Otimização da pesquisa de produtos

Bom dia!!

Fiz uma pesquisa rápida nos sites de concorrentes e constatei que o sistema de pesquisa deles é mais eficiente que o da minha loja. Quando digito uma única letra no buscador desses outros sites, já aparece uma lista de produtos no autocomplete ordenados por ordem alfabética. Já na minha loja, é necessário digitar quase todo o nome do produto para poder aparecer no autocomplete.

Isso, com certeza, influencia na conversão de vendas, pois a maioria esmagadora dos clientes não sabe o nome completo do produto que procuram, pelo contrário, grande parte tem somente uma vaga ideia do nome do produto. E já que a principal função do autocomplete do buscador é ajudar o cliente a encontrar o que procura, creio que essa ferramenta não está sendo bem utilizada no sistema da Loja Integrada.

Gostaria de saber se há a possibilidade de o setor de desenvolvimento da LI implementar uma melhoria no sistema de busca de produtos no sentido de resgatar os itens no Banco de Dados e exibir no autocomplete desde as primeiras letras digitadas.

Desde já agradeço a ajuda.

1 curtida

Uma coisa que notei sobre a busca e achei engraçada: se você digita um nome errado, ele “entende” e sugere o produto certo. Por exemplo, digito “calssa” e vai exibir o produto “calça” abaixo da caixa de busca.
Porém, se o cliente digitar a palavra errada e clicar na lupa, ele não exibe nada, informa que não existem resultados.
Parece que quando o cliente confirma a busca ele somente exibe resultados exatos, mas creio que seria ótimo que mostrasse também os resultados aproximados, pois é extremamente comum o cliente digitar buscar por nomes ou palavras com erros.

Também achei faltando a opção de buscar por código de barras… a alternativa que encontrei é informar o código de barras como SKU ou na descrição do produto mas já deveria fazer automaticamente pelo campo código de barras… Eu utilizo muito esse campo para pesquisar o produto utilizando o leitor de código de barras para fazer manutenção no produto (preço, quantidade, …)

Pelo que estou notando as buscas são feitas so no nome do produto, e isso mesmo? Ou seja , se tenho um sapato/calçado se eu cadastrar o nome como Calçado de Segurança, mas marcar por exemplo na descrição completa ou no tag title o termo sapato a pesquisa não retorna nada? e isso mesmo? ou seja não existe sistema de busca, so digitar exatamente o nome do produto?