Muitos Problemas com SEO

Estou á pouco mais de um mês trabalhando com um site na Loja Integrada, mas já vi muitas reclamações em relação á SEO e passei pessoalmente por várias dificuldades também em relação á isso.

Escolhia a Loja Integrada achando que pelo fato de ter uma parceria com a Google, teria boas práticas, porém me enganei imensamente. Os problemas já começam com o mínimo:

• Dificuldades de indexação - o Sitemap é gerado automaticamente e apenas com as páginas de produto e departamentos principais e não há a possibilidade de subir arquivo em formato XML, SUGESTÃO: se houvesse essa possibilidade, poderíamos criar um novo sitemap em uma dessas ferramentas e resolve. Eu consegui resolver essa questão criando um sitemap e subindo em outro servidor, mas mesmo assim é super complicado.

• PageSpeed e consumo de dados móveis- A plataforma não aceita arquivos formato .webp para os produtos, o que faz com que as imagens do site sejam muito mais pesadas e tenhamos uma performance péssima em velocidade.

• Conteúdo oculto - Os textos das categorias ficam ocultas na versão mobile, ou seja, perdem a relevância em ranqueamento, visto que em SEO para o Google a relevância é mobile first.

• Canonical Tag - Não é possível alterar em nada.

-Arquivo Robots - Também não é possível alterar.

-Dados estruturados - Até então não descobri uma forma de aplicar personalizando para cada página.

• Nome dos produtos dentro das categorias - A melhor prática em marcação de tag para que o site consiga posicionar bem com categorias é que o nome dos produtos sejam apresentados como “H2”, ou no mínimo “H3”, coisa que não acontece.

A Loja Integrada tem um suporte técnico muito bom, um ótimo custo benefício e muitas possibilidades de personalização visual, mas esses problemas com SEO fazem a cova para quem entende do assunto e sabe a importância do canal orgânico.

Eu pagaria facilmente o dobro ou triplo de mensalidade se existisse a possibilidade de solucionar as questões que mencionei.

Vai demorar um pouco até que eu possa migrar de plataforma, vou ter que aceitar esses pontos, mas espero que esse tópico ajude de alguma forma á abrir uma discussão sobre possíveis melhorias.

3 curtidas

Olá Caroline, tudo bem?

Obrigada por ter compartilhado esses pontos conosco, estarei compartilhando internamente como sugestões de melhorias.

Concordo plenamente com a Caroline.Moda. Também aguardo pela breve solução dos itens apontados.
Obrigado!

Outro defeito: não é possível nomear as imagens, quando você sobe o sistema dá um nome aleatório para elas, o que é péssimo.

1 curtida

Também percebi isso RenatoRea, ótimo apontamento. Estamos ansiosos pelas correções LI.

1 curtida

Realmente complicado. E aí o problema é que, além dessa fraqueza em SEO, a gente perde bastante em relação à concorrentes que tem sites bem estruturados e ainda aliam isso ao tráfego pago.

1 curtida

@clara bom dia!

Este tópico está bem detalhado, a nossa necessidade em relação ao SEO.

Alguma novidade?

Atte, Vanessa

Olá @Vanessa_Lago

No momento eu não tenho nenhuma informação para compartilhar a respeito, assim que eu tiver compartilharei com todos vocês.

1 curtida

No meu site a Tag Title e Tag Meta Description não está funcionando. O Google está pegando o nome do produto e a descrição para preencher o resultado da pesquisa… Vc observou isso também?