5 dicas pra tornar sua loja virtual mais sustentável

E-commerce ecológico? Temos por aqui :white_check_mark:

Sua loja pode fazer a diferença

Engana-se quem pensa que por se tratar de uma loja virtual, um e-commerce não consome recursos naturais. Separamos algumas alternativas sustentáveis pra você aplicar aí no seu negócio e minimizar possíveis impactos no nosso planeta. Confira!

1. Grandes transformações começam com pequenos gestos

Pra dar o pontapé inicial, analise o seu negócio de forma crítica e faça os seguintes questionamentos:

  • Você utiliza muito papel?
  • Qual a quantidade de lixo que sua loja produz? Como ele é descartado?
  • As lâmpadas do ambiente em que você trabalha ficam ligadas sem necessidade?
  • Costuma reaproveitar materiais descartados?

2. Prefira embalagens recicláveis ou biodegradáveis

Parece básico, mas este exemplo faz muita diferença. Trocar as embalagens plásticas dos seus produtos por papel reciclável ou ainda outro material biodegradável é uma ótima aposta e costuma até reduzir gastos.

3. Planeje o transporte e a entrega

Ter um plano eficiente de logística é bom pro seu boleto e para o meio ambiente. Isso porque uma rota de entrega mal planejada pode significar gastos excessivos com combustível e, consequentemente, poluição desnecessária.

4. Tem algo que não pode mudar? Compense

Se no momento não dá para diminuir aqueles gastos com energia, água e embalagens, porque não recompensar a natureza? Promova ações sustentáveis com a sua equipe, plante mudas de árvores, una esforços e apoie instituições engajadas nessa causa.

5. Comunique suas ações e preocupações

Ser uma marca que se preocupa com o meio ambiente tem suas vantagens. Se você está adotando medidas ecologicamente corretas na sua loja virtual, por que não comunicar a freguesia e conscientizar outras pessoas por meio das redes sociais?

Sua loja amiga do planeta e do meio ambiente.

E por aí? O que sua loja tem feito para reduzir o impacto ambiental?
Tem alguma experiência com e-commerce sustentável?
Deixe aqui nos comentários.