API de conversão do Facebook

Clara tem sim, encontrei uma solução e funciona. Podemos fazer isso através do Google Tag Manager. Vc pode fazer essa integração direto pelo Gerenciador de tags do google ou pelo gerenciador de eventos do facebook ads.

Aprenda como fazer a API de Conversão do Facebook Ads rodar no Google Tag Manager.

Tutorial Passo a Passo:

Pode parecer vários passos e é, porém basta seguir um por um acompanhando o vídeo que não tem erro.

Mode de Preparo da Receita:

(GTM Web)

1- Ter uma conta do GTM web e instale no seu site.
2- Instalar o Google Analytics 4 nesse container.

(GTM server)

3 - Criar uma conta nova no seu GTM, porém essa conta deve ser do tipo server, a última opção da lista.

4 - Crie um perfil de faturamento… fique tranquilo que não vai te cobrar nada, porém recomendo colocar ali um cartão pré pago e com limite baixo.

5 - Agora ainda no GTM Sever você vai criar uma nova TAG e procurar na biblioteca por Facebook Conversion API TAG.

6 - Dentro da TAG você coloca os dados como ID do Pixel desejado, Token da API e o evento teste, tudo isso está dentro do gerenciador de eventos do Facebook

7 - Agora você vai adicionar como o trigger (acionamento) dessa tag um evento personalizado: Nome do Cliente (client name) contém GA4.

(GTM Web)

8 - Dentro do GTM web que deve estar instalado no seu site você vai criar uma TAG de Evento do GA4.

(GTM Server)

9- Clique na ID do GTM Server e copia a URL Padrão, isso que vai conectar o server com o web e fazer a parada funcionar.

(GTM Web)

10 - Volte no GTM Web e Configuração dessa TAG de Evento do Google Analytics 4.

11 - Na parte de TAG de configuração, escolha a sua TAG de Google Analytics 4, o Iten 2 desse tutorial.

12 - Nome do evento você coloca os padrões do Facebook que quer marcar naquele momento, como viewcontent, lead etc

13 - Clica agora em parâmetros do evento, adicionar linha.

14 - Coloca o nome do parâmetro como: transport_url

15- Na parte do valor você coloca a URL copiada no item 9.

16 - Acionamento pode ser em todas as páginas ou somente na que você deseja que ative aquele evento, exemplo se for uma lead… ativar só na página de obrigado que você quer.

17- Volta la no gerenciador de eventos do Facebook Ads e faz o teste pra URL desejada.

(espera uns 3/5 minutinhos que vai funcionar)

Testei as duas formas e funcionou perfeitamente.

3 curtidas