A importância de oferecer uma estratégia Mix de Produtos para o seu E-Commerce
Conteúdo criado pela agência parceira @Globe_Commerce
Não é novidade para ninguém que, para se destacar cada vez mais no cenário de e-commerce, é preciso sempre o algo a mais. É importante ressaltarmos que, apesar do lojista mais experiente já ter conhecimento dos principais atributos necessários para que uma loja virtual possa performar bem, de vez em quando precisamos repassar assuntos até então já estabelecidos e padronizados.
Vender Bonés por vender é uma coisa, mas vender Bonés de uma forma que agregue a todo um estilo e cultura de um grupo, é uma arte que precisa de visão e certa dedicação para executar. Se os produtos que você vende faz parte de toda uma ideologia de vida a qual você já pertence, a tarefa fica mais fácil e fluída, mas se este ainda não é o seu caso, não se preocupe.
A estratégia do Mix de Produtos precisa ser uma das estratégias chave do DNA do seu E-Commerce! Lembre-se que a função esperada do varejista é servir a sua clientela com qualidade. A retenção de clientes é dura, o consumidor não poupa mais esforços para reclamar nas redes sociais, portanto agora é a hora de se especializar!
Torne-se especialista em seu Mix de Produtos
Você precisa ter em mente que tornar-se uma das principais referências nacionais em seu nicho de atuação, é algo totalmente possível e viável. Pegando ainda o exemplo do Boné, há uma infinidade de lojas que vendem variados tipos deste acessório, isso muitos fazem, mas quais são as lojas que realmente agregaram outros produtos e criaram desde kits exclusivos voltado ao perfil do seu cliente, e uma marca realmente forte?
O Boné, em muitas situações, faz parte da vestimenta de um estilo completo, onde o seu usuário deseja transparecer a sua identidade cultural e ideológica, combinando-o com o seu hobby favorito, esporte, a sua turma ou até mesmo sua profissão. Outras peças como camisetas, calças ou peças que complementem uma marca, uma streetwear, fazem parte de todo esse universo. O segredo está em conhecer a fundo o seu consumidor – o que ele faz, escuta, come, onde ele frequenta, objetivos de vida – para assim ampliar todo o seu arsenal de kits de produtos.
Ter um grande leque de opções deve ser o foco das marcas daqui por diante. A teoria da Cauda Longa, de Chris Anderson, mostra que há os produtos hit (os mais buscados), e os de nicho, menos buscados. Entretanto, há sempre alguém que busque o que você vende, claro. Os seus produtos hit na maioria das vezes terão mais buscas do que produtos muito segmentados.
Você também pode estabelecer parcerias estratégicas para que você complemente o mix em seu canal de vendas, caso realmente este ainda não seja o seu foco, para assim se inovar com mais rapidez e agilidade.
Só tome cuidado para não confundir mix de produtos com vender qualquer coisa em seu site! Geralmente isso só funciona nos grandes Marketplaces.
Balanço positivo reforça as boas expectativas para 2022
O E-Commerce fechou 2021 com resultados positivos em termos de faturamento, ticket médio e volume de pedidos, além de aumentar em mais um ano sua participação no varejo.
Isso tudo vem a refletir a mudança de hábito do consumidor brasileiro. A pandemia do Covid19, ainda sem termos uma previsão de seu fim e controle total – sem considerarmos os rumores de possíveis novas pandemias – reforça ainda mais as expectativas para o crescimento contínuo do nosso mercado para este e os próximos anos.
Apesar da crítica situação econômica em que vivemos, com alta inflação, afetando diretamente o consumo, a conveniência da compra digital veio para ficar. Os dados não mentem! Os indicadores do índice MCC-ENET (da Neotrust e Camara-e.net) apontam que no período de 2020 a 2021, 16,7% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online.
A 7ª edição da pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, feita pelo PayPal Brasil em parceria com a BigDataCorp, indica que são hoje 1,59 milhões de lojas online no país. Isso representa, no comparativo com 2020, alta de 22,05%.
Vale lembrar que não se trata de um crescimento isolado, uma vez que o setor cresceu 40% em 2020 por causa da pandemia, e que o avanço anual se mantém na média dos 23% desde 2015.
Agora que você sabe que o E-commerce é um mercado mais do que essencial, o que está esperando para criar a sua própria loja virtual?
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