Investimento: Layout e Mídia - Equilíbrio que traz resultado

Texto produzido pela empresa parceira @e-tatica.

O número de lojas virtuais que vêm nascendo diariamente é muito grande, mas nem todas têm alcançado o sucesso e acabam fechando em menos de 6 meses.

Parte desse fracasso está atrelado a má distribuição de verba na hora de criar a loja virtual. Boa parte das pessoas, acabam economizando muito na criação da loja virtual, acreditando que somente a divulgação trará o resultado. Outra parte, gasta muito dinheiro numa ultra personalização, fazendo com que a verba de mídia fique escassa e com isso não consiga trazer o público para sua loja.

Então, qual será o equilíbrio nessa conta para alcançar o resultado esperado em vendas?

A IMPORTÂNCIA DO LAYOUT PROFISSIONAL PARA A LOJA VIRTUAL:

Quem nunca entrou numa loja virtual que tinha o produto que desejava, o preço era bom, mas o visual da loja não passava credibilidade?

Pois é, isso acontece com muita frequência. O Efeito Halo, pode explicar isso: Simplificadamente, o Efeito Halo é um rápido julgamento do nosso cérebro de algo ou alguém baseado nas informações básicas que temos à disposição. Exemplo: Bonito, logo confiável; Sem atendimento, logo perigoso e por ai vai…

Por esse motivo, é muito importante pensar numa loja virtual com um layout profissional e acima de tudo com uma excelente usabilidade. Quando uma loja virtual se preocupa com a experiência do cliente e com um layout intuitivo, essa loja está há alguns passos do sucesso.

UMA LOJA VIRTUAL SEM MARKETING DIGITAL, É COMO UM OUTDOOR NO PORÃO:

Então, já entendemos que precisamos de um layout profissional que otimize o processo de compra do cliente, certo? Mas de que adianta isso, se ninguém entra na sua loja virtual?

Segundo o E-commerce Brasil, a taxa média de conversão dos e-commerces brasileiros é de 1,4%. Ou seja, é necessário mais ou menos 72 visitas para se ter 1 venda.

É importante ressaltar, que para quem está iniciando uma loja virtual, essa taxa de conversão é bem menor, podendo chegar na metade. Com isso, poderá ser necessário ter 150 visitas para alcançar 1 venda.

Tendo esses dados acima, podemos ter uma base para calcular quantas visitas precisamos para alcançar nossas metas de vendas. Sendo assim, é muito importante reservar uma verba mensal para investir em anúncios no Google e/ou Face e Instagram.

Saber qual canal investir também é muito importante, pois o perfil do público que está no Google, Face e Instagram é bem diferente. Diversificar e estar em canais diferentes é muito importante, pois aumentamos a chance de ser encontrado.

Por outro lado, pulverizar a verba (quando ela é “curta”), pode não extrair o máximo potencial do canal.

Sugestões de canais:

  • Redes sociais orgânicas

  • Blogs

  • Uso de influenciadores

  • Google Shopping

  • Google Ads

  • Facebook e Instagram Ads

  • E-mail Marketing

  • Mídia programática

  • Afiliados

OUTROS FATORES QUE INTERFEREM NO SUCESSO DA LOJA VIRTUAL

Para complementar a jornada de sucesso de uma loja virtual, é muito importante se atentar aos seguintes pontos abaixo:

  • Boas fotos dos produtos

  • Boa escolha dos nomes e descrição nos produtos (pensando em SEO)

  • Tabela de medidas

  • Boa categorização dos produtos

  • Ferramenta de atendimento online

  • Ferramentas de retenção e gatilhos mentais

  • Ferramentas de recuperação de clientes e remarketing

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A E-tática é uma agência parceira Diamante e certificada por nós.

”Somos uma agência com experiência em e-commerce desde 2008. Premiados no Vtex Day, Digitalks e ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), trabalhamos com desenvolvimento e consultoria para lojas virtuais que estão iniciando suas operações online ou que querem alavancar suas vendas.

Durante o período de Julho/2020 até Dezembro/2021, assinamos mais de 715 lojas, incluindo lojas virtuais que participaram do quadro “Mandando Bem” do Luciano Huck.”

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Obrigado Loja Integrada em permitir que nós parceiros possamos contribuir com conhecimento aos lojistas. :+1:

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Muito bom o texto :rocket: parabens @e-tatica

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Ótima análise, @e-tatica ! Realmente esse momento de início gera muitas dúvidas e é excelente essa iniciativa de contribuir tanto com conteúdo teórico quanto com o acompanhamento prático. Parabéns! :smiley: :clap:

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