6 estratégias para vencer a pandemia

1. :dart:Conheça seu público-alvo

Pode parecer repetitivo, mas saber quem é seu público-alvo é o que te ajudará a seguir em meio a essa crise.
Saiba por onde ele está acessando sua loja, o horário, quais são seus hábitos de consumo, qual é o comportamento da pessoa ao entrar na sua loja. Tudo isso importa para seu negócio, e para as próximas dicas!

Ferramentas e/ou ações que te ajudam nesta etapa:

  • Google Analytics
  • Ferramentas de mapa de calor
  • Escolha alguns perfis nas redes sociais que batem com o seu público-alvo e analise o comportamento online dessa pessoa
  • Faça perguntas nas redes sociais para conhecer melhor as pessoas que te seguem
  • Aproveite que as redes sociais possuem relatórios de análise para contas empresariais ou comerciais, e entenda qual dia, horário e quem é o público que consome o que você faz nas redes sociais

2. :iphone:Tenha presença nas redes sociais

Se você ainda não sabe, as redes sociais têm poder e são elas que ajudam milhares de pessoas com seus negócios e vendas.
Saiba qual é o canal que seu público alvo está: Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, WhatsApp e, até mesmo, Pinterest. Sabendo qual é o canal certo, você saberá qual a melhor forma de se comunicar com seu cliente e poderá aumentar as chances de venda.

:bulb:Porém, um detalhe de extrema importância: nunca dependa apenas de uma rede social para te trazer vendas . Imprevistos acontecem, e depender apenas de um canal de venda pode ser um tiro no pé! Explore diferentes canais e faça testes, para saber quais deles te trazem maiores resultados e de que forma.

Neste momento de crise, tente associar suas postagens com o isolamento social (seja de produtos, dia a dia do negócio ou de home office ). Conte como vocês estão se organizando, dê dicas, mostre que a operação ainda está funcionando, mas de forma segura, sempre associando seu produto ao momento.

3. :neutral_face:Abrir a loja virtual, apenas, não irá funcionar

Não é porque você já tem um e-commerce que começará a vender. Se você já ouviu alguém falar isso, é mito! É necessário divulgar seu negócio para que as pessoas o enxerguem neste mar de sites que é o Google.

Além de fazer divulgação, é importante trabalhar o SEO do seu negócio. Essa palavra resume como você faz para ajudar os buscadores a encontrarem seu negócio mais rápido.

No blog da Loja Integrada e no canal do Youtube da Loja Integrada, nós falamos bastante sobre SEO e damos dicas valiosas para você aproveitar a otimização da plataforma e configurá-lo rapidamente em seus produtos e categorias.

4. :handshake:Tenha um relacionamento consistente

Pessoas se relacionam com pessoas , nunca esqueça dessa premissa. Criar automações no Instagram ou WhatsApp podem ajudar a organizar a sua operação, mas NADA substitui o “tete a tete”. As pessoas só lembrarão de você se a sua comunicação for consistente e atenciosa.

Como comentamos acima, você precisa explorar suas redes sociais e, para isso, é imprescindível criar diferentes formas de se comunicar para diferentes canais. Por exemplo: o Twitter é um canal onde a comunicação precisa ser direta e curta. Entenda como funciona cada um dos canais e faça testes. Se você tiver um conteúdo no Facebook, conte para o seu seguidor que, no Instagram, ele verá um conteúdo sobre algo do interesse dele, e o leve para te acompanhar em outro canal. Assim, você aumentará o leque de alcance da sua comunicação com essa pessoa.

Além disso, é importante ter o cuidado com as pessoas que curtem ou compartilham seus conteúdos. Tire um tempinho para agradecer o engajamento e responder seus seguidores. :heart:

5. :mega:Tenha uma comunicação efetiva para a venda

Parece bobagem falarmos disso, mas é importante lembrar que você está nas redes sociais para aumentar suas vendas e recorrências, e não, para virar um influenciador , digamos assim.

É necessário trazer conteúdo que seja do interesse do seu cliente, como: dicas, matérias, links e até ferramentas. Porém, não esqueça que, no final do dia, você precisa vender. Então, no meio de todos esses conteúdos e comunicação que você terá com seus seguidores e sua lista, conte qual é a solução que o seu produto ou serviço oferece para eles.

Foque sua comunicação para o momento atual da pandemia. Por exemplo: se você vende roupas, conte quais são as roupas mais confortáveis para ficar em casa. Se você vende produtos de beleza ou cosméticos, foque no benefício de ter mais tempo para se cuidar, e assim por diante.

Um ótimo exemplo disso, é uma loja que vende apenas calças. No meio da pandemia e isolamento social, ela parou de falar das calças sociais e justas, que não são confortáveis para ficar em casa. Agora, o foco dela é nas calças mais “larguinhas”, que permitem um maior movimento e que não incomodam.

6. :+1:Transforme a compra do seu cliente em uma “boa ação”

Além de transformar a compra dele em boa ação, você está ajudando a quem precisa.

Faça doações para ONGs ou alguma instituição que você conheça e apoie a causa.
A Loja Integrada possui um aplicativo parceiro, chamado O Pólen, que você pode instalar, e escolher 2 causas que mais se identifique com a sua marca. O cliente escolhe para onde quer fazer a doação, caso a compra seja finalizada.

Mas, você pode escolher qualquer instituição ou causa, seja usando o aplicativo O Pólen ou utilizando outra forma. Porém, o mais importante é que você associe essa compra à uma causa maior e ajude o próximo. Neste momento de crise, as empresas que mostram empatia e cuidado com o próximo, serão lembradas.

Essas foram as dicas de hoje, e espero que te ajude neste momento que estamos vivendo.

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