Estou fazendo uma pesquisa de performance de meu site atraves do Google Page Speed, e foi detectado que minhas imagens não estavam otimizada…
Pois bem, isso foi uma surpresa, porque todas imagens que envio para meu site são otimizadas diversas vezes e formas e só envio as imagens que forem mais bem otimizadas, sem perder qualidade, de toda forma fui investigar.
Fiz novamente otimização das imagens apontadas pelo PageSpeed como fora de padrão e re-enviei essas imagens… Ai veio minha surpresa…
Por algum motivo, a Loja Integrada modifica essas imagens, deixando-as muito pesada, algumas ficam quase 4x mais pesadas, Meus Fullbanner tem no máximo 190kb, quando as envio ficam com quase 900kb o mesmo banner… Todos estão em tamanho adequado para um fullbanner, de acordo com que pede a agencia que criou meu tema.
Não sei mais o que fazer… Eu otimizo as imagens, envio de forma otimizada e a LI disponibiliza a mesma imagem MUITO mais pesada.
Eu fiz um teste, colocando a imagem no upload de arquivos, quando envio ela vai a 22kb, quando entro no link e baixo a mesma imagem, ela esta 61kb.
Fiz o teste, mudando estrutura da imagem, colocando em jpg, png e ate mudando o nome, mas nada esta adiantando…
O que faço?

1 curtida
leva um tempo para o cache atualizar, nao seria isso?
uma forma de mudar de imediato, seria colocar um item no carrinho e testar.
aaaaaaaaaa vi que vc fez upload do arquivo…
tive um problema bem estranho neste upload.
fiz upload de um arquivo js, depois tiver que upar novamente, pois fiz modificação e percebi que ele nao atualizava o arquivo nem pelo decreto.
tiver que fazer upload novamente do arquivo, com outro nome, ai sim, ai sim funcionou.
Depois fiquei com isso na cabeça, dai exclui o arquivo (antigo) e tentei acesso, e ainda dava para acessar, para minha surpresa, mas depois de 1 dias ele nao tava mais.
mas eu ja mudei o nome, ja alterei a extensão pra jpg e mesmo assim, aqui no computador ele esta a 22kb, quando envio e acesso o link disponibilizado, ele esta quase 3x maior.
Muito estranho, queria uma explicação do pessoal da LI porque isso esta acontecendo.
Outra coisa que percebi é que depois que eles estão tentando mitigar os problemas de performance, as lojas estão mais pesadas em relação as consultas de otimização de velocidade.
1 curtida
Isso pode acontecer se eles aplicarem alguma compressão pior do que a imagem já estava, acaba aumentando o tamanho final da imagem.
Nesse caso eles poderiam deixar usar um link de imagem, que você teria liberdade de subir em outro serviço.
Pois é nessa que saimos prejudicados.
As imagens simplesmente estao sendo alteradas e só percebe quando se faz essas verificações.
Eu faço teste em JPG, PNG e WEBP pra cada imagem pode ser que uma ou a outra extensão é melhor… então não uso todas iguais, eu mesmo faço essa verificação pra tentar enviar a melhor versão, sem perder qualidade.
Do jeito que esta sendo feito, pode enviar qualquer coisa ja que nao faz efeito as melhorias.
Eu fiz um teste em minha conta. Subindo uma imagem JPG de 1920x694px de 211kb o resultado foi uma imagem com 1140x412px e 89,1kb.
Subi pela página de inserir Full Banner.
Boa tarde pessoal. Aqui está ocorrendo a mesma coisa. a CDN da AWS está “pessimizando” as imagens otimizadas, aumentando 2 a 3x seu tamanho. Como não existe nenhuma integração direta da loja com a CDN exceto upload de algumas imagens, pergunto se alguém descobriu algum modo de contornar esse problemão. São muitos dias de trabalho otimizando imagem por imagem para que a CDN desfaça o que foi feito. Se alguém tiver alguma idéia de como proceder, agradeço muito.
Ola. Todos bem?
Uma informação importante.
Imagem é composta por:
Formato
Dimensões
Tamanho
Dimensões e tamanho pode causar confusão. Dimensões está relacionada as medidas da imagem, são elas: altura e largura. Tamanho esta relacionado a pixels. Sobre o formato, os mais recomendados são png, jpg e webp. A questão é que dependendo do local a ser usado, um formato pode ser mais indicado que o outro. Imagens com muitos pixels, por sua vez deixam as imagens pesadas.
Teste outras CDNs,tipo Cloudflare, etc… Tudo é teste.
Então atente na hora de fazer as otimizações. Se tudo que eu escrevi você ja sabia, desconsidere.
Abraços