Autenticação de dois fatores - Adicionar opção de App de Autenticação

Bom dia!

Gostaria de sugerir uma nova opção de autentificação de dois fatores. Sei que o número de celular até então era bem prático e seguro, porém vim notando uma crescente onda de fraudes e golpes utilizando o número de celular das pessoas.

O último que vi foi um em que os criminosos não estão mais precisando enviar um link para o e-mail ou SMS da vítima. E isso se torna perigoso para quem tem acessos importantes que estão sendo protegidos pelo nº de celular. Nesse caso que foi divulgado na internet, os criminosos tinham acesso ao nº pela operadora Claro, onde conseguiam efetuar a exclusão da conta da vítima e logo em seguida criavam uma nova conta com o mesmo número de celular, sendo assim, tudo que quisessem hackear seria possível pois teriam acesso as mensagem que o número recebe.

Muitas pessoas foram afetadas nesse golpe, e simplesmente por terem uma conta na Claro. Falo isso aqui, porque desde que soube disso mudei todas as minhas autenticações de 2 fatores para um App de Autenticação! Minhas contas do instagram e da loja, acessos ao facebook, e-mail… tudo. Isso aconteceu com essa operadora, mas pode acontecer com qualquer outra, não da pra prever isso né.

Então decidi fazer uma sugestão para a LI inserir como mais uma opção a Autenticação por meio de Apps de Autenticação, que são mais seguros e tem alguns que podem ser acessados offline sem problema algum, e até via computador.

Tenho medo justamente porque além do meu número ser uma opção de autenticação, também é uma opção de recuperação de conta, o que facilita mais ainda pra eles, já que nesse caso não precisariam saber minha senha, precisariam apenas mudá-la. Fica o alerta e a sugestão, pois notei que alguns sites e apps já estão indicando essa autenticação por App por ser mais segura contra fraudes.

2 curtidas

Ainda não tenho um retorno sobre essa questão para compartilhar com vocês.

Mas a novidade é que criamos um fluxo para organizar as sugestões, e apresentar todas as novidades que estão por vir na LI, saiba mais aqui.

1 curtida