URL canônica da loja

Olá, gostaria de saber se alguém sabe como configurar uma URL como canônico na LI? Pois, pela interpretação do google search console, meus anúncios não estão sendo indexados devido a duplicidade deles em mais de um domínio, motivo pelo qual os mesmos não são “disponibilizados” nas buscas do google shopping.

Boa tarde @armazemnatico tudo bem com você? :hugs:

Espero que sim. :hugs:

Você pode estar pensando “Por que alguém iria duplicar uma página?” e erroneamente presumir que a canonização não é algo com que você precisa se preocupar.

O problema é que nós, como seres humanos, tendemos a pensar em uma página como um conceito, como a sua página inicial.

Para os mecanismos de pesquisa, no entanto, cada URL exclusiva é uma página separada.

Por exemplo, os rastreadores de pesquisa podem acessar sua página inicial das seguintes formas:

Para um humano, todas essas URLs representam uma única página.

Para um rastreador de pesquisa, no entanto, cada uma dessas URLs é uma “página” exclusiva.

Mesmo neste exemplo limitado, podemos ver que existem cinco cópias da página inicial em jogo.

Na realidade, porém, isso é apenas uma pequena amostra das variações que você pode encontrar.

Mas para que possamos analisar com mais detalhes você poderia nos encaminhar o Print do erro para que possamos ver o que esta acontecendo?

Fico no aguardo. :rocket:

1 curtida

Boa tarde Ana,

Na minha loja acontece isso também ( Página alternativa com tag canônica adequada), tenho 45 paginas afetadas. Como resolver?

Oi @kethelin ,

Busquei entender essa questão com a equipe técnica, e me retornaram com a seguinte explicação sobre cada motivo:

Não encontrado (404) - podem ser páginas de produtos/categorias que foram removidos/desativados e o Google não consegue mais acessar.

Bloqueada pelo robots.txt - algumas páginas são bloqueadas para indexação propositalmente, como página de carrinho e a área logada da loja.

Página alternativa com tag canônica adequada - Se há páginas com URLs canônicas, o Google não indexa as duplicadas e sim redireciona para a URL canônica.
A URL canônica é a principal, onde se há duas URLs que levam pro mesmo lugar, a que estiver marcada com a tag cannonical, será indexada pelo buscador e a outra não. A plataforma já faz estas marcações!

Cópia sem página canônica selecionada pelo usuário - neste ponto, precisamos saber quais são as URLs indicadas pelo Google, para verificar se o último item pode ser corrigido.

Espero ter ajudado!

Boa tarde @clara, tudo bem?
Acredito que deveria existir um campo para definir a URL canônica de categoria/produto.
Na loja que estou trabalhando por exemplo, a URL canônica não esta definida em nenhum lugar da plataforma e ainda retorna uma página 404.

Olá @Heverton_Escudeiro , tudo bem e com você?

A URL canônica é definida automaticamente como sendo a URL principal da categoria ou produto. É possível verificar no código-fonte da página.

Bom dia @clara
Como isso é possível então?

Oi Heverton, bom dia!

Isso acontece quando são criadas duas categorias com o mesmo nome. A primeira usa a URL principal e a segunda é criada com a data no nome.
Essas duas categorias estão criadas com o mesmo nome:

1 curtida