O impacto da Copa do Mundo na Black Friday 2022

A Copa do Mundo de futebol masculino move muito mais do que a paixão dos torcedores. O evento também aquece o mercado de consumo e influencia o planejamento de compras dos brasileiros.

Esse impacto nas vendas começa semanas e até meses antes do torneio. Dados do Google sobre a Copa do Mundo de 2018 mostram que diversos itens tiveram aumento na procura entre os brasileiros.

Produtos em alta na época:

  • Painel de TV: alta de 5,7 vezes
  • Sofá: alta de 4,4 vezes
  • TV: alta de 3,4 vezes
  • Smartphone: alta de 2,6 vezes

Na Copa do Mundo de 2022, esse efeito deve ser visto novamente. A Pesquisa Consumo 2º semestre 2022, da Behup, já aponta quais categorias têm maior intenção de compra no país para esta edição do campeonato.

Intenção de compra para a Copa do Mundo no Catar:

  • Roupas e acessórios: 20%
  • TV, áudio e vídeo: 15%
  • Compras de supermercado: 14%
  • Calçados: 12%
  • Artigos esportivos: 12%
  • Smartphones: 11%
  • Decoração: 9%

Aí entra a importância de antecipar a estratégia da Black Friday 2022 para o brasileiro garantir a tempo um sofá confortável ou comprar uma Smart TV para acompanhar os jogos do Mundial. Inclusive, segundo a Pesquisa Pinion Copa do Mundo 2022 – CMI, 81% dos interessados na Black Friday são favoráveis à antecipação da data neste ano.

Ou seja, as lojas que fizerem promoções apenas no dia 25 de novembro podem perder uma parcela considerável do público consumidor.

DBMK