✅ Checklist - Como fazer a migração da sua loja

Olá! Está com dúvidas de como fazer a migração da sua loja?

Preparei um checklist com os pontos principais de atenção que você não pode esquecer para ser um sucesso a migração da sua loja. Vamos lá?

:black_square_button: Planejamento
Planeje cada passo com prazos para que você consiga chegar ao objetivo de forma mais efetiva. Alguns pontos importantes: Escolha e assinatura do plano, cadastramento de produtos, construção do layout, alteração de domínio e lançamento.

:black_square_button: Migração de produtos e categorias
Antes de fazer uma simples migração em massa, não esqueça que esse é o melhor momento para rever seus produtos, categorias e descrições.

Você pode migrar os seus produtos em massa usando as seguintes opções:

  • Planilha

https://www.youtube.com/watch?v=YLqMVFXbjEc
Cadastrando um produto com variações - YouTube

Como cadastrar produtos.

  • Usando o ERP

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Ou seja, um software que automatiza muitos dos processos e das integrações de seu e-commerce. Esta ferramenta é muito importante em vários aspectos da operação de uma loja virtual e, com certeza, irá ajudar muito na migração de sua loja.

O seu ERP é um ótimo aliado para realizar a migração. Você pode importar e exportar seus produtos, categorias e imagens facilitando e agilizando muito a migração.

Migração de Produtos e Categorias usando o Tiny

Migração de Produtos e Categorias usando o Bling

:star: Dicas:

Serviços de Parceiros:
Precisa de ajuda na migração? Você pode contar com um dos nossos parceiros certificados: fale com parceiros.

:black_square_button: Layout
A Loja Integrada oferece uma loja de temas com vários layouts pensados exclusivamente para ajudar a sua loja a vender mais. Com certeza você vai encontrar um tema que se assemelha a sua loja atual. Além disso, você pode fazer customizações via CSS e Javascript, se precisar de alguma ajuda neste processo você pode contratar um dos nossos parceiros aqui.

Vale ressaltar que, por uma questão de tecnologia, não é possível fazer a migração do layout de sua loja de forma automatizada.

:star: Dicas:

:black_square_button: Meios de pagamento
Ao aderir um dos planos PRO da Loja Integrada você pode instalar diversos meios de pagamento, assim é possível conseguir taxas melhores com os mesmos, além de proporcionar ao seu cliente mais opções na hora de fazer o pagamento em sua loja, aumentando assim as suas chances de converter a venda.

:black_square_button: Formas de envio
Seja Correios, transportadoras ou motoboy, a Loja Integrada possibilita integração com diversos serviços de envio. Veja abaixo como fazer para integrar as ferramentas de frete à sua loja:

:black_square_button: Páginas extras
Páginas extras ou institucionais são as páginas do seu site que não estão diretamente ligadas aos seus produtos ou às vendas em si, mas nem por isso elas são menos importantes para o seu sucesso.

São páginas como Quem Somos, Contato, Política de Frete, Política de Trocas e Devoluções, Políticas de Privacidade, FAQ, etc. Elas são cruciais, pois possuem informações importantes para o seu cliente e, mesmo não estando relacionadas aos seus produtos, ajudam a aumentar suas vendas ao fornecerem segurança, transparência e confiança para o seu consumidor.

:black_square_button: Testes
Antes de direcionar o domínio para sua nova loja e começar a fazer a divulgação, você deve ter certeza de que tudo está funcionando corretamente.

Faça uma compra teste, verifique a integração com o ERP e outras ferramentas, geração de etiqueta de envios, emissão de nota fiscal, envio de e-mails e todos os detalhes que envolvem cada umas das operações do seu e-commerce.

Verifique também se a comunicação de sua loja está correta, faça uma compra teste e veja se você receberá os e-mails de confirmação de pedido, de pagamento, etc.

Não se esqueça de passar um pente fino nas páginas do seu e-commerce, confira o português e se as informações estão claras e objetivas, principalmente as páginas que falam sobre política de trocas, devoluções, fretes, privacidade e pedidos.

:black_square_button: Apontamento de domínio e redirecionamento
Você já fez todos os testes e está tudo funcionando perfeitamente? Então chegou a hora do Go Live!

Agora você deve vincular o seu domínio à sua Loja Integrada. Para te ajudar, preparamos um artigo com tudo que você precisa saber para realizar esta etapa com sucesso!

Redirect 301

O Redirect 301 é um código que deve ser usado para redirecionar os usuários que digitaram um determinado endereço online para outro endereço que você determinar. Ou seja, as pessoas que digitarem o endereço de sua loja antiga serão redirecionadas para a sua nova Loja Integrada. Dessa forma a migração não irá impactar o seu posicionamento nas ferramentas de busca.

Para aprender como fazer este redirect veja o artigo que preparamos sobre o tema:

Chegamos ao fim do nosso checklist de migração, com estas informações você tem tudo que precisa para fazer a migração de sua loja virtual com segurança e tranquilidade!

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre os processos de migração entre em contato com um de nossos especialistas através do e-mail migracao@lojaintegrada.com.br.