Com certeza você já pesquisou na internet sobre uma determinada marca, produto ou serviço. Geralmente é isso o que as pessoas fazem antes de sair pessoalmente em busca de algo que estão procurando. Portanto, a presença digital de uma empresa é extremamente relevante de forma geral.
No marketing digital, o que manda na sua popularidade é o quão relevante é a sua presença digital como um todo. Isso não está associado apenas às mídias sociais, como Facebook e Twitter, mas também ao seu website, listas de e-mails, blogs e como sua marca aparece no Google.
Através de uma presença digital forte e de qualidade, você consegue gerar um grande aumento nos ganhos , além de alavancar a sua popularidade .
Neste post, vamos te mostrar o que você está perdendo por não ter uma presença digital efetiva. Então, fique ligado e saiba tudo para melhorar a sua presença digital!
Uma Presença Digital Fraca Só Te Prejudica
Quando você tem uma marca ou uma empresa, a prospecção de novos clientes é algo que faz parte das rotinas. Normalmente, são contratados vendedores ou promoters para trazer novos clientes até a empresa. Mas no caso de micro e pequenas empresas, existe uma alternativa muito mais rentável do que a contratação de empregados.
Essa alternativa é o marketing digital . Através de algumas estratégias de marketing, você consegue fazer com que os clientes venham até você por vontade própria, ao invés de ter que prospectá-los.
Para que isso funcione é preciso saber quais são as métricas e soluções disponíveis para cada público-alvo. No geral, podemos dizer que é possível aumentar a relevância de basicamente todos os tipos de marca.
Mas o devido cuidado deve ser tomado. Se você tiver uma presença digital fraca, que não seja atrativa e relevante , isso pode ter um impacto negativo ao invés de melhorar a sua popularidade.
Por exemplo:
- Um website ruim e desatualizado;
- Uma página em redes sociais que não interage nem posta conteúdo novo;
- Pouca geração de tráfego qualificado ou mal posicionamento no Google.
Tudo isso gera impacto negativo. As pessoas vão pensar que a sua empresa não é capaz nem de manter uma presença digital relevante , que dirá de atender as necessidades delas como clientes.
Portanto, preste atenção nas dicas que vamos te dar a seguir. Através dessas estratégias, você conseguirá aumentar sua relevância e fazer com que as pessoas te procurem por vontade própria !
Tenha Um Website
Parece óbvio, mas não é! A quantidade de empresas que ainda não possuem um website é assustadora. O ponto crucial, mais importante para qualquer empresa é, sem dúvidas, manter um website bom e atualizado .
A elaboração de um website depende do branding, que é a construção ou reestruturação de uma marca e identidade visual. O visual do seu website deve estar alinhado com o da sua identidade visual para que as pessoas a reconheçam assim que acessarem.
Este site deve estar sempre atualizado com as melhores tecnologias de desenvolvimento, para que seja atual, rápido e fluido. Além disso, você precisa fazer a manutenção semanal em questão de novas informações , mudanças na estrutura da empresa, etc.
O site também deve ser responsivo , preparado para dispositivos móveis como smartphones e tablets , além de entregar uma ótima experiência para o usuário.
Mantendo o site atualizado, ele estará sempre relevante para quem o acessar.
Um bom website contribui para a melhora da presença digital . Além disso, é muito importante para transformar um usuário curioso em potencial cliente. Digamos que o usuário esteja pesquisando por “encanador em Mogi das Cruzes”. Quando este usuário encontra uma empresa que oferece este serviço e que possui website, vai naturalmente acessá-lo, procurando maiores informações a respeito.
Portanto, se a sua empresa não possui ou possui um website ruim e desatualizado, você estará perdendo clientes para a concorrência. O usuário prefere muito mais ir atrás de marcas e empresas que estão presentes na internet do que procurar as que possuem apenas um telefone e endereço nos sites de classificados.
Ter um website passa mais credibilidade para sua empresa. Você se mostra disponível e aberto a novos clientes quando possui um site atualizado e atrativo.
Redes Sociais
Não é segredo para ninguém: as redes sociais são os mais rápidos veículos de comunicação da internet. Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e até mesmo o LinkedIn. Cada uma das mídias sociais têm um foco diferente e podem te ajudar a aumentar a relevância da sua presença digital .
Quando uma marca está presente nas mídias sociais, ela está dizendo ao público que está disponível para contato direto. Desta forma, as pessoas se sentem mais à vontade e confiam mais naquela marca, uma vez que ficam mais próximas dela.
Na prática, isso quer dizer que a proximidade de ter suas perguntas respondidas, opiniões ouvidas e solicitações atendidas, faz com que o usuário veja a empresa com melhores perspectivas.
Além disso, as redes sociais são importantes para levar novos visitantes ao seu website e, consequentemente, até a sua empresa. Isso é feito por meio de postagens atrativas, interessantes ou úteis, que tenham como finalidade trazer o usuário ao site para conhecer determinado produto, serviço ou marca.
Uma atuação efetiva nas redes sociais deve ser atrativa, envolvente e engajadora.
Assim, a conversão se torna mais fácil e abrangente, uma vez que as redes sociais estão presentes a nível mundial e o seu post pode “viralizar”, alcançando um surpreendente número de pessoas.
Não estando presente nas redes sociais, você perde diversos clientes que ainda não conhecem a sua marca e precisam ser prospectados por outros meios. Consequentemente, você perde investimento desnecessário nessa prospecção agressiva.
Além disso, a presença digital por si só já é uma prospecção natural , ao contrário da agressividade utilizada tradicionalmente.
Marketing de Busca
Uma ferramenta poderosa para alavancar os resultados da sua marca é o marketing de busca. Através de técnicas como o SEO – Search Engine Optimization e o SEM, é possível posicionar bem a sua empresa e fazê-la ser mais notável.
SEO significa otimização para mecanismos de busca. É uma prática que leva o site da sua empresa aos primeiros resultados de busca no Google, por exemplo.
Já o SEM são os links patrocinados que você coloca no Google ou no Facebook. Eles podem aumentar a visibilidade da sua marca e são configurados para o público alvo que você deseja atingir. Exemplo: quem reside na cidade de São Paulo.
Conclusão
Estes são alguns meios de fortalecer a sua presença digital . Há muitos outros dentre eles, que podem ajudar a sua marca a se tornar mais relevante e começar a atrair clientes de forma natural , sem precisar ir atrás deles.
Para a micro e pequena empresa, a presença digital é um portal que pode se abrir para um mudo vasto de crescimento sem fim. É o primeiro passo, importantíssimo para potencializar os ganhos e aumentar a popularidade da sua marca.
Sem uma presença digital ou até mesmo tendo uma presença digital fraca, sua empresa está perdendo dinheiro ! Seus concorrentes que já descobriram isso estão agora mesmo passando na sua frente e decolando, enquanto você ainda está pensando.
Então pare de perder tempo e transforme sua empresa no seu maior sucesso através da presença digital. Lembre-se: o futuro está cada vez mais conectado. E você, vai ficar off-line?
Confira em nosso blog: https://www.dbmk.com.br/importancia-da-presenca-digital-na-micro-e-pequena-empresa/