dia do aniversário ou durante todo o mês. O consumidor se sentirá único e isso irá melhorar a imagem do seu e-commerce.

4. Primeira Compra

Oferecer um estímulo para que um usuário realize uma compra pela primeira vez em sua loja virtual, pode fazer toda a diferença entre o sucesso ou o fracasso do seu negócio. Segundo dados, esta é uma das maiores dificuldades de micros e pequenos lojistas, ou seja, em atrair novos clientes.

Como oferecer cupom de desconto no seu e-commerce?

Há diversas formas e estratégias para conseguir fazer com que os consumidores na internet decidam comprar itens na sua loja virtual, ao invés de comprar na loja do concorrente. A prioridade é conceder os cupons de descontos. Entre elas, está em conceder cupons genéricos capazes de serem usados por todo o seu e-commerce, durante um período específico, por exemplo.

Quando você acessa uma nova loja virtual pela primeira vez, encontra um produto e decide compra-lo, você tenta buscar algum cupom de desconto? Em muitas situações, as lojas virtuais tentam “esconder” a existência de cupons disponíveis, ou então dificultar o acesso para novos ou antigos usuários.

Soa estranho, mas isso acontece na prática! Mesmo sabendo que determinada loja oferece cupons de descontos sazonais ou permanentes, normalmente há uma dificuldade maior em encontrá-los disponíveis na loja. Isso somente não ocorre nos grandes Marketplaces , pois grande parte dos produtos ali disponíveis são disponibilizados por outros revendedores dentro do site. Por outro lado, os próprios lojistas, principalmente os micros e pequenos, ainda precisam trabalhar em suas margens de lucro, portanto quanto mais descontos, menos lucro ele terá, matematicamente falando.

Devo divulgar um cupom de desconto permanentemente?

Quando alguém acessar o seu site pela primeira vez, qual deve ser o principal estímulo para tenta-lo atrair e concluir a tão sonhada e importante primeira venda? Você pode programar uma janela / pop-up oferecendo algum tipo de desconto, por exemplo.

Aproveitando a onda dos grandes APPs de Delivery de Alimentos, onde a exibição de Cupons de Descontos fica claramente visíveis, por que não, então, disponibilizar algo parecido na sua loja virtual?

No tema “Girl Boss V5”, você pode manter disponível, por exemplo, um Cupom de Desconto permanente, claramente visível no topo da loja, oferecendo um Cupom de Desconto para uma primeira compra de um novo usuário, oferecendo de 5 a 10% de desconto, por exemplo.

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Com essa função visível na loja, as chances de uma primeira venda para um novo usuário ser concretizada aumentará consideravelmente. Você também pode usar este campo para qualquer outro tipo de estratégia de divulgação de desconto, como datas sazonais, comemorativas, entre outros.

Mesmo divulgando cupons em determinadas estratégias, não há nada mais atrativo que disponibilizar Cupons na sua loja virtual de forma transparente e facilmente acessível! Você, pequeno lojista, sabe como é difícil no começo atrair novos clientes e fideliza-los.

Agora você já sabe que existe opções de Templates onde facilitam oferecer Cupom de Desconto, lhe auxiliando assim a alavancar cada vez mais as vendas em sua loja virtual.

Gostou? Coloque estas dicas em prática!

Conheça também mais opções de temas com campos visíveis de Cupom de Desconto disponíveis para venda na plataforma da Loja Integrada: Linha Girl Boss V4 e Linha Girl Boss V5.

Bora vender!

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Muito bom :fist_right::fist_left::blue_heart: @Globe_Commerce

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Que orgulho desses meus parceiros! Muito boa dica <3

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Muito bom o post.
Obrigada por compartilhar, @Globe_Commerce

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