Olá!
Muitos lojistas utilizam ferramentas para medir a velocidade da sua loja virtual e ficam frustrados com a nota baixa que é apresentada, mas não precisa se preocupar.
Até mesmo grandes ecommerces, podem apresentar notas baixas, e eu vou te explicar o porquê. Isso ocorre porque essas ferramentas foram desenvolvidas para analisar a velocidade de páginas estáticas, e dessa forma, não atende perfeitamente para páginas de ecommerces, pois uma loja virtual não possui páginas estáticas. Desta forma, naturalmente o resultado apresentado será mais baixo, tá bem?
Ainda assim, podem ser feitas algumas revisões para identificar pontos que melhorem essa pontuação. São elas:
- Tamanho das imagens e dos banners.
Utilize imagens comprimidas, pois ajuda a melhorar a velocidade do site. Você pode utilizar o site tinypng.com para comprimir as suas imagens.
Quanto menor o peso da imagem (Mbs), melhor.
- Scripts, códigos HTML, Javascript e CSS adicionados na loja.
Remover os códigos que não estão sendo usados também é importante, porque a loja tenta carregar todos eles antes de mostrar a página. O que pode causar um pequeno acréscimo de tempo no carregamento.
Antes de remover, copie todos e salve em um bloco de notas. Em seguida, você pode ir adicionando um a um para verificar se algum deles está afetando o desempenho da sua loja.
Caso não possua o conhecimento necessário, acione os seus desenvolvedores de confiança ou se preferir, temos parceiros que oferecem esse serviço. Para acessar, clique aqui.
- Quantidade de produtos na home.
Opte por colocar os produtos na página inicial de forma estratégica. O ideal é que a home apresente poucos produtos, ainda mais se optar por apresentar carrosséis de produtos, o que aumenta o tempo de carregamento da loja. Para trocar essa configuração você deve ir em: personalize sua loja > Visual da loja > Monte sua vitrine.