Envio facil do pagseguro pode ser mais caro. cuidado!

Olha só pessoal,
eu sempre desconfiei que os valores de frete indicados pelo ENVIO FACIL do PAGSEGURO não eram realistas. Hoje resolvi tirar a prova. Eis dois casos recentes de vendas efetivadas por esse meio, e o que descobri na comparação, entrando com os mesmos dados de peso dos produtos que estão configurados na minha loja. Estou baseada em Curitiba/PR.

Caso 1 - cliente de Viamão-RS
O PS diz que o frete estimado para esse cliente seria de 28,10 e que pelo Envio Facil sairia 18,11, com economia de 36%. Na minha loja o frete foi calculado automaticamente pelo peso e cobrado 14,10 do cliente. Quando recebi a fatura dos Correios, este me cobraram 15,11 por esse frete via PAC. Essa pequena diferença é esperada, é normal. Porém pelo Envio Facil sairia mais caro, certo?

Mas o caso 2 achei espantoso. Tem algo errado aí.
Caso 2 - cliente de Teresina/PI
O PS diz que o frete estimado para esse cliente seria de 85,40!! e que pelo Envio Facil sairia 75,58, com economia de 17%. Na minha loja o frete foi calculado automaticamente pelo peso e cobrado 31,32 do cliente. Quando recebi a fatura dos Correios, este me cobraram exatos 31,32 via PAC!
Essa diferença é de valores com o Envio Facil é espantosa não acham? O que acontece??

Se alguém puder dar alguma resposta consistente sobre isso, agradeço.
Se não, fiquem espertos. Vi que todo mundo está pedindo a liberação do Envio Facil para o Pagseguro Transparente. Mas tem que levar na ponta do lápis, senão sai mais caro o molho do que o prato!

O Envio Fácil do PagSeguro usa o serviço de e-Sedex e não o serviço de PAC.

E-sedex ou PAC, o valor aumenta muito para o cliente… Não é competitivo quando o valor do frete é um fator de decisão para o cliente e a loja compete com grandes lojas que tem mais poder de negociação para tarifas de envio nos meios logisticos.
Tem que pensar bem.

A questão é: o Envio Fácil é mais caro que o PAC porque é e-Sedex.
Para competir com grandes varejistas você precisa ter uma quantidade pedidos muito grande e assim conseguir meios de envios mais baratos que os Correios.