GTIN, MPN e NCM para produtos artesanais

Oie! Alguém poderia tirar essa dúvida pra mim? Eu vendo artigos de papelaria que eu mesma fabrico (www.issoemine.com.br), como faço para cadastrar os GTIN, MPN ou NCM? Eu invento?

Até onde sei:

GTI : Você compra / se associa. (https://www.gs1br.org/)
MPN: Você Inventa.
NCM: Você descobre com base na gigantesca tabela (meio confusa)
exemplo de uma fonte: https://blog.cefis.com.br/ncm-consulta-nomenclatura-comum-mercosul/

1 curtida

Acho que entendi… Vou pesquisar mais aqui como posso nomear, pra poder usar no instagram shopping. Obrigada :slight_smile:

O NCM inclusive deve constar na NF eletrônica.
Os demais, se são produtos artesanais, talvez nem seja necessário.

Gente, acabei de encontrar um artigo do Google Merchant e resolvi deixar o link pq pode ajudar alguém pela lupa.

Se o produto não tem um mpn claramente associado ou é um produto feito sob medida (por exemplo, arte, camisetas personalizadas, produtos inovadores e produtos artesanais), o atributo é opcional.

  • Envie outros identificadores exclusivos de produto relevantes . Talvez seja necessário enviar os atributos brand [marca] e gtin . Quando você envia identificadores de produto, entendemos melhor o que você está vendendo. Dessa forma, podemos ajudar a aprimorar seus anúncios e a conectar os usuários a eles. Saiba mais atributos de identificador de produto
  • Use o MPN atribuído pelo fabricante. A menos que você seja o fabricante, não use um valor que você criou.
  • Diferencie as variantes .
  • Use o MPN correto para cada produto . Em geral, cada variante de um produto (cores e tamanhos diferentes) tem o próprio MPN. Por isso, certifique-se de enviar o valor correto. Uma exceção importante são os diferentes tamanhos de produtos de vestuário, em que todos os tamanhos geralmente têm o mesmo MPN.

O link para o artigo completo é esse aqui :point_down:

1 curtida

Pelo que entendi, o ideal é que busque pelo NCM e se quiser, crie um MPN pra cada produto, e adicione também o atributo de “marca” que tem quando cria o produto, pro google entender que se trata de um produto da própria marca.

Olá, gostei muyito do seu comentário, foi bastante esclarecedor.

Então significa que eu posso criar um MPN para cada produto, visto que sou eu mesmo que fabrico? E isso não trará maiores problemas? Outra duvida, eu posso deixar em brando?