Olá,
Trabalho com a revenda de produtos como grãos e farinhas de forma a granel, ou seja, compro por kilo no atacado, e revendo por grama. Por se tratar de produtos que sempre tem alterações nos valores eu não tenho um fornecedor fixo.
Com isso produtos também não tem código GTIN, existe alguma forma deles aparecerem no Google Shopping sem o GTIN?
Que eu saiba o GTIN não é obrigatório, ou seja, apareceria no Google Shopping mesmo sem esta informação.
Entendi, eu li sobre isso em uma matéria da GS1.
Obrigado pelo link, bem interessante.
Na minha interpretação, que não necessariamente é a correta, me parece que é obrigatório ter o GTIN apenas para produtos que tenham o GTIN atribuído pelo produtor ou fabricante.
Se o fabricante ou produtor não oferece, não tem como penalizar porque o GTIN não irá existir para nenhum fornecedor.
Exemplo prático, um hortifruti que vende cenoura à granel. Cenoura não tem código de barras, então na minha visão não precisaria cadastrar. Mas se for um pacote de cenouras que vem do produtor embalado e com código de barras / GTIN, aí precisa ter.
Vamos ver se mais alguém contribui para elucidar melhor esta questão na qual sou leigo mas acho bem interessante.
Obrigado pelo seu parecer Renato. Acho que você tem razão no seu ponto de vista.
Vamos ver se mais alguém sabe de algo.
1 curtida
Boa Noite,
Apenas para retorno eu abri um chamado no google e ele entraram em contato por telefone. No fui informado que para aparecer no google shopping o produto deve estar no Merchant center com um do 3 Identificadores de produto abaixo. E cada identificador desses tem outros atributos que deve existir.
Eles forneceram o link abaixo que tem cada item e ao clicar no item a página direciona para o detalhamento necessário.
GTIN: Obrigatório para todos os produtos novos com um GTIN atribuído pelo fabricante
MPN: Obrigatório somente se o novo produto não tiver um GTIN atribuído pelo fabricante
identifier_exists: Use para indicar se os identificadores exclusivos de produto (UPIs, na sigla em inglês) GTIN, MPN e marca estão disponíveis para seu item.
Valores aceitos:
yes [sim]
Identificadores de produtos são atribuídos ao novo produto pelo fabricante
no [não]
O produto não tem marca, GTIN ou MPN (veja os requisitos à direita). Forneça os UPIs que você tem, mesmo se o valor for definido como no [não]
.
Link:
https://support.google.com/merchants/answer/7052112?hl=pt-BR
1 curtida
Nem os próprios operadores sabem 100% cito como exemplo minha loja que tem um produto teste de 10,00 com a foto de um panda, nao tem gtin , ncm , nada, so serve para testar periodicamente se a loja esta ok. Pois bem, eu faço adwords , subi lista pro googe merchant de forma automatica e tals. Pasmem o protudo teste aparece na pesquisa paga, mesmo sem gtin, e tenho produtos que possuem gtin que nao aparecem. Nem eles souberam me explicar.
Aparece mesmo sem GTIN porque, como foi dito:
“GTIN: Obrigatório para todos os produtos novos com um GTIN atribuído pelo fabricante”
Se ele identificar que um produto seu tem GTIN e não consta o GTIN ele não exibe. Agora, se for um produto que não tem GTIN, como o panda inventado, ele vai exibir mesmo sem o GTIN porque ele não existe.
Exemplo prático: eu vendo um produto industrializado que tem GTIN, antes eu não preenchia, aí no Merchant apareciam todos com erro por falta do GTIN. Por outro lado, vendo também produtos artesanais, que não tem GTIN, e estes sempre foram exibidos sem erros mesmo sem o GTIN pois não tem este atributo.
Então depende muito do produto, se o fabricante atribui código de barras é fundamental colocar.
Eu estou com um problema que mesmo incluindo o GTIN (existe no produto e o produto é exportado dos EUA), o Google Merchant está reprovando os meus produtos.