🎯 Desafio Black Friday

Temos um desafio pra você!

Em breve postaremos aqui. :wink:

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Oi, bom dia!
Tudo certo para a Black Friday?

Estamos cada vez mais próximos desta data tão importante pro varejo, por isso, quero te convidar para um desafio que começa segunda feira e vai mudar sua forma de encarar a Black Friday. Topa?
Serão mini desafios diários que, seguindo tudo certinho, aumentarão muito as chances de você vender mais!

Fique de olho aqui no tópico :wink:

E como aquecimento, baixe agora mesmo nossa cartilha com um checklist preparatório especial de Black Friday: baixe aqui.

Até mais!

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:mega: BOAS VINDAS AO DESAFIO BLACK FRIDAY

Olá, lojistas. Tudo bem?

Falta pouco mais de um mês para a Black Friday, e a partir de hoje eu quero te fazer um desafio: que tal se tornar um dos tops de vendas da Black Friday?

A partir de hoje, eu vou compartilhar diversas dicas de ações certeiras que você pode executar para ter seu próprio reinado no e-commerce brasileiro.

E aí, topa?

Não deixe de acompanhar os e-mails que vamos te enviar e os posts aqui na comunidade, nosso compromisso é te ajudar a vender!

Um abraço e nos falamos nos próximos dias!

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:pushpin: COLOQUE SUA LOJA EM ORDEM!

Oi, tudo bem?

O que sua loja precisa para vender?

:white_check_mark: Estar com produtos cadastrados;
:white_check_mark: Estar com o frete configurado;
:white_check_mark: Ter um meio de pagamento.

Então, sua missão de hoje é garantir que sua loja está com tudo 100% configurado para receber seus clientes!

:bulb:DICA: aqui na comunidade, temos diversos checklists que vão te ajudar a dar essa conferida na loja:

Um abraço e até o próximo desafio!

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:e-mail: MAXIMIXE SEUS CONTATOS!

Oi, tudo bem?

Como está indo o desafio?

Hoje, quero te fazer uma pergunta: você usa e-mails marketing em sua estratégia?

Tem gente que diz que o e-mail morreu, mas essa ferramenta continua sendo extremamente relevante para o e-commerce! Então, vamos lá:

:white_check_mark: No seu painel, vá em Marketing > Newsletter;

:white_check_mark: Na seção Captação de e-mails, confira se ao menos uma das opções está marcada;

:white_check_mark: Se não estiver, habilite e salve.

Pronto, assim garantimos que sua loja está capturando os e-mais dos visitantes da loja. Esses contatos serão importantes para nosso desafio nos próximos dias.

Bom, hoje o desafio foi leve, mas se prepare que logo tem mais!

Um abraço!

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Seria legal, e é surreal não ter essa opção nativamente, conseguirmos customizar o popout de captação pra focar em campanhas direcionadas.

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Obrigada por compartilhar conosco seu feedback, @Lucasec! É importante para nós.

:bar_chart: :package: FAÇA O LEVANTAMENTO DO SEU ESTOQUE

Oi, boa tarde! Como vai?

No desafio de hoje, você dará um passo importante para selecionar os produtos que farão parte de suas promoções da Black Friday.

Para definir esses produtos, você deve pensar de forma estratégica:

:negative_squared_cross_mark: Você não precisa colocar o site todo em promoção;

:negative_squared_cross_mark: Você não precisa oferecer todo tipo de desconto (frete grátis, cupom, por quantidade…);

:white_check_mark: Foque nos produtos que estão parados em estoque e com maior margem de lucro.

Para começar, coloque todos os seus produtos nesta planilha. Isso será fundamental para você entender quais deverão entrar em suas promoções!

Acho que você já tem muitas tarefas por hoje!

Até mais!

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:mag_right: ESCOLHA OS PRODUTOS PARA A SUA PROMOÇÃO

Olá!

Agora que você já tem uma relação completa de todos os seus produtos, precisamos classificá-los na Curva ABC. Assista ao vídeo abaixo, para entender o que é:​

Para ajudar na definição das suas ofertas, leve em consideração os seguintes pontos:

:white_check_mark: Qual produto você tem mais unidades em estoque?
:white_check_mark: Desde quando esses produtos estão em seu estoque?
:white_check_mark: Se o produto tem variações, qual variação vende menos?
:white_check_mark: Quais os custos que eu tenho ao vender esse produto?

Sobre os custos, lembre-se de considerar todos as despesas que você tem com um produto:

:moneybag: O custo de cada peça;
:moneybag: As taxas do intermediador de pagamento;
:moneybag: Os custos com o envio (embalagem, impressões de notas e recibos, etc);
:moneybag: Entre outros.

:bulb:DICA: foque-se naqueles produtos que você tem encalhados em estoque e também naqueles com maior margem de lucro. Assim, seus clientes ficam felizes com bons descontos e você recupera seu investimento, podendo comprar novos produtos para sua loja!

E por hoje é só! Agora, é um olho na planilha e outro em nosso desafio!

Um abraço!

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:face_with_monocle: VOCÊ SABE O QUE É SEO?

Olá​, como vai?

Estamos cada vez mais próximos da Black Friday e nosso desafio está a todo vapor! Por isso, cá estou eu com mais uma missão pra você. Vamos lá?

Você já ouviu falar em SEO?

O SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) é um conjunto de estratégias usadas com o objetivo de melhorar o rankeamento (ou posicionamento) de uma página nos resultados de busca orgânica – ou seja, aqueles que não são oriundos de anúncios comprados por meio de links patrocinados.

São os resultados exibidos de forma não paga, pois o buscador simplesmente entende que aquele site corresponde à pesquisa feita pelo internauta.

Isso é algo importante para você saber durante o ano todo, e por esse motivo, agora na Black Friday, vamos nos focar em apenas alguns pontos de melhoria em sua loja.

:bulb:DICA: antes de começar, é importante que você aprenda o que é e como fazer as configurações de SEO em sua loja. Assista agorinha mesmo o nosso curso SEO para iniciantes, da Escola #BoraVender.

Em breve eu volto com mais um desafio para você colocar em prática tudo o que aprendeu :smile:

Um abraço e até a próxima!

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:face_with_monocle: COMO CONFIGURAR O SEO DOS SEUS PRODUTOS?

Oi​!

O que achou do nosso curso sobre SEO? Falar dessas configurações pode até parecer um pouco complicado, mas na prática você vai perceber que é mais simples do que imagina, e é justamente esse o desafio de hoje. Vamos lá?

Separe de 5 a 10 produtos que você tem em sua loja (podem ser aqueles que mais vendem, ou então aqueles que você gostaria de dar uma atenção maior).

Separou? Então mãos à obra e vamos começar a fazer a configuração do SEO de cada um deles.

:bulb:DICA: ainda tem dúvidas nessas configurações? Não tem problema! Separei alguns links para te guiar em todo o processo:

Com um SEO bem estruturado, os mecanismos de busca entenderão a relevância da sua loja e passarão a exibi-la sempre que um produto que você vende for buscado. Por isso, capriche em cada uma das etapas, tá bem?

Um abraço!

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:sunglasses: SUA LOJA TEM A SUA CARA?

Oi, como está?

A “cara” da sua marca é um dos fatores mais importantes do seu negócio. Por isso, é importante que você tenha logo e banners que conversem entre si.

Por exemplo: se o logo da sua marca é cinza e roxo, crie um banner onde a frase principal seja cinza ou roxo. Ele não precisa ser, necessariamente, das mesmas cores que o seu logo, mas é importante que tenha o mesmo traço de personalidade que outros banners e que o seu logo.

:thinking: VOCÊ SABIA?: existe uma ferramenta gratuita chamada Canva onde você pode criar logos e banners gratuitos, ou pagando para usar alguns elementos. Nela você encontrará diversos modelos de banners prontos, onde você poderá colocar as suas imagens e mudar as frases. Rápido e fácil! :heart_eyes:

:bulb:DICA: nunca criou um banner? No vídeo abaixo te damos 4 dicas de como criar um banner que vende: https://www.youtube.com/watch?v=yA7zsrxFmD4

Então, vamos para o desafio de hoje:

:white_check_mark: Crie um logo profissional para seu negócio. Se você já tiver um logo, pense em como melhorá-lo!

:white_check_mark: Crie 3 banners no Canva, seguindo as boas práticas citadas acima: um para divulgar uma categoria específica, outro para divulgar o produto mais vendido e outro para divulgar as promoções da Black Friday. Neste link aqui você aprenderá como subir esses banners dentro do seu painel!

Olha só, mais um dia cheio de desafios!

Logo eu volto com mais uma tarefa pra você!

Um abraço!

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:spiral_calendar: CRIE UM CRONOGRAMA DE POSTS!

Olá, tudo certo?

Hoje, em nosso desafio, sua missão é a seguinte: criar um cronograma de posts para suas redes sociais.

O Instagram é hoje a rede social mais relevante para o e-commerce, então foque-se nela!

:thinking: VOCÊ SABIA?: de acordo com uma pesquisa realizada pela Tailwind, perfis que postam ao menos 1 conteúdo por dia tem engajamento infinitamente superior àqueles que postam só 1 vez por semana.

Agora, vamos ao seu cronograma:

:white_check_mark: Coloque uma meta de quantos vídeos e fotos você vai postar em sua conta;

:white_check_mark: Lembre-se também dos Stories;

:white_check_mark: Selecione conteúdo relevante ao seu público para postar;

:negative_squared_cross_mark: Não caia na armadilha de publicar somente fotos de produtos. Diversifique seu conteúdo!

:white_check_mark: Ao postar um produto, lembre-se de marcá-lo com a funcionalidade do Instagram Shopping - vamos te ensinar a habilitá-lo nos próximos dias!

Agora, é mão na massa!

:bulb:DICA: tá sem muitas ideias? Leia os artigos a seguir!

:bulb:DICA EXTRA: sabia que o Facebook tem um Estúdio de Criação, que te permite publicar no feed do seu Instagram pelo computador? A gente te ensina como fazer isso neste tutorial.

Um abraço e até mais!

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:up: INSTALE O PIXEL DO FACEBOOK

Olha eu aqui de novo​!

Hoje vamos começar a falar sobre investir um pouco mais em suas campanhas.

Vamos falar bastante como você vai atingir seus clientes com investimento quase zero, mas é bom você ter uma ideia de como começar a investir em campanhas pagas.

Por conta da facilidade e do retorno, vamos nos focar no Facebook e no Instagram.

Hoje, o seu desafio é ativar o pixel do Facebook em sua loja. Antes de eu te dar mais detalhes, preciso te fazer uma pergunta:

Você sabe o que é o pixel do Facebook?

O pixel é uma ferramenta, que rastreia os visitantes da sua loja que tem uma conta no Facebook.

Ele é útil pois permite que você crie campanhas muito melhor segmentadas, o que te fará economizar dinheiro! :moneybag:

No vídeo a seguir, te ensinamos como criar e vincular o pixel à sua Loja Integrada: https://www.youtube.com/watch?v=_OJTz0uh-N8

Por hoje é só, mas logo vamos começar a criar sua primeira campanha!

Um abraço!

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:shopping: HABILITE A LOJA DO FACEBOOK E O INSTAGRAM SHOPPING!

Olá!

Mais um dia do nosso desafio, e como eu te prometi, vamos habilitar a Loja do Facebook e o Instagram Shopping!

Essa é uma configuração 2 em 1: primeiro você habilita a guia Loja em sua fanpage, envia seu catálogo de produtos pra ela e depois habilita o Instagram Shopping.

Não sabe como fazer isso? :scream:

Não se preocupe, a gente te ensina!

Acesse o tutorial Configurando o Shopping no Instagram e confira como habilitar as duas funcionalidades passo a passo!

Até o próximo desafio!

Um abraço!

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:mag_right: ESCOLHA SUA FERRAMENTA DE DISPARO DE CAMPANHAS

Oi! Tudo certo?

No desafio de hoje, você deve definir qual ferramenta usará para criar suas campanhas de e-mail marketing.

Na Loja Integrada, temos integração com a Enviou e com a Benchmark. Ambas são ferramentas pagas, que cobram de acordo com o número de contatos/disparos que você fará em sua campanha.

:bulb:DICA: não sabe muito bem como usar essas ferramentas? Sem problemas, temos diversos materiais que vão te ajudar:

É importante explicar que não existe uma ferramenta melhor que a outra, e sim aquela que você vai se adequar melhor e também a que vai trazer um melhor retorno para você.

Por isso, como ainda há tempo, te recomendo acessar os sites dos serviços, visualizar as demonstrações e informações que eles apresentam, e depois escolher uma opção.

E caso você decida por não investir em uma ferramenta paga neste momento, existem alternativas gratuitas (com algumas limitações), como o MailChimp.

:thinking: VOCÊ SABIA?: quando você usa uma ferramenta de disparo que não está integrada, alguns processos ficam mais “manuais”. Por exemplo, você precisará baixar a lista de contatos de sua loja para importá-la para a ferramenta. No artigo Configurando o newsletter mostramos onde você pode baixar sua lista de contatos!

Hoje fico por aqui!

Até mais!

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:free: CADASTRE E OFEREÇA FRETE GRÁTIS PARA OS SEUS PRODUTOS!

Oi​!

Tudo bem? Conseguindo por em prática os desafios que estamos lançando até agora? Espero que sim :slight_smile:

Nos próximos dias, vou te dar algumas sugestões de promoções para sua loja.

Assim como falamos sobre os produtos, você não precisa criar todo tipo de promoção para sua loja, somente aquelas que fizerem sentido, ok?

Nesta mensagem, vou te falar um pouquinho sobre frete grátis!

Você sabia que o frete é responsável por 82,3% dos abandonos de carrinhos? A informação da pesquisa E-commerce Trends, comprova a importância da entrega no fechamento do pedido. Principalmente, do preço.

Por isso, já pensou em oferecer frete grátis para os seus produtos? Com uma estratégia bem elaborada, você conseguirá atrair mais visitas para sua loja, fechar mais pedidos e principalmente, não sair no prejuízo!

:bulb:DICA: veja os links que separei pra você ter sucesso com suas promoções de frete grátis:

Logo eu tô de volta com outro desafio, combinado?

Até mais!

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:label: CRIE CUPONS DE DESCONTOS

Olá!

O desafio de hoje traz mais uma das ações promocionais que você pode fazer para atrair clientes e potenciais compradores, além de contribuir para melhorar a conversão das suas vendas! Já sabe do que eu to falando?

Isso mesmo, cupons de desconto :heart_eyes:. Bora colocar a mão na massa e criar esses cupons?

:white_check_mark: No painel da sua loja, acesse Marketing > Cupons de desconto

:white_check_mark: Clique em Criar cupom e preencha as informações solicitadas

Prontinho! Seus cupons já estão prontos para serem divulgados e utilizados pelos seus clientes!

:bulb:DICA: ainda não sabe muito bem por onde começar e como oferecer os cupons? Confira os links que separei abaixo:

É isso! Logo mais estarei de volta com um novo desafio para você arrasar nessa Black Friday!

Um abraço!

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:speech_balloon: BORA CHAMAR NO ZAP?

Oi, como vai?

Nos dias de hoje, o WhatsApp acaba sendo o canal de comunicação mais rápido e fácil de se usar, né?

E para a área de vendas não é diferente. Muitas pessoas usam o WhatsApp como um canal oficial de negócio.

Se você usa, ou pensa em usar, este meio de comunicação com seu cliente, o ideal é que você tenha um Whatsapp Business.

Ele funciona da mesma forma que seu WhatsApp pessoa, a principal diferença é que você pode colocar o horário de atendimento por este canal e configurar uma mensagem automática para quando você não estiver em horário de atendimento.

Uma funcionalidade muito eficaz para vendas que o WhatsApp Business disponibiliza é poder criar uma lista de transmissão. Desta forma, você pode divulgar novidades ou mandar uma mensagem geral para toda a sua lista, de forma rápida e fácil.

Neste tipo de mensagem, é essencial que você coloque a URL do seu negócio, do produto em questão ou da categoria que você for divulgar.

:rotating_light: Atenção: não é recomendado fazer esse tipo de mensagem todos os dias, senão você poderá ser marcado como spam! :open_mouth:

E no desafio de hoje, vamos focar em criar esse canal de vendas:

:white_check_mark: Baixe em seu celular o aplicativo do Whatsapp Business (tem para Android e para iOS!) e faça a configuração do seu negócio;

:white_check_mark: Coloque o botão do WhatsApp em sua loja virtual.

:white_check_mark: Peça para seus contatos salvarem o seu número, dizendo que receberão novidades exclusivas, para você criar uma lista de transmissão

:bulb:DICAS:

  • Você também pode baixar o programa de WhatsApp no computador e responder as mensagens mais facilmente. Neste link aqui, o Tecno Blog explica o funcionamento certinho;
  • Não sabe como colocar o botão do WhatsApp na loja? Explicamos neste artigo aqui como fazer isso passo a passo!

E essas foram as tarefas de hoje, rumo às vendas na Black Friday!

Até a próxima!

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:crown: DIVULGUE AS PROMOÇÕES QUE VOCÊ CRIOU

Oi, como vai?

Espero que esteja com a mão na massa, colocando em prática nossos desafios! A gente segue aqui na torcida, viu?

Até aqui, falamos bastante sobre escolher bem seus produtos, criar promoções de frete, cupons, e o desafio hoje é divulgar suas promoções para os seus clientes e potenciais compradores. A gente quer mesmo é muita visita e muita venda, né?

Então separe alguns minutinhos, pegue um café e assista o vídeo abaixo onde a gente compartilha 5 formas de divulgar suas promoções! Facinho esse desafio, vai :smile:

Agora é só avaliar quais formas de divulgação se encaixam em sua estratégia de negócio e partir pro abraço!

PS: mais pra frente, vou te desafiar a criar campanhas de e-mail marketing. Vai se preparando! :wink:

Até a próxima!

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