Olá, gostaria de saber se alguém sabe como configurar uma URL como canônico na LI? Pois, pela interpretação do google search console, meus anúncios não estão sendo indexados devido a duplicidade deles em mais de um domínio, motivo pelo qual os mesmos não são “disponibilizados” nas buscas do google shopping.
Boa tarde @armazemnatico tudo bem com você?
Espero que sim.
Você pode estar pensando “Por que alguém iria duplicar uma página?” e erroneamente presumir que a canonização não é algo com que você precisa se preocupar.
O problema é que nós, como seres humanos, tendemos a pensar em uma página como um conceito, como a sua página inicial.
Para os mecanismos de pesquisa, no entanto, cada URL exclusiva é uma página separada.
Por exemplo, os rastreadores de pesquisa podem acessar sua página inicial das seguintes formas:
Para um humano, todas essas URLs representam uma única página.
Para um rastreador de pesquisa, no entanto, cada uma dessas URLs é uma “página” exclusiva.
Mesmo neste exemplo limitado, podemos ver que existem cinco cópias da página inicial em jogo.
Na realidade, porém, isso é apenas uma pequena amostra das variações que você pode encontrar.
Mas para que possamos analisar com mais detalhes você poderia nos encaminhar o Print do erro para que possamos ver o que esta acontecendo?
Fico no aguardo.
Boa tarde Ana,
Na minha loja acontece isso também ( Página alternativa com tag canônica adequada), tenho 45 paginas afetadas. Como resolver?
Oi @kethelin ,
Busquei entender essa questão com a equipe técnica, e me retornaram com a seguinte explicação sobre cada motivo:
Não encontrado (404) - podem ser páginas de produtos/categorias que foram removidos/desativados e o Google não consegue mais acessar.
Bloqueada pelo robots.txt - algumas páginas são bloqueadas para indexação propositalmente, como página de carrinho e a área logada da loja.
Página alternativa com tag canônica adequada - Se há páginas com URLs canônicas, o Google não indexa as duplicadas e sim redireciona para a URL canônica.
A URL canônica é a principal, onde se há duas URLs que levam pro mesmo lugar, a que estiver marcada com a tag cannonical, será indexada pelo buscador e a outra não. A plataforma já faz estas marcações!
Cópia sem página canônica selecionada pelo usuário - neste ponto, precisamos saber quais são as URLs indicadas pelo Google, para verificar se o último item pode ser corrigido.
Espero ter ajudado!
Boa tarde @clara, tudo bem?
Acredito que deveria existir um campo para definir a URL canônica de categoria/produto.
Na loja que estou trabalhando por exemplo, a URL canônica não esta definida em nenhum lugar da plataforma e ainda retorna uma página 404.
Olá @Heverton_Escudeiro , tudo bem e com você?
A URL canônica é definida automaticamente como sendo a URL principal da categoria ou produto. É possível verificar no código-fonte da página.
Bom dia @clara
Como isso é possível então?