Aviso de autenticação em duas etapas

Bom dia!

Estou abrindo este tópico pois estou com problemas para poder explorar minha conta devido ao aviso de autenticação em duas etapas. Algumas opções da conta não estou conseguindo acesso pois sempre aparece esse aviso para poder fazer essa autenticação em duas etapas e automaticamente redireciona para a aba configurações>usuários para poder fazer a autenticação, mas não quero fazer essa autenticação, quero continuar normal como estou, fazendo o acesso com e-mail e senha. Não sei se esse aviso é um bug temporário ou realmente essa autenticação em duas etapas está sendo obrigada e forçada, mas se for, isso não pode acontecer pois essa decisão deve ser obrigatoriamente facultativa e a escolha do proprietário da conta.

Sendo assim, aguardo retorno com uma posição para poder ter o total acesso e movimentação à minha conta novamente como sempre foi.

Obrigado!

@F_Silveira tudo bem com você? :slight_smile:

Espero que sim.

O usuário que se logar sem ter ativado o 2FA não conseguirá:

  • Editar configurações gerais
  • Editar dados da loja
  • Adicionar/editar usuários
  • Editar formas de pagamento
  • Editar formas de envio
  • Editar domínio próprio
  • Gerar/editar chaves de API
  • Subir arquivos pelo gerenciador
  • Editar códigos HTML
  • Editar selos
  • Editar páginas de conteúdo

Fonte: FAQ - Autenticação de dois fatores | Ajuda Loja Integrada

Entendo seu desapontamento e lamento muito se em qualquer momento tenha se sentido desconfortável em utilizar essa medida de segurança.

A autenticação em dois fatores é uma forma segura de autenticar um usuário através de um único código que só ele tem acesso.

Como o próprio nome diz, trata-se de uma segunda camada de segurança para fornecer acesso aos dados após login, isso para proteger os dados bancários de seus clientes finais e o próprio fluxo operacional e financeiro de sua loja.

Nosso intuito é apenas te proteger, pois nesta época do ano tem muitas pessoas maldosas que ficam ali esperando uma pequena oportunidade para invadir sua loja, roubar seus dados e principalmente atingir informações financeiras que só dizem respeito a você.

Essa ativação vai proteger a sua loja e deixá-la 100% segura de invasões inesperadas.

Mas por que tornar obrigatório?

Porque esse recurso deixa sua loja ainda mais segura contra ataques de pessoas mal-intencionadas que estão só procurando um espacinho para invadir lojas desprotegidas, e com isso você passa a ter mais tranquilidade na rotina de gerenciar sua loja virtual.

Hoje nossa sessão permanece ativa por até 3 horas, sendo renovada a cada uso do painel. Ou seja, basta que o navegue entre páginas do painel, para que a sessão aumente por mais 3 horas.

Sua sessão poderá ser reiniciada em prazos menores se sua internet der refresh no ip, por exemplo, ou, se você usar abas anônimas em seu navegador.

Cibersegurança está entre as prioridades de todos os lojistas preocupados em garantir mais segurança aos seus clientes finais.

Qualquer dúvida estou por aqui combinado :wink:

Não estou recebendo o código via SMS para acessar a minha loja !!!

@Ana_Thais , como assim? Não posso movimentar minha própria loja? Isso não pode acontecer, é arbitrariedade, essa opção deve ser opcional e facultativa e o proprietário da loja ativa se desejar e achar que precisa em sua loja, não pode e não deve partir da Loja Integra. Além de ser extremamente chato e irritante ficar solicitando códigos para ter acesso, tem esse inconveniente que inclusive já iria comentar e que acabou de ser informado pelo usuário Andre_Luis_Bastos de os códigos falharem e não serem enviados quando precisar acessar e isso irá gerar dezenas e mais dezenas de transtorno, aborrecimentos, reclamações, insatisfações e tudo o mais, e se for assim mesmo pode ter certeza que a grande maioria vai deixar a LI para ir para os concorrentes, pois notei que tanto aqui quanto em outros lugares, diversas pessoas estão reclamando do problema do código de acesso não ser enviado.

Faço parte do Marketplace do Magalu e Americanas e não tem essa exigência de verificação em duas etapas.

Você disse que é para segurança dos usuários, eu pegunto, você acha mesmo que isso irá resolver o problema se algum bom Harker/Craker quiser invadir a conta de alguém ou até mesmo a plataforma geral da LI? Com certeza não, pois se assim fosse grandes plataformas com o mais alto nível de segurança não seriam invadidas, deixo como exemplo o mercado livre que recentemente mesmo com sua verificação em duas etapas foi invadido e exposto mais de 300 mil chaves PIX e dados de usuários, sem mencionar outras grandes plataformas inclusive de bancos que vez ou outra são invadidos e vazam diversos dados, então reafirmo que isso nada adianta se quiserem realmente invadir, é como tentar tapar sol com a peneira, só perca de tempo e aborrecimentos, que nesse caso para os usuários que não concordam como eu.

Somente outro ponto que acho importante, será mesmo que com várias grandes lojas como do grupo Magazine Luiza, Americanas (B2W), Via (antiga Via Varejo) e entre outros, sem desmerecer os que estão na LI que na maioria são de pequeno porte ou até mesmo empresário individual (MEI) assim como eu, mas será que quem quiser invadir uma plataforma vai tentar invadir a Li com várias outras opções melhores e mais rentáveis? Para mim não faz sentido ter um trabalho para invadir uma plataforma onde estão os menores sendo que é com os maiores que terão mais vantagens que é intuito de quem for invadir uma plataforma, instituição ou seja lá o que for. E sendo assim, mesmo com esse risco, você acha que Magalu e Americanas que claramente são as maiores do varejo e que tem alto nível de segurança que não necessita de verificação em duas etapas, estão se preocupando com essa suposta segurança? A resposta é, não. E para confirmar o que acabo de relatar, como já deve saber as lojas do grupo Americanas foram invadidas e inclusive ficaram fora do ar por alguns dias até resolução do problema e isso com alto nível de segurança, e mesmo após voltar, não implementaram essa verificação em duas etapas. E até mesmo o Whatsapp chato como são, essa verificação é facultativa e não obrigatória, pois sabem que o usuário que deve escolher o que acha melhor e não a empresa decidir por ele, e também sabem que se colocar imposição forçada será pior pois além da maioria se debandar para os concorrentes ainda muito provavelmente irá enfrentar diversos processos judiciais e até mesmo de grande escala como aconteceu quando tentaram obrigar a aceitar os termos e condições de compartilhamento de informações com o Facebook e outras empresas do grupo e onde grande parte foram para os concorrentes e inclusive países ao redor do globo processaram a empresa por tomar essa decisão de forçar uma escolha e no fim tiverem que ceder e deixar como opcional e facultativo à escolha do usuário e não deles como queriam forçar.

Todo o exposto é para mostrar que nada forçado e imposto não funciona então devem rever essa obrigatoriedade e arbitrariedade enquanto ainda é tempo pois perderão dezenas e mais dezenas de lojistas que irão para os concorrentes, pois é o que não falta hoje em dia de opções de plataformas de e-commerce.

E somente para finalizar minha conclusão, peço que liberem minha conta para ficar como era antes dessa imposição, pois se eu criei então ela é minha e somente eu que devo tomar a decisão se devo ou não ativar essa verificação em duas etapas e quando acharei melhor e não a LI que deve decidir por mim. E se realmente não quiserem, aí terei que deixar reclamação exposta para todos no Reclame Aqui e Consumidor.gov, informando que a Loja Integrada trabalha com arbitrariedade em sua plataforma de E-commerce.

Sem mais, aguardo!