Vamos falar sobre Relatório de Vendas?

Fala, Pessoal! Tudo bem?

Eu percebo ao navegar por alguns tópicos aqui na comunidade muita gente falando sobre os relatórios de vendas. Sugestões de melhorias, o que funciona e o que não funciona, o que atende ou não atende as atuais necessidades dos lojistas. :thinking:

Sendo assim eu gostaria de abrir este tópico para discutirmos sobre essa importante ferramenta. Sabemos de sua relevância e da necessidade de melhorias. Como você a enxerga e como, na sua opinião, podemos melhora-la?

O objetivo aqui é entender melhor como você utiliza esse recurso no dia-a-dia, absorver sugestões e claro trocar muita ideia sobre como podemos melhorar o atual produto da Loja Integrada. :tada:

O feedback da comunidade é importantíssimo para evoluirmos como plataforma e estamos atentos a isso. Queremos ouvir vocês!! :wink:

Vamos abrir discussões sobre outros pontos muito em breve. :muscle:

Sinta-se livre para agregar nesse tópico! :smiley:

Chega mais e vamos juntos!!

“Saber ouvir é quase que responder.” - Pierre de Marivaux

Olá @Vitor, que bom saber que estamos sendo ouvidos. Minhas necessidades quanto aos relatórios são:

• Relatórios sobre métodos de pagamentos (não apenas no dashboard, mas na planilha). Para uma boa organização financeira é preciso saber quais métodos são mais utilizados, e melhor ainda poder cruzar esses dados com os produtos vendidos. Assim podemos saber qual método é mais adequado para determinado pedido e assim planejar uma promoção eficiente.
  • Relatórios do tempo médio de giro dos produtos (na planilha). Assim posso adicionar ao meu planejamento geral de produção qual a melhor data para produzir determinado produto.
  • Relatório de vendas por campanha na planilha, incluindo os utms. É terrível ter que acessar um a um pra saber qual campanha gerou determinada venda. Se eu pudesse exportar up-to-date esse tipo de relatório facilitaria muito minha tomada de decisão sobre qual campanha dá mais resultado para determinado produto. E apenas pelos dados do google analytics não é possível tomar decisão nesse aspecto pois a pessoa pode comprar no boleto e não pagar o boleto, daí o dado fica furado.
  • Relatórios de pedidos cancelados - Preciso saber quais são os produtos que apresentam maior taxa de cancelamento. Qual o método de pagamento que apresenta o maior número de cancelamento, e não apenas em forma de gráfico sobre os 30 dias, como é disponível no dashboard, mas em formato de planilha, para que eu possa incorporar as informações em meu dashboard interno aqui na empresa.
  • Relatório de cliques em banners internos. Essa informação é essencial para saber qual banner deu mais resultado.

Enfim todos os dados do dashboard deveriam ser disponíveis em planilha, não apenas referente aos últimos 30 dias mas sobre todo o histórico da empresa, para uma análise mais profunda e para antecipação de tendências e sazonalidade.

Obrigado por se prontificar a ouvir nossas necessidades. Vejo muitos posts de clientes com necessidades importantes que são ignorados. Esse é um passo a mais para fidelização.

Atenciosamente,

2 Curtidas

@Pedro, @Washington_Michael A opinião de vocês vale muito aqui :slight_smile:

@RenatoRea Sua opinião nessa questão nos ajudaria muito!

1 Curtida

@Luciano obrigado por lembrar de mim, embora eu ache que terei pouco a contribuir pois aindo faço pouca análise de dados e campanhas, só lendo o ótimo post do @Lucas_Zanatta já aprendi bastante e vou acompanhar aqui para aprender mais.
Uma coisa que ele citou e que acho que seria fundamental seria mesmo poder acessar dados além dos 30 dias do Diário de Bordo, e mesmo selecionar qual período deseja ver.
Por exemplo, na aba “produtos” só consigo ver os mais vendidos dos últimos 30 dias, seria legal poder ver desde o começo da loja qual é o produto mais vendido ou, usando o recorte de tempo, qual vende mais em determinadas épocas (como Natal, dia das Mães, etc, o site poderia até oferecer recortes de data já associados aos feriados).
Ainda em “produtos” seria bacana poder filtrar os mais vendidos por outros dados, como por exemplo qual produto mais vendido para determinada faixa de idade, ou região.
A questão dos “30 dias” se repete nos outros campos do Diário, na faixa etária, gostaria de saber qual a faixa etária de todos os compradores desde o começo, e não apenas dos últimos 30 dias.
Também não sei se seria possível por exemplo filtrar faixa etária e relacionar isso com tíquete médio, por exemplo, qual o tíquete médio dos clientes de 26-30 anos comparado com o tíquete médio dos clientes de 19-25 anos? Seria excelente poder fazer isso também pelas vendas por Estado.
Enfim, eu penso que gostaria de poder cruzar dados para compreender melhor meu cliente e assim poder traçar estratégias mais focadas em suas características e necessidades.
Mas como disse, sou leigo nesta área e ainda uso pouco estas informações, de forma que sigo aqui mais para aprender com a experiência dos outros. No que puder ir contribuindo podem contar comigo!

1 Curtida

@RenatoRea esse ponto que você levantou, de relacionar o tíquete médio com a faixa etária e também com os estados onde os clientes residem seria muito interessante. Atualmente faço essa análise de forma manual, junto todos os dados dos pedidos que são feitos tanto pela loja quanto pelo WhatsApp e traço um perfil do cliente. Essa informação é importante na hora de montar os anúncios aqui da loja, ajudam a direcionar para o público certo.

2 Curtidas

Olá! Observei que o relatório de vendas traz como venda os pedidos cancelados. isso confere, ou é algum erro no relatório? Abraço.

@Lucas_Zanatta Irada suas sugestões. Gostei mesmo!

Algo que precisamos balancear é a complexidade da ferramenta x utilidade da mesma. Queremos uma ferramenta extremamente útil, com informações relevantes e que ao mesmo tempo a manipulação e interpretação dos dados seja simples e prática.
Entendo que esses dados são de fato relevantes, e cataloguei todas essas informações.
Estamos estudando uma aprimoramento na ferramenta de relatório de vendas e essas informações são bem importantes pra gente.

@aschaves123, Sim isso confere! Na verdade é a forma como o Relatório funciona atualmente. Poder escolher como filtrar os pedidos (Englobando ou não os cancelados) é uma das melhorias que estudamos implementar no relatório de vendas.

2 Curtidas

Lembrei de outra funcionalidade que gostaria: poder filtrar por produto x cliente.
Por exemplo, que cliente comprou o produto “X”? E também poder filtrar pelo cliente, ou seja, que produtos este cliente já comprou? Assim poderíamos por exemplo ver que um cliente compra sempre um determinado produto e sugerir outros complementares.
Uma coisa extremamente simples mas que hoje não é possível é, na tela dos clientes, organizar a lista por “pedidos”, ou seja, ordenar os clientes pelos que fazem mais pedidos.
Seria ótimo poder ao menos organizar a lista de clientes optando por organizar pela maior quantidade de pedidos, ajudaria a saber quem são aqueles clientes recorrentes que compram mais e fazer promoções personalizadas e dirigidas.
Seria importante também poder separar entre pedidos de forma geral e apenas pedidos realmente pagos, pois tenho clientes que tem um monte de pedidos mas nunca concluíram nenhum, isso embola o meio de campo e atrapalha.
Outra coisa ótima seria poder fazer o mesmo por VALOR GASTO, ou seja, ranquear os clientes pela somatória do valor de seus pedidos. Isso seria ótimo para também dirigir o marketing. Iria ainda além e gostaria de ver pelo tíquete médio.
Sei que muitas destas coisas envolvem uso complexo de banco de dados, mas ao menos algumas destas alterações podiam ser implantadas.

Boa noite, Vitor. Alguma previsão para implementação dessas boas sugestões feitas pelo @Lucas_Zanatta e @RenatoRea? Hoje, como posso fazer uma análise do perfil de cliente? Estou ainda montando minha loja mas acredito que essas ideias, se puderem ser aplicadas, irá melhorar muito a utilização da LI.

1 Curtida

Tirei um relatório de vendas por produto e teve muita divergência, com produtos duplicados e constando os de pedidos cancelados. Se o pedido foi cancelado, consequentemente o produto não foi vendido, mesmo assim veio constando no relatório, estava pensando em utilizar essas ferramentas da LI mas desse jeito não tem como. Aguardo melhorias!

1 Curtida

Alguma novidade sobre o assunto?

No diário de bordo existe uma aba produtos onde apresenta os produtos mais vendidos dos últimos 30 dias. Mas isso não tem muita utilidade se eu não puder configurar parâmetros! Exemplo:

• Quantos produtos do tipo/marca X eu vendi nos últimos 60 dias?

Isso é mega importante, pois em alguns casos precisamos desses dados. Meu caso: algumas estampas de produtos são feitos por artistas que ganham comissão de vendas. Como vou calcular a comissão do artista nas vendas de produtos com as estampas dele, se a Loja Integrada não me oferece esse parâmetro de filtro no relatório? É algo básico.

Outro benefício: marketing. Como saberei o produto que devo tirar do meu site, e qual devo manter e fazer mais marketing em cima, se não tenho como saber os parâmetros de venda detalhada? O diário de bordo, sinto muito, é MUITO fraco.

Aguardo algum feedback.

Hahaha meu Deus, como eu fui um trouxa de perder meu tempo escrevendo todas estas sugestões. Eu realmente acreditava que serviriam para algo. Só serviram para eu perder tempo mesmo.
Tópico criado em FEVEREIRO DE 2018… Pedindo sugestões para evoluções… Hoje, em junho de 2019, nada ainda…
Ah! Já sei! Está no nosso roadmap de futuras evoluções blablabla… rs

1 Curtida

É, ta complicado. Já estudando mudar de plataforma por aqui.

1 Curtida

Difícil né? Pior é ver as “respostas seletivas”, ou seja, o pessoal da LI ignora sumariamente todos os tópicos com críticas, mesmo quando chamamos ou marcamos diretamente as pessoas.