Ajuda - Problema com Tag Inativa Google ADS

Boas Pessoal! Tudo bem?

Preciso de uma ajuda de vcs quanto a Tag do Google Ads.

Está cadastrada no ADS o mesmo ID está no Aplicativo da Loja Integrada (Google AdWords), porém consultado a campanha no Google ADS ela apresenta o Status de “Tag Inativa”.

Já entrei em contato com o Google e os mesmos pediram para verificar na Loja Integrada. Aparentemente as informações estão ok. Não sei o motivo do erro…

Seguem os Prints das Telas.

Poderiam me ajudar a resolver este problema?

Agradeço muito.
Status Ads



Aplicativo Tag LI

Olá boa tarde, tudo bem?

Estarei marcando aqui no chat, duas pessoas que talvez consigam te auxiliar com esse problema.

@clara @Ana_Thais

1 curtida

Muito obrigado. Fico no aguardo para resolver este problema que continua…

Oi Junior, bom dia.

Dê uma olhada neste material do próprio Google: Corrigir problemas de tag e lista do remarketing dinâmico - Ajuda do Google Ads

A sua tag do Remarketing está instalada. Mas você chegou a inserir o script que o Google Ads gera para ativar a tag?

Caso você tenha escolhido para gerar o script, ele deve ser algo parecido com isso e deve ser inserido no rodapé da sua loja:

<!-- Event snippet for Example conversion page -->
<script>
  gtag('event', 'conversion', {'send_to': 'AW-CONVERSION_ID/AW-CONVERSION_LABEL',
    'value': 1.0,
    'currency': 'USD'
  });
</script>

Caso você tenha escolhido a configuração via GTM (o que eu recomendo), você precisa confirmar se a tag está sendo ativada.

1 curtida

Olá, obrigado por responder. Instalei o aplicativo via painel. Como eu instalo o código no rodapé, pegando no Google Ads e colocando na Loja Integrada? Poderia me auxiliar?

Naquele print que você enviou, tem uma parte que está com o título “Configuração da tag”, e a aba selecionada está no “Usar o Gerenciador de tags do Google”, a forma que eu considero a melhor para configurar as tags do Ads.

Para pegar o código JavaScript que você precisa inserir na LI, você precisa clicar ali na primeira aba: “Instalar a tag por conta própria”, nesta seção vai ter o script completo que você precisa pegar e colar no rodapé da sua loja, mas com certeza vai ser preciso realizar algumas configurações para você passar os valores dinâmicos da compra, como nome do produto e valor.

Se você não usa o GTM na sua loja, eu recomendo que você o instale, aí eu consigo te ajudar com mais facilidade na configurações das variáveis e da tag. Mas se você preferir instalar só o script, cola ele aqui para vermos quais são as modificações que vamos precisar fazer.

2 curtidas

Vou instalar então o GTM já ví no ADS. Uma dúvida, devo informar no aplicativo GTM somente o código (números ID) ou o que acompanha antes duas lestas e o código, no caso começa com AW. ?

Ah não, o GTM começa com as letras “GTM”, não sei se você já criou uma conta no Google, mas o link é este: https://tagmanager.google.com/

Aí você faz o cadastro com um gmail e ele gera esse código que começa com “GTM”.

1 curtida

Feito.
Só com esse aplicativo GTM resolve o problema de TAG Inativa no ADS?
GTM

Não, agora começam as configurações dentro do GTM. Vou ir te mandando os prints para você replicar dentro da sua conta.

2 curtidas

O primeiro passo é configurar a sua tag do Ads dentro do GTM. Para isso você primeiro precisa criar uma tag:

Dentro das opções você escolhe o “Acompanhamento de conversões do Google Ads”:

Você vai receber um aviso dizendo que é preciso criar um “Vinculador de conversões”:

Basta clicar em “Criar”. Na janela que vai abrir, dê um nome para a tag e clique em “Salvar”:

Quando voltar para as configurações da tag do Ads, você precisa inserir aqueles dois códigos que você pega no seu painel do Ads: o “ID de conversão” e o “Rótulo de conversão”.

Os outros campos eu vou precisar verificar aqui na minha loja de testes para passar tudo certinho para você porque agora começa a configuração mais complicada.

2 curtidas

Cadastrei. Até aqui está ok!

Para gerar os dados dinâmicos da compra, você precisa clicar neste ícone ao lado do campo que precisa ser preenchido:

Na tela que vai abrir, basta clicar no ícone de mais:

Você vai escolher a opção “Variável da camada de dados”:

Os dados normalmente possuem o mesmo padrão de nomenclatura, mas você pode confirmar esses nomes na página de confirmação de compra:

Aqui eu fiz uma inversão. Ao invés de configurar o valor da compra, eu configurei o ID usando o campo ecommerce.purchase.actionField.id e dei o nome “DL - ecommerce.purchase.actionField.id” para saber qual a variável do DataLayer (Camada de dados) estou capturando neste campo:

Então eu tive que jogar a variável criada no campo “Valor da conversão” dentro do campo “Código da transação” e clicar mais uma vez no ícone de mais do campo “Valor da conversão”

Então nós repetimos aquele procedimento de criar uma variável ao clicar no ícone de mais:

Escolhemos mais uma vez a opção “Variável da camada de dados”:

O nome que eu escolhi para a variável foi “DL - ecommerce.purchase.actionField.revenue” e no campo “Nome da variável da camada de dados” você precisa colocar ecommerce.purchase.actionField.revenue. Depois é só salvar:

Agora as duas variáveis estão configuradas. Para terminar basta colocar “BRL” no campo “Código da moeda”:

Para encerrar, é preciso configurar o “Acionador” desta tag:

O procedimento é parecido com a criação das variáveis da camada de dados:

Clicando no campo “Configuração do acionador” você precisa escolher a opção “Exibição de página”:

Na configuração você precisa dar um nome para o acionador, escolher a opção “Algumas exibições de página” e selecionar a regra “PagePath” + “contém” + “/finalizacao” para que a tag seja disparada apenas na página de confirmação de compra:

Sua tag deve ficar com uma configuração parecida com essa, lembrando que os 2 primeiros campos devem estar iguais ao que o Google Ads te fornece na configuração da sua tag (esses “123456789” são apenas um exemplo):

Por fim basta clicar em “Enviar” para validar todas essas configurações:

E assim que uma compra for realizada na sua loja, após algumas horas, o painel do Google Ads vai ser atualizado.

2 curtidas

Nossa parabéns, são poucos os que tem dedicação a ajudar com tamanho grau de detalhamento na explicação.

Aprendi muito com esse seu post.

2 curtidas

Olá tudo bem?
Qual comando você da para puxar a tela de console? Sei que se apertar F12 ele vai puxar a tela de codificação, mas tem algum comando que da no console para ele ir direto nessa tag que você mostra?

Para abrir o console no Chrome é só usar o atalho Ctrl +Shift +J. E para puxar as informações da camada de dados eu só digito dataLayer dentro do console e vou navegando pelas variáveis até encontrar o que eu preciso.

1 curtida

José Claudio, muito obrigado pela ajuda/cadastramento das Tags.
Agora não apresenta mais erro. Vamos acompanhar pra ver como se darão as conversões.
Muito obrigado mais uma vez!

1 curtida

Olá, tudo bem?
No caso em que o status da conta está como “não verificado” pode fazer essa configuração também? Eu fiz o passo a passo da LI porem desde ontem o status segue como “não verificado”