O que é SEO off page e como aplicar a estratégia em seu E-Commerce

SEO off page é um conjunto de técnicas aplicadas em páginas externas às do seu site, melhorando assim o seu posicionamento orgânico entre os resultados de buscadores do Google.

Sabia que existe uma estratégia que pode te ajudar na otimização de um site para os mecanismos de busca? Chama-se SEO off page, e vamos conhecê-la hoje!

No decorrer deste artigo, vamos compreender do que se trata esse conceito, qual sua importância para o Google ranquear seus resultados e como aplicar essas técnicas no seu e-commerce.

O que é SEO off page?

SEO off page é um conjunto de técnicas aplicadas em páginas externas às do seu site, melhorando assim o seu posicionamento orgânico entre os resultados de buscadores do Google.

Porém, se as ações não são executadas no seu próprio site, como é que essa técnica pode melhorar o seu SEO? Bom, basicamente o que ocorre é que os robôs do Google quando vão vasculhar as páginas disponíveis na internet para indexá-las, analisam as relações entre elas por meio de links e menções.

Porque o SEO off page é importante?

No momento em que uma página é linkada por algum outro site, o buscador entende que ela possui seu valor. Quanto mais domínios estiverem linkados, mais importante será para o Google considerar aquela página, o que amplifica as chances de que ele a apresente em seus resultados de pesquisa. Além disso, domínios com autoridade ante o Google transmitem mais credibilidade do que domínios mal referenciados quando linkados com outra página.

Como o Google é capaz de entender o sentido de cada conteúdo? O nome do seu site já é suficiente para que ele encontre sua autoridade e relacione àquele assunto listado na página que o cita. Não se esqueça de que o buscador entende quando a menção é positiva, ou negativa.

Como fazer o SEO off page favorecer o seu site?

Quando suas páginas estiverem bem estruturadas em termos de SEO, é chegada a hora de começar a utilizar a estratégia de SEO off page. Entretanto, iremos conhecer algumas das principais ações que podem colaborar com a melhoria do ranqueamento do seu site, e outros resultados do Google.

Faça Link Building

Através de links em outros sites, o Google pode entender a relevância das suas páginas, como já foi dito anteriormente. Você pode trabalhar para que esses links sejam inseridos em outras páginas através do link building.

É importante evidenciar que esses links podem ser adquiridos da forma mais natural possível. Mais pra frente, iremos entender quais práticas são condenadas pelo Google.

Outro ponto importante é buscar links em domínios em que a autoridade é elevada. Através da ferramenta gratuita MozBar, por exemplo, é possível visualizar a pontuação dessa autoridade.

Escreva Guest Posts

A primeira maneira de conseguir adicionar links em outros sites é através de artigos que você pode escrever como convidado em outros blogs, conhecido como guest posts. É importante que busquem páginas com assuntos semelhantes aos seus, mas que não sejam concorrentes.

Fique atento ao sentido que você insere os links, pois eles precisam ter contexto dentro do artigo. Além de que, o texto âncora, ou seja, a palavra que você insere o hiperlink, precisa mencionar o assunto sobre o qual a página linkada trata.

Produza materiais que possam ser compartilhados

Além dos guests posts, você também pode produzir conteúdos de materiais que instigam o interesse pelo compartilhamento por outros blogs e em veículos de imprensa. A ideia é criar conteúdo para que seu site seja citado como fonte da informação, utilizando links.

Esses conteúdos podem ser:

  • E-books;

  • Estudos de caso e/ou estatísticas;

  • Infográficos;

  • Vídeos, etc.

Quanto mais autêntico e interessante for o seu conteúdo, maior a chance de ser compartilhado. E você também pode fazer um trabalho para oferecer esses conteúdos. Mapeando sites que te despertem interesse e entrando em contato com seus responsáveis. A dica é mapear sites cujo tráfego e autoridade de domínio sejam maiores. Para conferir esses dados, você pode utilizar ferramentas de SEO como a WebPeak, MozBar ou Ubersuggest, por exemplo.

Trabalhe menções na mídia

Você também pode mostrar ao Google a relevância do seu site através de menções na mídia. Elas podem ser adquiridas por meio de um trabalho de assessoria de imprensa ou relações públicas.

Promova seus conteúdos em redes sociais, grupos de discussão e fóruns

As redes sociais são importantes em diversas estratégias de um negócio. Ao compartilhar seus links nesses canais, a autoridade do seu site não irá aumentar automaticamente, mas o efeito pode ser indireto.

Quando você promove seus conteúdos nesses ambientes virtuais, mais pessoas irão visualizá-los. Dessa maneira, a chance de que compartilhem em algum outro canal aumenta. Ai sim, seu site será beneficiado em termos de SEO.

Rejeite backlinks considerados tóxicos pelo Google

Alguns sites são considerados tóxicos pelo Google. Um exemplo são as páginas com esquemas de links, spam, ou que contenham vírus ou malware.

Ter conteúdos e links nesses endereços levando para o seu site pode ser prejudicial à sua reputação, e acabar piorando, consequentemente, o ranqueamento do seu site.

Se quiser continuar aprendendo sobre SEO, temos um conteúdo que pode te interessar: Como fazer SEO na Loja Integrada

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Que legal essa dica @Globe_Commerce :clap:t2:

1 curtida

Olá pessoal!

Que estranho aparecer este link clicando aqui que leva para uma página com problemas de segurança!!!