Índices Negativos no Google PageSpeed

A baixa pontuação, ou até mesmo a reprovação, nos índices do PageSpeed do Google é preocupante para qualquer um que trabalhe com a web. Mas a preocupação é somente dos lojistas, como eu, ou a LI está empenhada em resolver e entregar uma plataforma que passe pelos testes do PageSpeed. Até por que tempo é dinheiro!

Aqui estão os meus resultados atuais:


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Olá!

Muitos lojistas utilizam ferramentas para medir a velocidade da sua loja virtual e ficam frustrados com a nota baixa que é apresentada, mas não precisa se preocupar.

Até mesmo grandes ecommerces, podem apresentar notas baixas, e eu vou te explicar o porquê. Isso ocorre porque essas ferramentas foram desenvolvidas para analisar a velocidade de páginas estáticas, e dessa forma, não atende perfeitamente para páginas de ecommerces, pois uma loja virtual não possui páginas estáticas. Desta forma, naturalmente o resultado apresentado será mais baixo, tá bem?

Ainda assim, podem ser feitas algumas revisões para identificar pontos que melhorem essa pontuação. São elas:

  • Tamanho das imagens e dos banners.

Utilize imagens comprimidas, pois ajuda a melhorar a velocidade do site. Você pode utilizar o site tinypng.com para comprimir as suas imagens.

Quanto menor o peso da imagem (Mbs), melhor.

  • Scripts, códigos HTML, Javascript e CSS adicionados na loja.

Remover os códigos que não estão sendo usados também é importante, porque a loja tenta carregar todos eles antes de mostrar a página. O que pode causar um pequeno acréscimo de tempo no carregamento.

Antes de remover, copie todos e salve em um bloco de notas. Em seguida, você pode ir adicionando um a um para verificar se algum deles está afetando o desempenho da sua loja.

Caso não possua o conhecimento necessário, acione os seus desenvolvedores de confiança ou se preferir, temos parceiros que oferecem esse serviço. Para acessar, clique aqui.

  • Quantidade de produtos na home.

Opte por colocar os produtos na página inicial de forma estratégica. O ideal é que a home apresente poucos produtos, ainda mais se optar por apresentar carrosséis de produtos, o que aumenta o tempo de carregamento da loja. Para trocar essa configuração você deve ir em: personalize sua loja > Visual da loja > Monte sua vitrine.

Então, PageSpeed do Google existe para indicar a velocidade de qualquer site, independe de qual plataforma foi usada para a criação do mesmo . Esse papo furado de que a ferramenta foi desenvolvida somente para página estática não cola.

Acho que a LI deveria criar e melhorar a forma de comprimir o código fonte, imagens (WEBP) que inseridas nos produtos, e os códigos que são inseridos manualmente via painel.

O lojista não tem tempo para ver essas situações, na verdade a maioria não tem noção que isso pode impactar a loja. E isso impacta negativamente!

Então melhorem!

Quanto a conversão para imagens no formato WEBP, elas já ocorrem: Conversão automática das imagens para o formato WebP | Ajuda Loja Integrada

Estamos sempre em busca de melhorias, é claro, e não deixarei de compartilhar seu feedback internamente!

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