Nome do arquivo e o ALT nas imagens - SEO

Olá Pessoal

Alguém colocou o texto alternativo (ALT) nas imagens via código HTML?

Se sim, poderiam me orientar?

No aguardo, muito obrigada

Vanessa

Desculpe perguntar, para que serve isso?

Olá

Estava lendo sobre SEO e um dos pontos é que uma das recomendações é otimizar as imagens colocando textos alternativos, pois o Google não enxerga as imagens como nós, ele enxerga informações textuais inseridas no site.

Vou te mandar um link para ler

Se você for na loja integrada, na parte de Upload de Arquivos e clicar em de qualquer figura, verá que tem a informação: “IMPORTANTE Você deve trocar o conteúdo do atributo alt para um texto que descreva o que é a imagem.”

E acima tem a informação “alt=“Texto alternativo para a imagem.”>”

Abri um chamado para Loja Integrada, e eles me falaram que só via código HTML e que não dão suporte. :frowning:

Preciso ver se isso (e mais outras coisas) melhore o trafego do meu site. www.nozdobrasil.com.br

Abraços e se conseguir, me conte como.

Vanessa

1 curtida

Muito interessante, também gostaria de saber como faz, ou melhor, se é possível fazer na Loja Integrada.

1 curtida

Ola, @Vanessa_Lago tem mais informações sobre o tema?

Eu sempre renomeei minhas imagens achando que ia resolver mas a LI muda isso de alguma forma.
coloco “produto-x-y-descricao-homegifts” e quando vou ver a imagem do site está “owjkulhvrlsldzukv”

Assim complica a busca por imagem

2 curtidas

Olá Yuri. Provavelmente via código apenas, que a LI não aconselha, mas também nao nos dá outra alternativa.

Se algum desenvolvedor nos ajudar, seria excelente.

Abraços, Vanessa

1 curtida

Fala vanessa, parabéns pelo site. Eai conseguiu mudar o atributo ALT? também estou na caminhada. Obg.

1 curtida

OLá, nao consegui.

Se alguem puder compartilhar o código, seria muito bom

o problema é que não tem como ter código para isso, pq quando o robô do google passa ele baixa somente o texto do site, não baixa arquivos ou executa qualquer script. Por isso, essa informação precisa vir já do servidor. daria para fazer via cloudflare, mas ai teríamos problema com o certificado. Solicitei essa modificação para o Loja integrada, deixar de validar se o certificado foi gerado e tirar o site do ar caso não tenha sido gerado, porém sem sucesso

4 curtidas

Isso ai de captar SEO nas IMAGENS é um fator muito importante de ranqueamento segundo o próprio google. A loja integrada é muito boa pra seo mas PECARAM nesse sentido de não poder colocar um simples texto alternativo… uma pena, parece que eles não fazem update na plataforma certo? pq será… :hot_face: :sweat: :cold_sweat:

2 curtidas

Vi que dá pra colocar na descrição do produto, você upa uma foto e muda o ALT :slight_smile:

Boa tarde Vanessa,
Pelo que pude perceber, o alt é preenchido com o nome do produto. É possível alterar, mas teria que criar um código javascript para cada foto de produto.
Mas acho que não vale o esforço, pois não há a opção de criar um script para cada página de produto, logo executaria uma tentativa de trocar o alt de todas as fotos em cada página de produto, é um processamento excessivo e desnecessário na maioria de suas páginas.

1 curtida

Errado::::::

Quando ele passa ele executa e ele baixa arquivos… (com testes recentes vi isso)

exemplo:

https://search.google.com/test/rich-results?url=https%3A%2F%2Fwww.condessacosmeticos.com.br%2Fproduto%2Fleave-in-uniq-one-tradicional-150ml-revlon.html&user_agent=1

https://search.google.com/test/rich-results?id=XWgDDPbxGnSr8FPBRdzGqQ

2 curtidas

Alguma novidade? O Loja Integrada fez alguma atualização ou estamos na mesma?

recentemente a LI atualizou o sistema para registrar o ALT e o nome do arquivo de imagem, conforme enviado na hora do upload.

para imagens antigas, fica somente com o ALT, para atualizar o nome do arquivo, precisa fazer upload novamente

4 curtidas

Então agora ele mantém o nome original e precisa fazer o ALT, é isso? Será algo que ainda vai ser lançado, por isso a LI não divulgou nada?

1 curtida

O ALT vai ser sempre o nome do produto
O Nome do Arquivo, vai ser o nome do arquivo na hora que fez o upload.

Pelo menos foi isso que entendi, @clara pode trazer corretamente quais as regras

1 curtida

Oi, lojistas!

Chegamos a divulgar essa novidade no painel.

Agora, todas as imagens de produtos cadastradas direto pelo painel terão o nome mantido no link da imagem. Essa melhoria favorece muito SEO da loja frente ao ranqueamento dos buscadores de pesquisa como Google :wink:

Renomear o arquivo da imagem com informações do seu produto, por exemplo, vestido-curto-viscose-preto.jpg é melhor que IMG00023.JPG

:warning: Recomendamos que o nome do arquivo não tenha acento e caracteres especiais, para que não gere nenhum erro em outras ferramentas, por exemplo: XML.

2 curtidas

Que boa notícia!

@Leonardo_Vicentini_F , obrigado por ser o portador da boa nova hahaha

Agora é trabalhar em cima disso para deixar o site redondinho.

3 curtidas

@clara só confirma então, é preciso que renomear e subir novamente as imagens dos produtos para alterar o nome do arquivo.
Já o ALT nas imagens não precisa fazer nada pois ele vai puxar o título do produto, é isso?

1 curtida