Comércio eletrônico: configurando uma das principais funções do Google Analytics

Você já criou sua conta e integrou o Google Analytics no painel da Loja Integrada, mas precisa ativá-lo, configurando dentro do Google Analytics.

Sem essa ativação, não é possível analisar os dados de sua loja.

Ele traz informações de comportamento de seus clientes dentro de sua loja, desempenho de vendas, de produtos, apontando quais são os que mais vendem, quais trazem maior receita, em que região está o seu público-alvo, de onde acessam (desktop, mobile ou tablet), e muitos mais dados valiosos para o seu negócio.

Vamos mostrar como é fácil.

  • Clique em Administrador > vá até a 3ª coluna (Vista) > Configurações do comércio eletrônico

  • Clique em ATIVADO no primeiro botão de Ativar comércio eletrônico (deixe o segundo botão DESATIVADO, conforme imagem abaixo) e clique em Salvar.

:round_pushpin: Atenção: Você só vai configurar essa opção se você é um e-commerce, ok? Blogs ou sites de conteúdo não terão essa visão geral dos relatórios do comércio eletrônico.

Agora que seu e-commerce está configurado e ativado no Google Analytics, você pode extrair relatórios valiosos de seu negócio. Vamos começar?

Visão geral do comércio eletrônico

Aqui você define o período que deseja analisar os dados e obtém informações gerais como:

  • Receita
  • Taxa de conversão do seu e-commerce
  • Transações (número de pedidos)
  • Valor médio do pedido

Para visualizar estas informações, clique em Conversões > Comércio eletrônico > Visão geral

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Desempenho por produto

Mais detalhado ainda, você consegue analisar o desempenho de seus produtos, seja por:

  • Receita
  • Quantidade de produtos mais vendidos
  • Por SKU (variações do produto)
  • Categorias de produto

Clique em Conversões > Comércio eletrônico > Desempenho por produto

Desempenho de vendas

A análise aqui é dos pedidos feitos em sua loja, e mostra a quantidade de produtos vendidos em cada um, quanto de imposto e de frete foram pagos, e qual a respectiva receita total.

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Além destes dois relatórios citados, você pode obter pelo Google Analytics relatórios de público-alvo, como:

  • Geográfico > Local: identificar o local, de quais países e cidades, as pessoas mais acessam o site.

  • Dispositivos móveis: origem de mais acesso ao seu site, se é por desktop, mobile ou tablet, e destes, qual gera mais vendas.

  • Além de análise de comportamento de compra, comportamento no checkout, campanhas de marketing e muito mais.

Para ter acesso ao conteúdo completo, assista ao curso de Google Analytics, onde Gustavo, da Métricas Boss (agência especializada em Web Analytics), explica com detalhes cada um desses tópicos de maneira prática e simples.

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