Regras e políticas para e-commerce, como manter seu cliente bem informado

Na hora de criar uma loja online muitos empreendedores nem imaginam que o comércio eletrônico é regido por regras bem específicas, algumas delas são bem importantes e envolvem deixar claro para os consumidores informações como: de onde estão comprando, que tipo de produto e quais os direitos assegurados em caso de problemas.

Com o lançamento das novidades do novo painel da Loja Integrada e as integrações com o Google, alguns itens passam a ser essenciais para que você possa utilizar algumas ferramentas como o Google Shopping.

Por isso, se você não faz ideia de por onde começar ou como melhorar ainda mais a página da sua loja, aqui vão alguns itens fundamentais que você não pode deixar de ter:

Informações obrigatórias:

Em 15 de março de 2013, entrou em vigor o Decreto n. 7.962, que regulamenta o Código de Defesa do Consumidor voltado para o comércio eletrônico, no Decreto ficam estabelecidas algumas regras e informações que devem ser disponibilizadas pelas lojas de forma clara aos clientes, dentre as informações obrigatórias, duas em especial muito simples chamam a atenção pois muitas lojas ainda não cumprem:

  • Informação sobre o nome empresarial e o número do CNPJ (que deve ficar visível no rodapé de todas as páginas). Plataformas como a Loja Integrada já estão adaptadas a isso e ao criar sua loja, obrigatoriamente sua informação irá aparecer no rodapé, mas se sua loja não apresenta essa informação, é melhor se adequar.

  • Os seus dados de localização e contato, como endereço físico, telefone e e-mail (devem ficar visíveis no topo ou rodapé do seu site). Não há nada melhor do que fazer uma compra e saber que em caso de problemas você terá como entrar em contato.

Outras informações são:

Características essenciais do produto ou do serviço; Discriminação, no preço, de despesas adicionais, tais como as de entrega ou seguros; condições da oferta, modalidades de pagamento, disponibilidade, forma e prazo da execução do serviço ou da entrega ou disponibilização do produto.

Você encontra o Decreto completo aqui.

Trocas e Devoluções:

Esse item é o mais complexo, existem inúmeras discussões a respeito principalmente quando falamos em custo. Mas, não devemos nos esquecer de que hoje o Código do Consumidor tem um importante item chamado Direito de Arrependimento que garante ao consumidor a desistência da compra em até 7 dias após o recebimento do produto, garantindo a devolução integral de tudo o que foi pago por ele.

Acredito que mais do que o arrependimento a grande discussão se dá quando a questão é a troca de um produto, o cliente é responsável pelo frete ou a loja? Sou obrigada(o) a fazer a troca? Bom, quando é um defeito isso faz parte do dever do estabelecimento, mas se a troca não envolve defeito como proceder? É importante avaliar seu público e seu produto, mas pensar que um bom atendimento pode garantir o retorno do cliente em uma próxima compra e facilitar o atendimento quando ele tem problemas, certamente é um diferencial, nesse caso é importante estabelecer políticas claras para evitar maiores problemas.

Obs: Para utilizar o Google Shopping sua loja deve ter Políticas de Trocas e Devoluções e Políticas de Frete e Envio, são itens obrigatórios para a aprovação de sua conta.

Políticas de privacidade:

Você já ouviu falar da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)? Não? Então é muito importante que você saiba mais sobre isso. Em 2018 foi publicada uma Lei (Lei 13.709/18) em conformidade com o que já vem acontecendo em outros países sobre como devem ser tratados os dados pessoais.

Basicamente, você deve deixar claro para seu cliente como os dados dele são utilizados em sua loja, se você oferece uma Newsletter o cadastro deve ser autorizado por ele, quando ele faz um pagamento quais dados são coletados e quais não, que tipos de dados são armazenados e como, de que forma ele pode atualizar os próprios dados ou solicitar a remoção deles caso não queira mais compartilhá-los.

Isso tudo visa garantir a segurança de transações e assegurar o direito à privacidade, por isso, estabeleça uma política de privacidade bem clara em sua loja e informe ao seu cliente que você está trabalhando para manter os dados dele seguros, como tem que ser.

Diferenciais:

Além dos itens obrigatórios, você pode se diferenciar fornecendo outros tipos de informações para seus clientes, alguns exemplos:

Perguntas Frequentes: Algumas dúvidas são bem comuns aos consumidores, que tal facilitar e já criar uma página de perguntas e respostas com informações relevantes sobre seu produto ou serviço.

Guia de Cuidados: Trabalha com materiais diferenciados ou tem um produto que exige um cuidado especial? Que tal criar um guia e disponibilizar para os seus clientes, assim eles podem saber como cuidar e manter a qualidade do produto que compraram.

No mais, é importante lembrar que além de empreendedores e lojistas todos somos consumidores, exigir informação clara e objetiva é um direito, é importante lembrar disso na hora de oferecer e/ou comprar um serviço e um produto de qualidade.

A Gestão de Lojas Online é parceira oficial da Loja Integrada, somos um serviço de ajuda e assistência em e-commerce para pequenos e médios lojistas que já possuem uma operação online, mas precisam ter seu tempo livre de volta, seja para tocar a vida pessoal ou fazer novos negócios. Cuidamos de toda a sua rotina operacional, gerenciamos pedidos, estoques e produtos, configuramos sua plataforma para que ela esteja sempre atualizada com as melhores ferramentas e damos o suporte na resolução de problemas técnicos.

Saiba mais como podemos ajudar você no dia a dia de sua loja www.gestaodelojasonline.com.br

Esse texto tem caráter apenas informativo, caso seja necessário, recomendamos a consulta a um profissional qualificado da área jurídica para auxiliar nas melhores decisões.

Artigo de autoria e responsabilidade do parceiro Gestão de Lojas Online

1 curtida