Como funciona o SEO?

Olá @marciolopes, tudo bem?

SEO são as otimizações para alcançar o topo do Google, de forma orgânica. Ou seja, sem precisar pagar para aparecer nos resultados das buscas.

É possível trabalhar o SEO de duas formas: ONsite e OFFsite (Interno e externo). Isso é, você pode trabalhar o SEO dentro da sua loja e o SEO. Mas antes de começar a trabalhar o SEO é necessário estudar sobre as palavras chaves do seu negócio. Abaixo listo algumas das ações necessárias para começar a trabalhar o SEO da sua loja:

  1. Palavras chaves

O próprio Google oferece um link que se chama Planejador de palavras chaves: https://ads.google.com/intl/pt-BR_br/home/tools/keyword-planner/

Pesquise também quais os termos do seu negócio e quantas vezes são buscados no Google, para saber se vale a pena usar a palavra chave ou não. Para isso, é possível usar o Google Trends.

  1. Conteúdo original

É necessário criar seus conteúdos e não copiar de algum lugar. O google gosta de pessoas criativas e originais. Então, não pense em copiar o que já existe na internet porque o Google sempre dará preferência para o site/loja que criou aquele conteúdo primeiro.

  1. URL amigável e Título da página

Sempre que criar uma página, categoria ou produto, pense no nome que dará para eles pois a URL, geralmente, vira o título que você deu.

Exemplo: Categoria Feng Shui a URL será www.dhonellalojavirtual.com.br/feng-shui

Por isso, é importante que você pense muito bem no nome que escolherá, para ser curto, direto ao ponto e fácil.

  1. Meta tag description

Essa é a opção para você colocar na descrição de SEO do seu produto ou categoria. O google não leva em consideração essa descrição para indexação de posicionamento, porém ele sempre mostrará nas buscas essa descrição. Por isso, pense bem na mensagem que você quer passar pois estará no Google essa meta tag description, quando ele mostrar sua loja em algum resultado de busca.

  1. Estrutura da página

Pense em colocar em h1 o título que for mais relevante para seu negócio e seu produto, depois em H2, h3 e assim por diante. Quando você utiliza essa diferença de tamanho de fonte, está dizendo para o Google qual é a informação mais importante, de acordo com os comandos h1, h2 e h3.

  1. Crie o sitemap do seu negócio

O sitemap mostra para o Google a sua estrutura e links para as páginas da sua loja virtual, por exemplo. Acaba facilitando a indexação das páginas novas e conteúdos. Geralmente, é feito através de XML. Esse site é o mais famoso para gerar o XML do seu sitemap: https://www.xml-sitemaps.com/

Porém, se você colocar /sitemap.xml no endereço da sua loja integrada, você conseguirá acessar o xml para subir no Google Search Console e indexar seu site map.

Exemplo: https://dhonellalojavirtual.com.br/sitemap.xml

  1. Troca de links

Nesse caso a troca de links precisa ser real e não colocar links escondidos em sites para gerar essa relevância. Isso funciona muito para guest post em blogs, por exemplo. É importante que sejam links de sites reais e que tenham acessos reais para que funcione.

Hoje em dia, existem sites que divulgam notícias em diferentes blogs para te ajudar nessa troca de link. Um exemplo recomendado pelo Hygor Roque é o site DINO, que gera distribuição do link da sua loja, de acordo como plano escolhido.

SEO dentro da sua Loja Integrada

Dados da sua loja

Na opção Nome da loja no recomendados que coloque o nome da loja e do lado o segmento e o que você vende. Por exemplo: Dhonella - Loja virtual de produtos esotéricos.

Na parte de descrição da loja, é hora de montar um parágrafo onde você conta o que você vende, qual facilidade você oferece e qual seu diferencial. Tudo isso, de preferência, fazendo uso das palavras chave do seu negócio que você já tem identificada.

Categorias e Produtos

Ao criar uma nova categoria, é possível fazer a configuração da otimização do SEO. Onde você precisa preencher três coisas:

  • Tag title - é o título que você mostrará para o Google do que se trata esta categoria. Pode ser o nome do seu produto mais uma pequena explicação. Exemplo: Adesivos de parede Mandala Feng Shui
  • Meta Tag Description - aqui são as informações desta categoria que você quer mostrar nos resultados das buscas no google. É o texto que aparece abaixo de qualquer site que o Google mostra nas buscas. Importante: crie um texto vendável e informe se você oferece alguma facilidade de pagamento ou frete grátis para algum estado. Neste parágrafo, vale contar os seus benefícios já que estará visível para todo mundo que se deparar com aquela categoria específica.
  • Meta tag keywords - essas palavras servem para quem for buscar alguma coisa em seu site e a palavra não está no título de nenhum produto ou categoria, por exemplo.

Aplicativos que te ajudam a trabalhar relevância do negócio

  • Google Avaliações
  • Google Tag Manager
  • Facebook Comentários
  • WebPeak

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