Como continuar vendendo em tempos difíceis?

As dicas de hoje são de um lojista que está com a Loja Integrada há 6 anos, e vem crescendo conosco a cada ano. Começou com a sua loja como fonte de renda secundária, e hoje, é a sua principal. Por isso, trouxemos o Francis, da Andando no Estilo, loja especializada em jeans feminino, para compartilhar com vocês algumas dicas para continuar vendendo durante a pandemia.

:jeans: Escolher um nicho de mercado, por que não?

A Andando no Estilo é uma loja de jeans para o público feminino, que atende todo esse público. Aí você me pergunta: e onde é que entra o nicho de mercado?

Eles vendem jeans para todo o público feminino (isso você já leu), incluindo uma grande parcela pouco atendida no mercado de jeans, que é o tamanho plus size, e esse é o grande diferencial deles.

Você pode atuar em um segmento competitivo, afinal, hoje em dia é difícil encontrar um que não seja, mas descobrir em seu público algo que uma parte deles anseiam e poucos vendem.

Quem sabe, esse não seja o seu caso e você descubra uma oportunidade para expandir os seus negócios?

:date: Planejamento

O Francis é uma pessoa focada na gestão do negócio. Analisa as vendas, acompanha quais são os produtos mais vendidos, a performance do site, atendimento, a performance das campanhas e todos os demais assuntos de sua loja. Por isso, logo no início da pandemia, ele decidiu dar uma recuada em suas campanhas de marketing, esperou o mercado voltar a consumir para voltar a investir.

Pode ser que seja necessário dar uma pausa e revisar o orçamento anual, não há problemas nisso. O importante é ter consciência da saúde financeira do seu negócio para tomar a melhor decisão em seus investimentos para que continue vendendo.

:speech_balloon: Investimento nas redes sociais

Apesar de ter diminuído o investimento em anúncios no Facebook Ads e Google Ads, ele investiu na divulgação em suas redes sociais, através de stories e posts no feed.

Essa é uma ótima estratégia orgânica (não paga) para divulgar sua loja e seus produtos, pois as pessoas consomem informações através das redes sociais, que é um canal que gera proximidade entre as pessoas, e também entre as marcas e seu público.

Por isso, aproveite os stories e o feed para trazer o cliente para o seu mundo, mostre o dia a dia da sua loja, a operação dela, seus funcionários, isso trará uma aproximação do cliente com a sua marca. Publique pessoas reais usando o seu produto, isso vai despertar o desejo em seus clientes e fazer com que eles se identifiquem com o seu produto e sua marca.

Planeje onde quer chegar e como vai fazer para alcançar isso. Esse é o primeiro passo para qualquer início de ação em sua loja.

:handshake: Negociação com fornecedores

Já falamos sobre ter um bom relacionamento com os seus fornecedores em nossa primeira dica de lojista, mas veja como esse é um ponto super importante em um negócio, principalmente, em um momento de crise como esse.

Além de um maior poder de negociação, você consegue combinar prazos de entregas mais curtos, que diminui a necessidade de ter um estoque maior, o que reduz riscos e perdas, melhores condições de pagamentos (desconto, quem sabe?), garantir reposição rápida de estoque quando necessário.

Ter uma relação transparente, com sinceridade e objetividade é o melhor caminho para uma parceria forte e saudável.

Espero que tenham gostado do conteúdo, porque na semana que vem, traremos um novo lojista!

Um abraço.