Layout bom vende? 6 breves motivos para você entender que sim

Layout bom vende? 6 breves motivos para você entender que sim

Dicas da agência parceira Alpha Theme

“Nós compramos com os olhos” e isso todo mundo está cansado de saber. Da comida que comemos, a roupa que vestimos, o carro que dirigimos e as fotos que postamos nas redes sociais, há um forte senso estético, onde nós julgamos pelo que vemos. E, embora isso - ainda bem - não seja regra para tudo na vida, é uma questão importante na qual explica, por exemplo, nossos impulsos mais consumistas.

E sua loja, vende com os olhos?

Você investe em marketing, campanhas de redes sociais, ensaia um belo discurso de vendas e, na hora que seu cliente acessa sua loja, ele se depara um layout desconexo,
cores que não se conversam, formas desalinhadas, proporções sem padrão algum, banners com imagens em baixa resolução e fontes “à la Comic Sans”.

Sejamos honestos. Ele, o cara que paga as nossas contas no fim do mês, pelo qual empreendemos, vai sentir confiança em colocar seus dados pessoais de pagamento? Num país onde ainda se há uma grande desconfiança do consumidor pelas compras online, errar assim, não dá.

Ok, mas então o que eu faço? Não sou designer

Sem dúvidas ter um profissional - qualificado, por favor - do seu lado, te ajudando a pensar num projeto coeso, bonito e funcional, irá te ajudar e muito em oferecer uma experiência de compra única ao seu cliente, do momento em que ele acessa sua loja, à hora em que o pagamento é, enfim, realizado.

Hoje, há no mercado, inúmeros profissionais que podem te ajudar, muitos cadastrados em apps de trabalho remoto, como o 99 freelas, GetNinjas, Workana, além de sites de empregos, como Catho, InfoJobs, Empregos, entre outros. Mão de obra qualificada não vai faltar! Mas, se caso este ainda não seja seu momento, separamos algumas 4 dicas para te ajudar:

Dica número 1:

Tenha uma paleta própria de cores!

Você com certeza já assistiu a algum comercial do Itaú. Já reparou que as cores dos elementos de fundo (uma casa, um parque, um escritório), seguem exatamente o padrão de cores da marca, no caso o laranja, azul e amarelo? Se ainda não, uma simples busca no Youtube vai deixar isso mais claro. Ter um padrão de cores e trabalhá-lo de forma sucinta, organizada no layout de sua loja, faz toda diferença.

Nossa mente se desenvolveu para identificar padrões e o contrário também é verdade: percebemos, sem querer percebermos, a bagunça e a desorganização.

Dica número 2:

Proporção é fundamental

Dando continuidade em sobre o fato de percebermos desorganização, também percebemos aquilo que não é equilibrado ou proporcional. Um layout desproporcional pode, por exemplo, mostrar um menu grande demais e deixar o banner pequeno, ou vice versa, o que compromete a divisão de atenção do seu cliente.

E isso vale para o layout como um todo. Tamanho das imagens dos produtos, das fontes de descrição, dos botões de toda a loja, dos ícones, etc, etc. Enfim, a lista é grande e com certeza seu cliente percebe (ainda que novamente, sem querer perceber) tal questão e, lá no fundo, fica uma ideia de sua loja seja, assim como seu layout: desorganizado.

Dica número 3:

Imagens sempre, sempre, sempre em boa definição

A gente sabe que, nem sempre, o fornecedor possui aquela imagem belíssima de determinado produto e você, sem opção, acaba usando o que tem em mãos. Porém, nos casos onde possui opções melhores, opte por trabalhar sempre assim, já que, quando não se tem o produto físico em mãos, o cliente quer ver todos os detalhes do produto.

Cores, texturas, tamanho, profundidade, o detalhe da costura. Isso tudo influencia diretamente na percepção do seu cliente de “enxergar” o produto. Ele confia que, aquilo que vê na loja virtual, é de fato aquilo que terá em suas mãos. Aqui, devemos nos aproximar o máximo possível da experiência da compra em loja física, onde o cliente vê, toca, sente e (isso aqui ainda fica difícil reproduzir no online), até mesmo sentir o cheiro do produto.

Dica número 4:

Tire o medo do seu cliente

Sabe aquela sensação de “será que eu coloco meu cartão de crédito aqui”? Pois então. Ela é real e pode sem dúvidas tirar chances de venda em sua loja. Não deixar claro quanto às formas - seguras - de pagamento, nem mesmo utilizar algum selo de certificação de segurança, pode prejudicar seu negócio de forma série.

Busque comunicar seu cliente, seja com as “bandeiras” de pagamento bem explícitas em seu layout, seja comunicando via banner, que a operação financeira em sua loja é segura, que os dados do seu cliente não ficam com você e que ele não precisa, no fim das contas, temer por isso.

Dica número 5:

Ofereça funcionalidades que auxiliem seu cliente

Embora não esteja diretamente relacionado ao layout em si, trabalhar com uma loja virtual a qual possui boas funcionalidades, é sem dúvidas um fator crucial na conversão de vendas. Oferecer seletor de produtos, plugin do instagram, botões de oferta, vídeo institucional, tarja PIX, etc, é o mínimo nos dias de hoje.

Um projeto que oferece opções de interação com o cliente, se destaca de quem não o faz e se aproxima dos grandes varejistas que, sabendo disso, sabem muito bem como explorar e extrair mais receita. Cada centavo conta, certo?

Dica número 6:

Time is money

É muito comum para quem está começando, preferir gastar recursos com marketing, por exemplo, em detrimento ao projeto visual de sua loja. Sabemos bem como isso. Porém, existe no mercado também a opção de layouts prontos, ou temas.

Podem ser um excelente amigo na hora de iniciar seu negócio, ou mesmo caso você já venda bastante, ter um layout tão profissional quanto o de um grande varejista, porém pagando muito menos por isso.

Caso este seja um caminho interessante para você, a Loja Integrada possui uma loja de temas com mais de 2000 opções de temas para você escolher, dos mais diversos tipos. Projetos profissionais e que vão te ajudar a tornar sua loja um local onde se vende com os olhos! Vem ver: Temas para Loja Integrada | Loja Integrada

Nós, da Alpha Theme, empresa líder na venda de temas desde setembro de 2020, queremos desejar boa sorte nos negócios e, para isso, estamos oferecendo 20% de desconto em todos os nossos temas. Basta usar o cupom FIDELIZARALPHA20 (validade por tempo indeterminado).

Boas vendas :wink:

Alpha Theme

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