API de Integração Loja Integrada

Olá, tudo bem?

Recebi a informação do meu cliente, sobre a necessidade de melhorar o painel de captação dos pedidos que caem pela plataforma da Loja Integrada, para a regra de negocio delivery.

Outro ponto pesquisado foi a existência da API de integração oferecida pela plataforma Loja Integrada.

Já preenchi o formulário de solicitação para uso da API, e estou aguardando o retorno com a Chave de API para iniciar este projeto.

Neste sentido, me pareceu válido abrir este post, para ter mais este canal de informação sobre como usar e programar o painel de captação de pedidos baseado nesta API.

Minha intenção é justamente aprender e contribuir para a comunidade com informação útil no decorrer deste projeto.

Amigo desenvolvedor, convido você a participar aqui, dar a sua contribuição e abrir novas oportunidades a luz do conhecimento.

Assim, além de sanar minhas próprias dúvidas ao longo desta jornada, a comunidade poderá se beneficiar juntamente com a contribuição dos amigos desenvolvedores.

Ao fim, vejo um projeto funcional, um painel de captação de pedidos simples e prático, pronto para ser aperfeiçoado para a regra de negócio delivery. Vejo também uma comunidade mais forte e engajada.
Vejo novas oportunidades e uma Plataforma mais ampla e confiável.

Mãos a obra.
Trabalho e Fé!

3 curtidas

Oi, tudo bem?

Em caso de dúvida técnica sobre a integração via API, envie um e-mail para integrador@lojaintegrada.com.br.
O SLA de resposta desse e-mail é de 48h. Então recomendamos que, enviei o e-mail já com todas as informações detalhadas, para que seja mais ágil.

Excelente Clara.
Muito obrigado por sua atenção.

1 curtida

Olá Pessoal, é um prazer participar com vocês.

Antes de iniciar o projeto do “Painel de Captação de Pedidos” foi necessário solicitar a “Chave de Aplicação” através do formulário: Formulário de Solicitação da “Chave de Aplicação”

O que é a “Chave de Aplicação” e o que é “Chave para API”?
Chave de aplicação” é gerada pela equipe de tecnologia da LI, essa chave identifica seu sistema/app.
Chave para API” é gerada no painel de controle da LI, essa chave identifica o painel que fará uso do seu sistema.

Bora testar as duas chaves!

2 curtidas

Ferramenta de teste da “Chave de Aplicação” e também da "Chave para API"
Neste link uma ferramenta on-line, suficiente para testar a “Chave de Aplicação” e também a “Chave para API”: Ferramenta de Teste

  • No menu esquerdo clique em “Categorias”
  • No painel central clique em “Listar todas as categorias”
  • No painel direito clique em “+” e insira o par-chave "format=json"
  • No painel direito clique em “+” e insira o par-chave "chave_api= .Chave para API."
  • No painel direito clique em “+” e insira o par-chave "chave_aplicacao= .Chave de Aplicação."
  • Clique no botão verde “Call Resource”

O retorno da solicitação deve ser a lista das categorias cadastradas na loja virtual. Conforme imagem abaixo.

Caso ocorrer mensagem de chave inválida, ver isso:

  • Observar se ao inserir o par-chave, houve troca das chave
  • Verificar se não houve erro de digitação na “Chave de Aplicação”, um espacinho a mais ou dígito fora do lugar.
  • Verificar se a “Chave para API” esta “Ativada” no Painel da Loja Integrada

Bom isso é tudo que precisamos para o primeiro passo.

Trabalho e Fé!

3 curtidas

tem uma ferramenta que é muito legal, o postman…
da para criar tipo um projeto com o vários exemplos e códigos, vale a pena usar!

1 curtida

Que top Leonardo, gostei demais!

Achei muito fácil de lidar com essa ferramenta, o Postman.
Acabei experimentando outra ferramenta também, muito competente para os testes, chama SoapUI.

Excelente contribuição!
Muito grato.

Olá pessoal, tudo bem?

Com base no resultado positivo dos testes, pelas três ferramentas citadas anteriormente, acredito que o próximo passo é obter o mesmo resultado das ferramentas, só que agora utilizando linguagem de programação.

Assim, será possível receber o retorno dos dados de modo tal que no próximo momento, possamos tratar as informações na forma gráfica.

Vou seguir esta linha e…
Bora programar!

2 curtidas

E ai pessoal, tudo joia?

Seguindo a linha de raciocínio fiz um app raiz bem básico, para windows mesmo.
No teste obtive o mesmo resultado das ferramentas, nada além disso.

image

Para quem se interessar vou deixar o código fonte aqui.
Eita, falta aprender como postar o código fonte zipado. :smile:

Pessoal, código fonte zipado não é permitido, e colar diretamente o código fonte aqui vai poluir muito o post, uma vez que no decorrer do desenvolvimento da solução completa vai ainda muitas revisões de código fonte…
Vou verificar outra forma de postar o código fonte e retorno, tá bem.

Talvez o GitHub, vou tentar isso lá.

Trabalho e Fé!

2 curtidas

show!

da para fazer algumas coisa legais com isso!

Olá pessoal, boas notícias por aqui.

Concluí a parte de comunicação do App Android para a API Loja Integrada beta.
Nos meus testes todas as opções funcionam normalmente, salvo a opção “SEO”.
O caso da opção "SEO " estou conversando com o suporte para entender melhor.

Aqui está o print do aplicativo:

!

Agora que o App API Loja Integrada (Beta) está funcional, penso que é o momento para contribuir com o código fonte para a comunidade

Essa é minha contribuição para a Loja Integada, e também meu agradecimento.
Obrigado Loja Integrada, pela oportunidade de trabalho e crescimento proporcionada, mudou minha vida para melhor.
Muito Grato mesmo.

Estou verificando como compartilhar o código fonte do aplicativo no GitHub.

Um grande abraço e…
Até já

4 curtidas

E ai pessoal tudo joia?

Como prometido ai está o código fonte do aplicativo Android e Windows para a API Loja Integrada beta.

No próximo post vou mostrar como configurar e utilizar o aplicativo para qualquer loja virtual da plataforma Loja Integrada.

Até lá e…
Bons estudos!

6 curtidas

Oi @Leonardo_Vicentini_F, tudo bem ?

Gostei muito do postman, boa ferramente, fácil de usar.

Você usa mais alguma ai?

Para API web eu uso só o postman, até hoje faz tudo o que preciso, mas trabalho de forma muito direcionada e restrita, então uso poucas ferramentas.

Bacana.

Leonardo fique a vontade para ver como ficou o projeto e dar sua contribuição, terminei agora a pouco de subir o código fonte pro git.

Sua participação é muito bem vinda.

Ta show!

infelizmente não tenho como dar muito pitaco… desenvolvo para web usando outros linguagens e IDE, não saco nada do Delphi…

Imagina Leonardo, modéstia sua!
Você é “O CARA”.

Leonardo coloca aqui para nós, na sua visão quais usos você sugere para a API, que seriam úteis para a comunidade se implementados em aplicativo.

Seu “pitaco” tem um peso enorme de referência e credibilidade.

“Vamos sonhar grande com a plataforma Loja Integrada”

kkkkkk, ok, ok!

Tem muita coisa legal que da para fazer…

  • consultar estoque de produtos, aprovar cadastro de clientes, criar pedidos customizados, mudar algumas coisas no cadastro dos produtos, receber notificações de compras (canceladas, pagas, etc)

Gerar XML completo para o google merchant, pinterest, facebook e instagram shop

O mais legal talvez não de para fazer,
Inserir ou alterar uma imagem em um determinada posição (cadastro de produto)
Enviar emails customizados para o cliente (via observação no pedido)
Listar os avisa-me com estoque…

essas são as coisas que sinto falta e faço de alguma forma pelo painel ou por programação.

1 curtida

ola kleber boa tarde, o leo me falo sobre vc e seu app, me manda seu numero ai ou me liga chamo matheus 31 99993 8290, queria cv mais sobre, abs

Uau! Bom d+ Leonardo. Em cima do ponto.

Tem bastante trabalho a ser feito na sua visão dos usos para a API.
Penso até que alguns pontos de atenção vai ficar mais fácil de ser desenvolvido com a ajudinha da equipe de desenvolvimento Loja Integrada.

“A semente foi plantada”, “A terra é boa”,
Bora fazer isso ai acontecer, com ajuda de Deus tudo fica mais fácil!

Quero agradecer por indicar o meu trabalho para o Matheus Pereira.

1 curtida