Múltiplos volumes em um pedido

Olá, pessoal!

Tenho uma dúvida sobre a cotação de fretes via Enviali na Loja Integrada.

Na minha loja, a maioria dos produtos possui dimensões aproximadas de 20x20x50 cm. Trabalhamos com caixas que comportam de 4 a 5 desses itens, ou seja, dependendo da quantidade do pedido, ele pode gerar mais de uma caixa (mais de um volume).

Minha dúvida é:

• Existe alguma forma de configurar volumes extras no Enviali (ou fora, como Frenet ou Melhor Envio), para que o frete seja cotado pelo cliente considerando mais de uma caixa, sem que todos os itens precisem estar no mesmo volume?

• Se sim, essa configuração é feita diretamente na Loja Integrada/Enviali ou seria necessária alguma integração externa, ferramenta/plataforma adicional ou ERP (como o Tiny Olist, por exemplo)?

• Sei que os Correios não trabalham com múltiplos volumes na mesma cotação, mas outras transportadoras integradas ao Enviali (como Jadlog ou Loggi) permitem esse tipo de cálculo?

• Caso exista essa possibilidade, como é feita a configuração correta?

Procurei na comunidade e encontrei poucos tópicos sobre esse assunto, e confesso que não imaginei que fosse tão difícil encontrar uma solução, considerando que esse deve ser um problema relativamente comum para alguns nichos específicos.

Desde já, obrigada!

Boa tarde Maria, tudo bem?
Sou a Beatriz e faço parte do time da Loja Integrada :slightly_smiling_face:

Essa é uma dúvida bem comum mesmo, especialmente para quem trabalha com produtos volumosos.
Te dando mais contexto, tanto na Loja Integrada quanto no Enviali, não existe uma configuração para definir caixas, volumes ou múltiplos pacotes por pedido.

O funcionamento é o seguinte:

• Os produtos devem ser cadastrados considerando o envio de uma unidade

• Quando o cliente compra mais de uma unidade, o sistema soma peso e dimensões dos itens e realiza a cotação com base no peso cubado total do pedido

• A cotação no checkout sempre considera um único envio, e a geração de etiquetas também resulta em uma etiqueta por pedido

Ou seja, mesmo que na prática o pedido seja enviado em duas ou mais caixas, o Enviali não separa volumes nem calcula frete por caixa.

Isso é uma limitação do modelo de cotação automática via API, que vale tanto para os Correios quanto para outras transportadoras integradas ao Enviali (como Jadlog ou Loggi).

Neste artigo explicamos em detalhes como funciona o cálculo do frete no Enviali.

Caso seja realmente necessário trabalhar com mais de uma etiqueta por pedido, a alternativa é utilizar um ERP ou um sistema externo que permita emitir múltiplas etiquetas manualmente, ou diretamente no painel da transportadora (quando disponível).

Nesses casos, é importante também ter uma tabela de fretes personalizada ou aplicar um acréscimo no valor do frete, para cobrir o custo adicional das etiquetas extras.

Espero ter esclarecido sobre isso, mas se tiver alguma dúvida, ou se eu puder ajudar em algo mais, estou à disposição :slightly_smiling_face: